Jump to content

  • 0

Mudança de aporte em fiis


Pergunta

Só para reforçar: quando os juros (as taxas de juros) caem a renda variável sobe. 

Como estamos no começo do (possível) corte de juros e já estamos começando a ver a subida do IFIX e do IBOVESP. Com isso temos diversos efeitos para os fiis e para as empresas, mas o que eu quero comentar é a elevação do preço das cotas dos fiis.

Como um fiis é obrigado a distribuir 95% do seu lucro caixa, a sua principal forma de crescer é fazendo novas emissões de cotas. Só que pensa aqui comigo: se o fii vai emitir novas cotas digamos ao seu valor patrimonial mais uma taxa, é quase que necessário que o valor que sua cota esteja sendo negociada no mercado secundário seja maior que o valor da sua emissão. 

Por exemplo: um fii tem seu Valor Patrimonial (VP) em R$100 e faz uma emissão no valor de R$102 (VP+Taxa 2%). Agora imaginemos 2 cenários para este fii
Cenário 1: sua cota esta sendo negociada por R$90 no secundário.
Cenário 2: sua cota esta sendo negociada por R$110 no secundário.
Em qual cenário você entraria na nova emissão?

Ainda vale ressaltar, que na emissão as novas cotas distribuem menos ou não distribuem até que sejam transformadas em cotas.

O cenário 2 parece mais provável que você entre e que o fundo consiga captar o valor total que ele deseja na sua emissão. 
Exatamente assim que os gestores pensam, por isso quando os juros caem e as cotas sobem, é muito normal vermos diversos fundos fazendo novas emissões (basta ver o XPML11 que fez duas emissões em menos de 3 meses). Agora com as quedas nos juros, vamos começar a ver diversos fundos fazendo emissões de novas cotas para aproveitar a janela de oportunidade e crescerem o portfólio.  

Por isso, prepare o seu bolso, pois muito provavelmente algum fundo que está na sua carteira vai começar a fazer emissões e, dependendo do caso, pode ser melhor entrar na emissão que comprar no secundário. 
 

Algum fundo de vocês já fez nova emissão?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

20 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

SIM só neste mês já tive 2 FIIs com novas emissões e no final de julho um outro Fii.

Os caras só estavam esperando passar do VP para começar esta festa de emissões. E ai fica a dúvida, se o seu diagrama do Cerrado diz para não investir em Fii (ou investir um valor menor), entramos mesmo assim na emissão para não sermos diluidos?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Felipe Braz Sant'anna disse:

SIM só neste mês já tive 2 FIIs com novas emissões e no final de julho um outro Fii.

Os caras só estavam esperando passar do VP para começar esta festa de emissões. E ai fica a dúvida, se o seu diagrama do Cerrado diz para não investir em Fii (ou investir um valor menor), entramos mesmo assim na emissão para não sermos diluidos?

Então, @Felipe Braz Sant'anna, tenho pra mim que minha participação em um fii é tão pequena que ser diluído de 0,000002% para 0,000001% não é algo vai me incomodar. Então se o diagrama não recomenda, eu não entro na emissão.
(ou se a diferença o secundário e a oferta for muito grande, ai eu fico mais pensativo)

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Rai Nunes disse:

Eu entraria na emissão se o Diagrama apontasse para investir no FII. Caso contrário, ficaria fora e "reduziria" posição. Lembrando que as novas emissões se convertem em novos negócios, seu retorno tecnicamente estabiliza e aumenta no médio a longo prazo.

É importante seguirmos o método burro e aportarmos conforme a nossa estratégia da carteira, utilizando também do contrafluxo (que o diagrama ajuda indicando pra onde ir) e sem necessariamente aportar onde parece óbvio.

Lembrando também para quem é mais jovem, nas aulas o Raul indica que FII irá atrasar o desenvolvimento da sua carteira, sendo algo para se ter foco quando vc chegar em um momento onde vc tem mais idade e que a renda passiva fará diferença no seu dia a dia.

(Só pela polêmica e pelo exercício de pensar)
Será que atrasa mesmo @Rai Nunes?

Vou colocar um tempero:
Para o "Investidor Jovem", a oscilação ainda (pode) incomodar, Fiis balançam menos no geral; o ganho em ações vem no longo prazo mas com alguns dividendos no caminho, nos fiis, o dividendo é já no mês seguinte (e a valorização ao longo do caminho [em caso de tijolo]).

O Ifix ganha do Ibovespa, o índice de Reits americano bate o S&P 500. 

Sei que o argumento do Raul vai na linha de "uma boa carteira de ações selecionadas, vai melhor que o ibovespa" mas o mesmo se aplicaria a uma boa carteira de fiis e seu respectivo índice. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Carlos Marcos Gasparette de Oliveira disse:

(Só pela polêmica e pelo exercício de pensar)
Será que atrasa mesmo @Rai Nunes?

Vou colocar um tempero:
Para o "Investidor Jovem", a oscilação ainda (pode) incomodar, Fiis balançam menos no geral; o ganho em ações vem no longo prazo mas com alguns dividendos no caminho, nos fiis, o dividendo é já no mês seguinte (e a valorização ao longo do caminho [em caso de tijolo]).

O Ifix ganha do Ibovespa, o índice de Reits americano bate o S&P 500. 

Sei que o argumento do Raul vai na linha de "uma boa carteira de ações selecionadas, vai melhor que o ibovespa" mas o mesmo se aplicaria a uma boa carteira de fiis e seu respectivo índice. 

Ainda temos pouco histórico no FIIs. Vc está deixando de alocar em blueships que um dia vão distribuir dividendos altos e smallcaps que em longo prazo podem ter crescimentos absurdos. O FII não vai fazer isso. Por essa razão considero mais adequado não entrar em FII por agora, pois sou jovem, e no futuro migrar para os FIIs se for o caso. Posso já ter aproveitado esses crescimentos, compraria muito mais cotas que eu teria juntando desde agora.

Essa é a minha crença, mas não tenho como garantir que é a fórmula mágica.

A discussão é sempre válida! Estou aberto a novas ideias.

Editado por Rai Nunes
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bem legal o que você trouxe, eu mesmo nunca tinha parado para pensar sobre essa emissão de novas cotas dos fiis. Até pouco tempo eu tinha 0% de fiis, hoje passei para 10%, não visando os dividendos, mas apenas como uma forma de dar uma segurada na carteira. O que sobe muito, também cai muito kkkk

9 horas atrás, Carlos Marcos Gasparette de Oliveira disse:

(Só pela polêmica e pelo exercício de pensar)
Será que atrasa mesmo @Rai Nunes?

Vou colocar um tempero:
Para o "Investidor Jovem", a oscilação ainda (pode) incomodar, Fiis balançam menos no geral; o ganho em ações vem no longo prazo mas com alguns dividendos no caminho, nos fiis, o dividendo é já no mês seguinte (e a valorização ao longo do caminho [em caso de tijolo]).

O Ifix ganha do Ibovespa, o índice de Reits americano bate o S&P 500. 

Sei que o argumento do Raul vai na linha de "uma boa carteira de ações selecionadas, vai melhor que o ibovespa" mas o mesmo se aplicaria a uma boa carteira de fiis e seu respectivo índice. 

Em um curto período fiis podem ser mais rentáveis mesmo, ainda mais que o ibovespa é formado pelas ações mais negociadas (formado basicamente pelos traders), mas o argumento do Raul vai no sentido de que, caso os fiis cresçam mais do que as empresas, as empresas nem conseguiriam mais pagar esse aluguel. Então, teoricamente, nada supera uma boa carteira de ações no longo prazo.

Editado por Raphael McLovin
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Rai Nunes disse:

Ainda temos pouco histórico no FIIs. Vc está deixando de alocar em blueships que um dia vão distribuir dividendos altos e smallcaps que em longo prazo podem ter crescimentos absurdos. O FII não vai fazer isso. Por essa razão considero mais adequado não entrar em FII por agora, pois sou jovem, e no futuro migrar para os FIIs se for o caso. Posso já ter aproveitado esses crescimentos, compraria muito mais cotas que eu teria juntando desde agora.

Essa é a minha crença, mas não tenho como garantir que é a fórmula mágica.

A discussão é sempre válida! Estou aberto a novas ideias.

Concordo com o pouco histórico. 

Os dividendos das blueships é inferior ou similar aos dos fiis. 
Se as ações sobem, os fiis tb sobem, olha este exemplo do HGLG11
image.png.dd87a305976439c5709ec5010c58feff.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Carlos Marcos Gasparette de Oliveira disse:

Os dividendos das blueships é inferior ou similar aos dos fiis. 

Pois então, mas temos Blueships como a WEG né, que funciona como uma smallcap... Enfim, no fundo nossas empresas em geral são muito pequenas ainda. Então os FIIs deveriam estar no mínimo dando um pau.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Raphael McLovin disse:

Bem legal o que você trouxe, eu mesmo nunca tinha parado para pensar sobre essa emissão de novas cotas dos fiis. Até pouco tempo eu tinha 0% de fiis, hoje passei para 10%, não visando os dividendos, mas apenas como uma forma de dar uma segurada na carteira. O que sobe muito, também cai muito kkkk

Em um curto período fiis podem ser mais rentáveis mesmo, ainda mais que o ibovespa é formado pelas ações mais negociadas (formado basicamente pelos traders), mas o argumento do Raul vai no sentido de que, caso os fiis cresçam mais do que as empresas, as empresas nem conseguiriam mais pagar esse aluguel. Então, teoricamente, nada supera uma boa carteira de ações no longo prazo.

Super concordo que o Ibovespa tem problemas de composição, mas isso tb serve de argumento para qualquer outro índice. 
Não é só em curto, se vc colocar reits vs S&P, reits dão lavada no índice de ações. image.png.b120dd0e4ca601cf8a101093e211974f.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Rai Nunes disse:

Pois então, mas temos Blueships como a WEG né, que funciona como uma smallcap... Enfim, no fundo nossas empresas em geral são muito pequenas ainda. Então os FIIs deveriam estar no mínimo dando um pau.

A WEG (linda, maravilhosa, perfeita rs) acho que é mais médio que blue. 
Mas sim, se vc pescar excelentes empresa, fica difícil de comprar com qualquer índice. 
Vou colocar uma nota para ser honesto: se vc pegar empresas nem tão arriscadas, historicamente o retorno deles é algo surreal  (Sabesp, TAESA...)

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Carlos Marcos Gasparette de Oliveira disse:

A WEG (linda, maravilhosa, perfeita rs) acho que é mais médio que blue. 
Mas sim, se vc pescar excelentes empresa, fica difícil de comprar com qualquer índice. 
Vou colocar uma nota para ser honesto: se vc pegar empresas nem tão arriscadas, historicamente o retorno deles é algo surreal  (Sabesp, TAESA...)

 

Isso aí, concordo.

Bom, baseado nessas coisas eu opto por ficar fora de FIIs agora.

Porém, HCTR11 chegando nos 45$ pode ser que eu entre... Mas daí é uma pimentinha, é papel e não tijolo...

Claro que se eu o fizer, irei me expor muito pouco. Bem como empresas como SEQL3 e PMAM3 🤣

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Com certeza vou para os FIIs daqui 20 a 30 anos se eles se provarem confiáveis nesse tempo.

Claro que não estou esperando que eles sejam confiáveis e sim eu atingir uma idade maior. Se esses anos a frente já fossem hoje, eu estaria priorizando FIIs assim como meu amigo @William Redig, acho que faz bem.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Vou fazer a leitura e comentar abaixo.

O segredo mora aqui:

image.png.4a0af9c5142f1b3ee37d94f8a0fec258.png

 

O cvrso precisa dar a letra do que vai ser uma melhor estratégia para os seguidores a longo prazo. Para isso precisa ter algum embasamento também. Seria absurdo simplesmente ignorar a existência dos FIIs.

Eles podem sim performar melhor, mas eu acho bastante improvável.

Como já falamos aqui antes, o IBOV não tem a melhor das composições. Vale lembrar também que já tem um tempo que nossa Bolsa anda de lado, ela está devendo uma disparada que ao acontecer, até mesmo o índice ruim pode dar um bom UP.

A sua carteira com empresas com bons fundamentos, deve performar melhor mesmo tendo coisas com resultados tão ruins quanto uma AMER3 da vida. Às vezes basta vc acertar 1 empresa pra compensar todas as outras e ainda dar de lavada nos FIIs.

Entretanto, vc pode simplesmente errar ou morrer antes da hora. Por isso digo que hoje minha estratégia é sem FIIs. As probabilidades de eu falecer por agora são baixas. Daqui alguns anos eu vou mudar isso. Talvez não de uma vez e sim gradativamente... Quem sabe daqui 5 anos eu já não tenha escolhido ao menos 1 FII para começar a aportar levemente...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Rai Nunes disse:

Com certeza vou para os FIIs daqui 20 a 30 anos se eles se provarem confiáveis nesse tempo.

Claro que não estou esperando que eles sejam confiáveis e sim eu atingir uma idade maior. Se esses anos a frente já fossem hoje, eu estaria priorizando FIIs assim como meu amigo @William Redig, acho que faz bem.

Tomara que eu esteja ainda por aqui daqui a 20 ou 30 anos para poder comprovar isso... rsss

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Rai Nunes disse:

Vou fazer a leitura e comentar abaixo.

O segredo mora aqui:

image.png.4a0af9c5142f1b3ee37d94f8a0fec258.png

 

O cvrso precisa dar a letra do que vai ser uma melhor estratégia para os seguidores a longo prazo. Para isso precisa ter algum embasamento também. Seria absurdo simplesmente ignorar a existência dos FIIs.

Eles podem sim performar melhor, mas eu acho bastante improvável.

Como já falamos aqui antes, o IBOV não tem a melhor das composições. Vale lembrar também que já tem um tempo que nossa Bolsa anda de lado, ela está devendo uma disparada que ao acontecer, até mesmo o índice ruim pode dar um bom UP.

A sua carteira com empresas com bons fundamentos, deve performar melhor mesmo tendo coisas com resultados tão ruins quanto uma AMER3 da vida. Às vezes basta vc acertar 1 empresa pra compensar todas as outras e ainda dar de lavada nos FIIs.

Entretanto, vc pode simplesmente errar ou morrer antes da hora. Por isso digo que hoje minha estratégia é sem FIIs. As probabilidades de eu falecer por agora são baixas. Daqui alguns anos eu vou mudar isso. Talvez não de uma vez e sim gradativamente... Quem sabe daqui 5 anos eu já não tenha escolhido ao menos 1 FII para começar a aportar levemente...

ótima colocação, só vou dar uma complementada.
As vezes a porrada que tanto esperamos não de forma brusca ou visível, mas ao longo do tempo. Veja o histórico de Taesa e Sabesp, como exemplo.

Ou nenhuma empresa dá um porrada, mas todas crescem bem, vão se valorizando e você se manter no jogo. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
28 minutes ago, Carlos Marcos Gasparette de Oliveira disse:

ótima colocação, só vou dar uma complementada.
As vezes a porrada que tanto esperamos não de forma brusca ou visível, mas ao longo do tempo. Veja o histórico de Taesa e Sabesp, como exemplo.

Ou nenhuma empresa dá um porrada, mas todas crescem bem, vão se valorizando e você se manter no jogo. 

Já ficarei feliz se for dessa forma. 

Eu não conto com a porrada. Invisto sem esperar ela. Mas que pode vir, pode. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 09/08/2023 at 15:38, Raí Nunes disse:

Isso aí, concordo.

Bom, baseado nessas coisas eu opto por ficar fora de FIIs agora.

Porém, HCTR11 chegando nos 45$ pode ser que eu entre... Mas daí é uma pimentinha, é papel e não tijolo...

Claro que se eu o fizer, irei me expor muito pouco. Bem como empresas como SEQL3 e PMAM3 🤣

@Raí Nunes HCTR11 baixou dos R$45,00. Comprou?

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...