Jump to content
  • 0

Previdência privada em empresa e fora. 4 fundos, sem convicção em nenhuma


Bruno Marcel Barros Da Silva

Pergunta

Olá. Trabalho em uma empresa agora por 10 anos. Desde o início sou vinculado ao plano de previdência, mas só agora estou aportando o máximo que é possível com contrapartida da empresa. Sim, ela da 1:1 e mesmo assim, fiquei de fora por um tempo. Para começar as 2 taxas (ou deduções como diz o fundo) no ato do aporte já levavam embora de 8,5% (média), tanto meu quanto da empresa e eu nunca gostei, além disso, no meu primeiro ano houve uma atividade fraudulenta que derrubou 10% do valor da cota de todos os participantes, mas isso me fez correr do fundo, mas nunca me desligar por que é praticamente se desligar sem perder o plano de saúde.

Enfim, como resultado hoje estou no fundo e possuo outras 3 aplicações da mesma natureza por fora, para pegar os 12% de dedução. Mas tenho zero convicção nos fundos que tenho, pois foram indicações do assessor, que tem os interesses acima do meu, lógico.

São eles: 

Capitânia Prev Advisory Icatu FIRF CP - CNPJ 27.239.065/0001-40. 

ARX DENALI XP SEGUROS PREV FI EM COTAS FI RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO - CNPJ32.318.938/0001-40

ICATU VANGUARDA ABSOLUTO FI PREVIDENCIÁRIO RENDA FIXA CRED PRIV - CNPJ 21.494.444/0001-09

Hoje, aos 40, um pouco mais esclarecido e aqui nas AUVP pretendo manter a isenção dos 12% no IR e usufruir isso de alguma maneira.

Na minha opinião os 3 fundos que possuo por fora estão na mesma correlação positiva, ou seja, não preciso de 3, apenas de 1. Todos tem diferentes Taxas de administração, sendo a menor de 0,45% (Icatu) e a maior 1,25% (capitânia).

Eu fiz a aula do tópico 2 da previdência privada, mas não sei se haverá aprofundamento do tema nas outras aulas. Estou correndo contra o tempo, estou um pouco atrasado com a turma.

Agradeço qualquer orientação dos colegas.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde @Bruno Marcel Barros Da Silva. Vamos por partes:

7 minutes ago, Bruno Marcel Barros Da Silva disse:

Trabalho em uma empresa agora por 10 anos. Desde o início sou vinculado ao plano de previdência, mas só agora estou aportando o máximo que é possível com contrapartida da empresa. Sim, ela da 1:1 e mesmo assim, fiquei de fora por um tempo.

Geralmente previdencias a qual o empregador faz o aporte da contraparte são vantajosas. No seu caso a cada aporte voce ganhou 100% em cima do valor do aporte

8 minutes ago, Bruno Marcel Barros Da Silva disse:

Para começar as 2 taxas (ou deduções como diz o fundo) no ato do aporte já levavam embora de 8,5% (média),

Provavelmente foram cobradas a taxa de administração e a taxa de carregamento

10 minutes ago, Bruno Marcel Barros Da Silva disse:

além disso, no meu primeiro ano houve uma atividade fraudulenta que derrubou 10% do valor da cota de todos os participantes,

Do que se tratava? Poderia explicar melhor?

10 minutes ago, Bruno Marcel Barros Da Silva disse:

Enfim, como resultado hoje estou no fundo e possuo outras 3 aplicações da mesma natureza por fora, para pegar os 12% de dedução. Mas tenho zero convicção nos fundos que tenho, pois foram indicações do assessor, que tem os interesses acima do meu, lógico.

A primeira coisa que temos que entender. Previdencia privada não é investimento. Tirando a primeira situação benefica que seria quando o empregador aporta a contraparte, a outra justificativa para se ter uma previdencia seria quando a pessoa faz a declaração completa para usufruir dos 12% de dedução da sua renda bruta anual tributavel. Para isso o tipo de previdencia teria que ser a PGBL. Sendo assim, você não precisa considerar os aportes em Previdência PGBL como um investimento que precisa ser diversificado, ou seja, não ha necessidade de ter varias previdencias. Procure uma previdencia com as melhores taxas e o melhor rendimento e deixe a "diversificação" para o gestor do fundo.

 

21 minutes ago, Bruno Marcel Barros Da Silva disse:

Na minha opinião os 3 fundos que possuo por fora estão na mesma correlação positiva, ou seja, não preciso de 3, apenas de 1. Todos tem diferentes Taxas de administração, sendo a menor de 0,45% (Icatu) e a maior 1,25% (capitânia).

Sim, voce chegou a conclusão correta conforme citei acima. Avalie estas 3 previdencias, compare com outras ( na AUVP investimentos tem algumas que foram escolhidas a dedo para nosso perfil https://plataforma.auvp.com.br/ ) e escolha aquela que melhor atende estes 3 criterios: rentabilidade, taxas e solidez da instituição.

Espero ter ajudado. Qualquer duvida poste na comunidade para podermos ajuda-lo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O que houve, a 10 anos atrás, se não me falha memória, vou um investimento do fundo em títulos de dívida da churrascaria Porcão. Ela deu o calote e ficamos no prejuízo.

Sim, perfeito a colocação. São 3 previdências razoavelmente correlacionadas... pra que? O assessor que sugeriu e eu entrei. Mas isso vai mudar jájá...

Estou finalizando o cadastro na plataforma para pesquisar os fundos de investimento.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...