Jump to content

Declaração do Imposto de Renda


Recommended Posts

Pessoal, vendo as aulas de declaração do imposto de renda, eu fique com algumas dúvidas,. 1) Declaramos somente as ações em custódia no último dia do ano anterior. Quer dizer que qualquer movimentação de swing trade que não tenha gerado uma movimentação maior que 20.000 reais no mês eu não preciso declarar? Ou seja, exemplo: comprei 5.000 em junho, vendo 12.000 em setembro da mesma ação, eu não preciso informar qual a empresa me deu esse lucro? 2) O campo de declaração do lucro do ano anterior, no momento da aula o Raul Sena disse que algumas pessoas não informam esse lucro se ele for inferior a R$20.000, é isso mesmo ou entendi errado? Estava em mente que só pagaríamos imposto se no mês de venda movimentássemos mais de 20.000 reais, porém a declaração de todo o lucro era obrigatória. Muito obrigado!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Bom dia Marcelo Lucinda Durço,
As vendas até R$ 20 mil, são isentas de imposto, mas você precisa declarar o valor da venda no menu RENDIMENTOS ISENTOS E NÃO TRIBUTÁVEIS, com o código 20 -''Ganhos líquidos em operações no mercado à vista de ações negociadas em bolsas de valores nas alienações realizadas até R$ 20.000,00, em cada mês, para o conjunto de ações'' Faça o somatório de todas as vendas até 20mil e informe o valor total.
Link para compartilhar
Share on other sites

Marcelo Lucinda Durço, complementando a mensagem do Fernando Luz, são dois tipos de lançamentos que podem ocorrer no mesmo ano. Situação 1) Para os meses onde vc vendeu MAIS de 20k e teve lucro: este lucro vc informará na aba Renda Variável no mês onde ocorreu a venda, e vai informar o valor pago de imposto (considerando que vc pagou a DARF até o último dia útil do mês seguinte a venda). Situação 2) Para os meses onde vc vendeu MENOS de 20k e teve lucro: vc irá somar todos os lucros e fazer um único lançamento em Rendimentos Isentos e Não Tributáveis usando o código 20 (como o Fernando colocou na resposta dele). Lembrando que se houve prejuízo em algum mês, vc deve lançar na aba Renda Variável no respectivo mês e colocando o sinal negativo antes do valor. E prejuízo o prejuízo é calculado sobre todas as ações vendidas dentro do mesmo mês. E este prejuízo vc poderá abater de lucro e ele não perde a validade, ou seja, vai passando de um ano para o outro até que vc tenha um lucro para abatê-lo.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...