Jump to content
  • 0

Vencimento do Tesouro

Cauã Oliveira

Pergunta

Boa tarde a todos.

Tenho uma dúvida a respeito da compra de um título do tesouro direto, e se eu falar algo errado me corrijam, que é a seguinte:

Com relação ao Tesouro prefixado e IPCA+ que sofrem variação pelo mercado.

Os títulos com vencimentos mais longo pagam mais, portanto eu me inclino a comprar esses títulos com taxas maiores.

Vou descrever os riscos hipotéticos em cada investimento por ter o vencimento longo. Vamos supor que tenho título IPCA+ e outro  prefixado com vencimentos em 2045. Gostaria de ser alertado se houver outros riscos.

Tesouro IPCA+ : Supondo que o IPCA até 2045 for muito baixo, ou seja, a inflação no Brasil fique totalmente controlada. Neste caso eu não conseguiria me beneficiar da marcação a mercado, então ficaria com esse investimento "ruim" até 2045 ou resgataria e perderia dinheiro. 

Prefixado: Penso que a taxa desse Tesouro se movimente conforme a taxa Selic. Então supondo que a Selic fique baixa até 2045, os tesouros prefixados ficariam com taxas baixas, então não me beneficiaria com a marcação a mercado e teria que esperar até o vencimento para garantir a taxa prefixada.

É claro que nem a Selic nem o IPCA vão se manter estáveis dessa maneira pois os ciclos de Selic e IPCA são antagônicos.

Após escrever a pergunta caiu a ficha que devo comprar ambos os títulos pensando no longo prazo. Um dos dois invariavelmente vai se beneficiar da marcação a mercado e o outro vou esperar até o vencimento pois eu compraria um título com uma taxa até razoável. Entretanto, durante esse processo eu avalio se faz sentido esperar até o vencimento.

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
2 horas atrás, Cauã Oliveira disse:

Obrigado pela explicação. Escrevi sobre o prefixado justamente o contrário. O raciocínio correto seria supor que a taxa de juros subisse e se mantivesse. Então os títulos de tesouro direto prefixados subiriam a taxa, fazendo com que o meu título abaixasse o valor. Obrigando-me a permanecer com ele até vencimento.

Exatamente. Se realizar o resgate antecipado voce pode perder a rentabilidade ou mesmo o capital devido a marcação a mercado

Com o x% variando de acordo com a taxa de juros, a ideia correta é que é um ótimo investimento quando a Selic está alta, e não quando o IPCA está baixo como eu sugeri. É bom adquiri-lo como forma de prevenção à inflação que pode se efetivar num cenário em que um dos fatores é queda da taxa de juros(Selic). O tesouro prefixado segue pelo mesmo caminho, uma oportunidade quando os juros estão altos.

Exato. Só um adendo. Os titulos prefixados se tornam melhores oportunidades quando os juros estão altos mas com tendencia a reduzir. Porque se a taxa de juros continuar subindo voce acaba perdendo ja que sua rentabilidade estara travada em patamares menores do que as que poderao ser oferecidas, e mesmo se mantiver, sem perspectiva de queda, os indexados a selic ou CDI poderao apresentar rentabilidade maior

Se eu não escrevi nenhum equívoco, a conclusão que tive é  que são investimentos de longo prazo mesmo, havendo a possibilidade de surgir oportunidades para resgata-los antes do vencimento com a marcação a mercado. Então, comprar títulos com vencimento longo visando maiores taxas não teria problema.

Sim, este seria o contrafluxo. O mesmo aconteceria em um cenario com selic baixa a 2% mas com uma tendencia a começar a aumentar. Possivelmente nesta epoca estarão sendo oferecidos titulos bancarios com rentabilidade de 150% do CDI. Caso realmente a subida da taxa de juros se concretize voce colhera futuramente altas taxas.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
28 minutes ago, Cauã Oliveira disse:

Tesouro IPCA+ : Supondo que o IPCA até 2045 for muito baixo, ou seja, a inflação no Brasil fique totalmente controlada. Neste caso eu não conseguiria me beneficiar da marcação a mercado, então ficaria com esse investimento "ruim" até 2045 ou resgataria e perderia dinheiro. 

Boa tarde @Cauã Oliveira. A marcação a mercado é um efeito que acontece nos titulos baseado nas alterações na taxa de juros e não com a inflação. O titulo indexado ao IPCA tem o valor final de R$1000,00 na data de resgate corrigido pela inflação tambem, ou seja, a variação dele não altera o valor do titulo. Contudo o titulo IPCA+ é um titulo hibrido. Ele possui parte da rentabilidade indexada ao IPCA mas possui uma taxa prefixada atrelada ao indexador. Sendo assim, esta taxa prefixada que sofre influencia da alteração da taxa de juros. Se a taxa de juros sobe o valor do titulo diminui. Se a taxa de juros cai o valor do titulo aumenta

33 minutes ago, Cauã Oliveira disse:

Prefixado: Penso que a taxa desse Tesouro se movimente conforme a taxa Selic. Então supondo que a Selic fique baixa até 2045, os tesouros prefixados ficariam com taxas baixas, então não me beneficiaria com a marcação a mercado e teria que esperar até o vencimento para garantir a taxa prefixada.

AS taxas oferecidas pelos titulos prefixadas se baseiam na taxa selic. Com a queda da selic estas taxas passam a ser oferecidas com valores menores. Contudo, o feito da marcação funciona assim. Taxa baixa - valor do titulo aumenta (voce ganha com a marcação). Taxa aumenta - valor do titulo diminui (voce perde com a marcação). Ou seja, voce se beneficia adquirindo titulos prefixados em um cenario de queda da taxa de juros

35 minutes ago, Cauã Oliveira disse:

É claro que nem a Selic nem o IPCA vão se manter estáveis dessa maneira pois os ciclos de Selic e IPCA são antagônicos.

Em suma sim. Mas o efeito pode não ser imediato. 

36 minutes ago, Cauã Oliveira disse:

Após escrever a pergunta caiu a ficha que devo comprar ambos os títulos pensando no longo prazo. Um dos dois invariavelmente vai se beneficiar da marcação a mercado e o outro vou esperar até o vencimento pois eu compraria um título com uma taxa até razoável. Entretanto, durante esse processo eu avalio se faz sentido esperar até o vencimento.

A escolha do titulo se baseara no contrafluxo. O ganho com a marcação a mercado pode ser uma consequencia em um cenario com a queda da taxa de juros

Captura de Tela 2023-08-14 às 16.06.43.png

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Obrigado pela explicação. Escrevi sobre o prefixado justamente o contrário. O raciocínio correto seria supor que a taxa de juros subisse e se mantivesse. Então os títulos de tesouro direto prefixados subiriam a taxa, fazendo com que o meu título abaixasse o valor. Obrigando-me a permanecer com ele até vencimento.

Sobre o IPCA+. Exemplo: IPCA+ x%

Com o x% variando de acordo com a taxa de juros, a ideia correta é que é um ótimo investimento quando a Selic está alta, e não quando o IPCA está baixo como eu sugeri. É bom adquiri-lo como forma de prevenção à inflação que pode se efetivar num cenário em que um dos fatores é queda da taxa de juros(Selic). O tesouro prefixado segue pelo mesmo caminho, uma oportunidade quando os juros estão altos.

Se eu não escrevi nenhum equívoco, a conclusão que tive é  que são investimentos de longo prazo mesmo, havendo a possibilidade de surgir oportunidades para resgata-los antes do vencimento com a marcação a mercado. Então, comprar títulos com vencimento longo visando maiores taxas não teria problema.

Enfim, vou começar a investir em tesouro para ajudar na compreensão. Obrigado pela atenção. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...