Jump to content

IMPOSTO DE RENDA 2021, como incluir novas cotas?


Recommended Posts

Pessoa, boa tarde, já assisti às aulas e procurei aqui em outro tópicos, mas não esclareci minha dúvida sobre a declaração do imposto de renda... A questão é:
No ano passado declarei, por exemplo 16 ações de BIDI4, pq comprei em 2019, até ai ok. Calculei o preço médio das ações, lancei direitinho, beleza.
No ano de 2020 comprei mais 83 ações, claro que por valores diferentes do ano de 2019. Só que agora tenho que informar que comprei mais essas 83 e somar o valor total ao valor já declarado anteriormente, certo?
Como fazer esse preço médio dos dois anos e depois fazer o cálculo do total?
Seria: 16 ações em 2019 ao preço médio de R$ 39,30, total R$ 628,80;
83 ações em 2020 ao preço médio de R$ 11,33, total R$ 940,39; Simplesmente lanço lá essa segunda frase relatando as 83 ações e somo 628,80 mais 940,39 ?
Deixo no campo da "Discriminação" esse quantitativo ano a ano assim?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 13
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Flavio Prado aahh sim, maravilha!! Eu tb tinha pensado nessa opção, mas achei que seria mega trabalhoso isso... hehehe... imagina ao longo de 10 anos?!
Mas como preciso colocar no textinho:
Aquisição de 83 ações em 2020 pelo preço médio de R$ 11,33.
Preço médio total das 99 ações sob minha custódia: R$ 15,85.
será que tudo isso?

Link para compartilhar
Share on other sites

Flavio Prado
"BIDI4F - BANCO INTER S.A. - 16 COTAS NO PRECO MEDIO DE R$ 39,30(TRINTA E NOVE REAIS E TRINTA CENTAVOS)" só colocar agora então: BIDI4F - BANCO INTER S.A. - 99 COTAS NO PRECO MEDIO DE R$ 15,85 E vida que segue né...? Não precisa tb de tanta explicação de "aquisição, blablabla" Só o total assim e tá bom né? Eu achei que precisaria colocar o tanto ano a ano... ai é muita cornice!
Link para compartilhar
Share on other sites

LARISSA XAVIER na aula o Raul coloca o total no final da descrição: BIDI4F - BANCO INTER S.A. - 99 COTAS NO PRECO MEDIO DE R$ 15,85 = R$ 1.569,15 E este valor total é o que vai em 31/12/2020 Se tivesse que colocar todas as compras ao longo do ano, ficaria imenso rsrsrs Na verdade o texto deve ser simples e claro, independente de como é escrito. O importante é colocar pelo menos a ação, a quantidade e o preço médio. A Receita vai ler este texto se houver alguma divergência nos valores de 31/12/2019 e 31/12/2020 rsrsrs
Link para compartilhar
Share on other sites

Flavio Prado é, vou colocar o valor tb escrito... apesar que tem o campo certinho para colocar o valor tb.
Que garoto propaganda exemplar da IsaEx!!! hehe...
Acabei que vendi tudo pra jogar no bicho outro dia e não deu tempo de transferir!! hahaha...
Já fiz o dever de casa sim, tá tranquilo, hehe!
Brigadão!!
Link para compartilhar
Share on other sites

LARISSA XAVIER... o flavio é o mestre da renda ponderada já deu aula...
Só complementando, na descrição eu sou bem detalhista, eu faço da seguinte forma:
EX: xx AÇÕES DE ITAUSA INVESTIMENTOS ITAU S.A.// CODIGO DE NEGOCIACAO ITSA4 // CUSTO TOTAL R$ xxx,xx // PREÇO MÉDIO R$ xx,xx POR AÇÃO // CUSTÓDIA NA CORRETORA xxxxxxxxx sob o CNPJ xx.xxx.xxx/xxxx-xx.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...
LARISSA XAVIER Uma dica pra não precisar ficar fazendo preço médio, ao longo dos anos vai ficar super trabalhoso, é usar o Gorila. Você adiciona lá todas as compras de ações que você fizer e ele te da automático qual o seu preço médio, usei ele para fazer a minha declaração desse ano.
Link para compartilhar
Share on other sites

Marco Antônio Tegner o Gorila não buscou direito meus dados do CEI, e agora já fiz várias "mudanças" na minha carteira, hehe, que não valia mais a pena ficar cadastrando manualmente no app.

As próximas, se não puxar/sincronizar direitinho, ai sim vou adicionar no app pra ficar mais fácil pro ano que vem! Valeu!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...