Jump to content
  • 0

Tesouro IPCA+ investindo seguindo o contrafluxo


Paulo Roberto Modesto

Pergunta

Fiquei com a seguinte dúvida. Pensando conforme a aula de contra fluxo, tendo como exemplo a cenário atual. Digamos que usando a ideia do contra fluxo encontro oportunidade de Tesouro IPCA+8% pensando lá no longo prazo, quando a inflação e a taxa de juros começar a subir o valor do titulo vai cair para pagar os 1000 reais ao final. Desta forma não será possível alcançar marcação à mercado e ter o rendimento antes do vencimento? Está certo esse raciocínio? Terei um bom rendimento se a inflação subir como antes, pensando nos adicional dos 8%, porém o valor do titulo irá cair, e isso msm?

Outro ponto, quando invisto IPCA+,  eu calculo meu rendimento subtraindo os 15% do IR? Esses 15% de IR e do total ou anual ? Vamos supor que IPCA está em 10% + 8% teria 18%, subtraindo os 15% teria 3% de rendimento?     

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Vou deixar duas recomendações de tópicos daqui da comunidade que pessoal falou bastante sobre exatamente esse assunto


 

29 minutes ago, Paulo Roberto Modesto disse:

Outro ponto, quando invisto IPCA+,  eu calculo meu rendimento subtraindo os 15% do IR? Esses 15% de IR e do total ou anual ? Vamos supor que IPCA está em 10% + 8% teria 18%, subtraindo os 15% teria 3% de rendimento?     


Existem títulos que são isentos de IR. Caso o seu não seja, você paga no momento do vencimento (ou no pagamento de juros, no caso dos juros semestrais, você pagaria o IR na hora que o dinheiro vem pra você. Nesses casos você paga alíquotas de 6 meses, 1ano, 1.5 ano e 2 anos+). 

Então, se você escolher um título que paga somente no vencimento. Exemplo: 100 reais em um título de 10% ao ano, no final de 5 anos, você teria ~161 reais. Então você pagaria 15% em cima dos 61 reais que rendeu. Te dando 51.89 de rendimento líquido.

Se você pensar que são 15% em cima da taxa, você só teria 8.5% em vez de 10%. Então você teria 50.36 de rendimento líquido... 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
44 minutes ago, Paulo Roberto Modesto disse:

Fiquei com a seguinte dúvida. Pensando conforme a aula de contra fluxo, tendo como exemplo a cenário atual. Digamos que usando a ideia do contra fluxo encontro oportunidade de Tesouro IPCA+8% pensando lá no longo prazo, quando a inflação e a taxa de juros começar a subir o valor do titulo vai cair para pagar os 1000 reais ao final. Desta forma não será possível alcançar marcação à mercado e ter o rendimento antes do vencimento? Está certo esse raciocínio? Terei um bom rendimento se a inflação subir como antes, pensando nos adicional dos 8%, porém o valor do titulo irá cair, e isso msm?

Boa tarde @Paulo Roberto Modesto. Ao analisar os titulos indexados ao ipca temos que levar em consideração 2 fatores.  O indexador que seria o IPCA e a taxa prefixada que vem atrelada a este indexador

Analisando individualmente.

- Com o aumento do IPCA voce aumentaria a sua rentabilidade.
- Com a diminuição da taxa de juros  voce travara a sua rentabilidade prefixada em patamares possivelmente superiores aos oferecidos posteriormente e teria a possibilidade de ganhos com a marcação a mercado devido a valorização do preço do titulo

Ou seja, o melhor cenario seria esse. Expectativa de aumento da inflação e expectativa da queda da taxa de juros. Em um cenario de aumento da taxa de juros a marcação a mercado não seria possivel, independente se o titulo é um prefixado ou indexado ao IPCA. Voce só tera ganhos com a marcação em um cenario da queda da taxa de juros

Sendo assim, caso a expectativa seja de aumento da taxa de juros, pelo contrafluxo os titulos indicados seriam os indexados a selic ou ao CDI. Voce poderia optar por titulos indexados ao ipca mas visando uma proteção do seu capital frente a inflação

44 minutes ago, Paulo Roberto Modesto disse:

Outro ponto, quando invisto IPCA+,  eu calculo meu rendimento subtraindo os 15% do IR? Esses 15% de IR e do total ou anual ? Vamos supor que IPCA está em 10% + 8% teria 18%, subtraindo os 15% teria 3% de rendimento? 

O IR da renda fixa é descontado somente no resgate e sobre os juros. Baseado no seu exemplo, caso a rentabilidade final do seu titulo tenha sido de 18% e o periodo ultrapassado os 721 dias voce pagara a aliquota de 15% sobre os 18% ou seja, tera de rentabilidade liquida 15,3%. 

Segue abaixo as aliquotas da renda fixa e seus periodos:

 

Captura de Tela 2023-08-10 às 10.29.19.png

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...