Vinicius Sousa Postado 17 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 17 de Agosto de 2023 Fala pessoal, tudo bem? Procurei na comunidade se existia algum tópico referente a este tema, porém não encontrei, então decidi criar este tópico. A dúvida seria, quando faz sentido comprar um carro? Vocês utilizam algum parâmetro? Exemplo: Só faz sentido comprar um carro desde que este carro não seja maior que 50% do meu patrimônio? 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Tiago Roberto Novello Postado 17 de Agosto de 2023 Post popular Compartilhar Postado 17 de Agosto de 2023 29 minutes ago, Vinicius Sousa disse: Fala pessoal, tudo bem? Procurei na comunidade se existia algum tópico referente a este tema, porém não encontrei, então decidi criar este tópico. A dúvida seria, quando faz sentido comprar um carro? Vocês utilizam algum parâmetro? Exemplo: Só faz sentido comprar um carro desde que este carro não seja maior que 50% do meu patrimônio? Vinicius, Você está fazendo uma análise entre comprar carro x alugar x uber? Se sim, acho que deve ter alguns vídeos do Raul sobre isso. Inclusive alguns tópicos discutindo vantagens e desvantagens. Mas, falando especificamente sobre o meu pensamento, eu prefiro ter um carro, prezo muito pela disponibilidade imediata e irrestrita. Meu carro representa alguns poucos % do capital investido e pretendo seguir dessa forma. Apesar de ser um fã da indústria automobilística, acho um absurdo os preços e não vejo a menor possibilidade de imobilizar 100 - 150k num carro, ainda mais pelos custos “agregados” que aumentam e muito. Minha métrica pessoal: meu veículo não deve, em hipótese nenhuma, ultrapassar 1 ano do meu salário líquido, ponto importante: salário líquido e não bruto. Hoje estou bem abaixo disso e acredito que manterei por um bom tempo, já que meu carro “veinho” me atende perfeitamente bem. 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 17 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 17 de Agosto de 2023 40 minutes ago, Vinicius Sousa disse: Fala pessoal, tudo bem? Procurei na comunidade se existia algum tópico referente a este tema, porém não encontrei, então decidi criar este tópico. A dúvida seria, quando faz sentido comprar um carro? Vocês utilizam algum parâmetro? Exemplo: Só faz sentido comprar um carro desde que este carro não seja maior que 50% do meu patrimônio? Só faz sentido comprar o carro quando vc tem necessidade de ter o carro. Ou por conforto, caso tenha condições de comprar a vista de afetar os 25% mensais que vc investe. Ou seja, vai separando dinheiro pro carro além dos 25% e quando tiver dinheiro pra comprar a vista, compre. Eu penso assim, mas não é necessariamente a verdade absoluta. Vamos aguardar os moderadores. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Rodrigo Nunes Endres Postado 17 de Agosto de 2023 Post popular Compartilhar Postado 17 de Agosto de 2023 59 minutes ago, Vinicius Sousa disse: Fala pessoal, tudo bem? Procurei na comunidade se existia algum tópico referente a este tema, porém não encontrei, então decidi criar este tópico. A dúvida seria, quando faz sentido comprar um carro? Vocês utilizam algum parâmetro? Exemplo: Só faz sentido comprar um carro desde que este carro não seja maior que 50% do meu patrimônio? Para comprar o sentido é de precisar do carro, tendo condições de pagar a sua manutenção e impostos além da parcela do financiamento. Ensino sempre para minha filha que muitas pessoas compram achando que é só o financiamento, mas tem que abastecer, trocar de óleo, filtro de óleo e de combustível, filtro de ar, fazer revisões a cada 6 meses e trocar pneus e pastilhas de freio. E todo ano tem o Licenciamento, IPVA, seguro, e talvez algumas multas. Agora outra coisa é o VALOR do carro que está comprando. Não faz sentido se somente o carro valer mais que 1/3 de todo o seu patrimônio. Além de manutenção mais cara, impostos mais caros, seguro mais caro, financiamento mais caro, ainda vai perder consideravelmente o seu patrimônio que perder o carro por alguma razão. Eu colocaria como regra é comprar aquele carro que você consegue comprar dois dele no mesmo momento. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 17 de Agosto de 2023 Post popular Compartilhar Postado 17 de Agosto de 2023 2 horas atrás, Vinicius Sousa disse: Fala pessoal, tudo bem? Procurei na comunidade se existia algum tópico referente a este tema, porém não encontrei, então decidi criar este tópico. A dúvida seria, quando faz sentido comprar um carro? Vocês utilizam algum parâmetro? Exemplo: Só faz sentido comprar um carro desde que este carro não seja maior que 50% do meu patrimônio? Boa tarde! Eu também partilho da visão da necessidade. Aqui em casa por exemplo, não posso ficar sem por conta da minha mãe. Temos o carro a hora que for necessário, é melhor para ela se locomover (ela já não anda de ônibus há anos em vista de suas atuais limitações). O que é importante frisar são detalhes que o pessoal elencou muito bem: não é só pagar o carro. Os custos dele de manutenção, combustível, impostos estarão sempre aí. Deverá arcar com isso; Cuidado para não elevar o nível de conforto do carro é uma boa também. Para que pegar uma carro de 100mil (exemplo), pagar mais de 4000 em um IPVA, manutenção mais cara por ser um carro mais diferentão sendo um carrinho de 20mil faz a mesma coisa? Não é errado ter um carro bom, um carro melhor. Só é importante se atentar a isso em uma fase de construção de patrimônio. Observar a real necessidade e explorar alternativas como, por exemplo, aluguel de carro, Uber como bem colocado pelos amigos acima também. 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Camisa Castro Postado 17 de Agosto de 2023 Post popular Compartilhar Postado 17 de Agosto de 2023 2 horas atrás, Vinicius Sousa disse: Fala pessoal, tudo bem? Procurei na comunidade se existia algum tópico referente a este tema, porém não encontrei, então decidi criar este tópico. A dúvida seria, quando faz sentido comprar um carro? Vocês utilizam algum parâmetro? Exemplo: Só faz sentido comprar um carro desde que este carro não seja maior que 50% do meu patrimônio? Fala Vinícius, primeira coisa é saber mensurar se você precisa do automóvel e qual o impacto financeiro isso te trará. Cada um de nós tem uma realidade diferente e as vezes o "sentido" muda de pessoa por pessoa. Pensar sobre esses dois aspectos pode te ajudar a decidir por comprar ou não e qual seria o valor desse automóvel. Principalmente se tu vais é fazer uma dívida. Acho que alguns pontos podem ser levados em consideração quanto a necessidade, como: se tu tens família ou é um apoio importante para família extensa, se tu precisa do carro para trabalhar, se sustentar um carro realmente é mais vantajoso financeiramente do que usar outros tipos de transporte (colocar na ponta do lápis impostos, custos, manutenção), se o custos de compra e manutenção não vão impactar no teu custo mensal de forma que inclusive te prejudique nos aportes mensais... esse tipo de coisa. De todo modo, há boas opções no mercado de automóveis seminovos que podem fazer sentido caso tu decidas por comprá-lo com menos custo. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Postado 17 de Agosto de 2023 Post popular Compartilhar Postado 17 de Agosto de 2023 3 horas atrás, Vinicius Sousa disse: Fala pessoal, tudo bem? Procurei na comunidade se existia algum tópico referente a este tema, porém não encontrei, então decidi criar este tópico. A dúvida seria, quando faz sentido comprar um carro? Vocês utilizam algum parâmetro? Exemplo: Só faz sentido comprar um carro desde que este carro não seja maior que 50% do meu patrimônio? Faz sentido comprar um carro quando você precisa ter um. Faz sentido comprar um carro quando você tem o dinheiro. Vou dar meu exemplo, trabalho a 130km da onde eu moro, ou seja, é inviável não ter carro. Quando eu fui comprar em 2021 eu até cogitei ver carro de aluguel anual, mas como eu ando muito, não existia uma quilometragem que me atendia, ou quando atendia ficava muito caro. Eu passo 15 dias no MS e 15 dia em Rio Preto, carro no meu caso deixa de ser apenas conforto, é impossível eu não ter carro nessa minha atual situação. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Ricardo O Postado 18 de Agosto de 2023 Post popular Compartilhar Postado 18 de Agosto de 2023 10 horas atrás, Vinicius Sousa disse: Fala pessoal, tudo bem? Procurei na comunidade se existia algum tópico referente a este tema, porém não encontrei, então decidi criar este tópico. A dúvida seria, quando faz sentido comprar um carro? Vocês utilizam algum parâmetro? Exemplo: Só faz sentido comprar um carro desde que este carro não seja maior que 50% do meu patrimônio? A resposta para sua pergunta é que não faz sentido para voce comprar um carro, nao precisou até agora, não vão precisar tão cedo. A não ser q alguma.coisa da sua situação atual mude, emprego, residência... A sociedade, a mídia, a família, ficam repetindo que precisamos ter bens (ainda mais os passivos) para ser bem sucedidos, se uma pessoa pode funanciyum carro, deveria ter, se não pode, que seja uma moto para depois tentar o carro, e o "sucesso" final é financiar a casa, game.over, ninguém faz as contas, e tem resposta para tudo, é patrimônio, é oq vai deixar de herança, mas aí vc para e vê que vc não ganhou uma casa dos pais e tá tudo bem. Se já tem carteira, quando precisar mesmo de carro, faz as contas do gasto em Uber, IPVA, seguro, pneis,. desvalorização, manutenção, estacionamento... gasolina é um dos custos anuais mais baixos. Que apenas curtir uma praia final de semana, aluga usa e devolve. E quando precisar se ainda estiver construindo patrimônio, tem q ser um celta usado, acima disso é ostentação... a regra é essa 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Amanda Puchille Pinha Postado 18 de Agosto de 2023 Post popular Compartilhar Postado 18 de Agosto de 2023 11 horas atrás, Vinicius Sousa disse: Fala pessoal, tudo bem? Procurei na comunidade se existia algum tópico referente a este tema, porém não encontrei, então decidi criar este tópico. A dúvida seria, quando faz sentido comprar um carro? Vocês utilizam algum parâmetro? Exemplo: Só faz sentido comprar um carro desde que este carro não seja maior que 50% do meu patrimônio? Como vários colegas já apontaram, vai depender muito da sua necessidade, mas eu também adicionaria que depende também do valor que você dá para o conforto em se ter um carro. Como você perguntou por parâmetros, vou exemplificar aqui os meus para você ter como referência. Primeiramente, sendo mulher, além de conforto, o carro também me provê segurança. Esse inclusive é um ponto que, antes de ter carro, eu nem fazia ideia do tamanho da diferença que faz na minha vida. Poder ir com meu carro aonde e quando eu quiser é uma liberdade que eu não conhecia antes de ter um. Pra quem tem filhos (não é o meu caso), imagino que esse seja um ponto bem importante também O conforto já era algo que eu imaginava como benefício e foi o principal motivo de eu ter adiado por muitos anos a compra do meu primeiro carro, pois uma vez que você dá um upgrade no seu conforto em algum quesito, fica muito difícil abrir mão depois né hehe. Detalhando melhor, o conforto está no fato de poder pegar o carro a hora que quiser pra dar uma volta, pra viajar, pra ir ao supermercado e fazer aquela compra enorme (bem ruim de se fazer de Uber e inviável de ônibus/a pé), etc. Meu primeiro carro era modelo hatch e manual e, depois de 3 anos, fiz mais um upgrade para um sedan automático. Com relação a valores 💲, os 2 carros que já tive foram comprados à vista e usados, de familiares que eu conhecia de perto, então sabia que estavam em excelente estado. Não vejo sentido em tirar carro de concessionária porque você já larga lá uns 20% do valor do carro haha. O meu carro atual é de 2014, quase 23mil km rodado - peguei ele com 14mil km só, trabalho de casa e o comprei logo que começou a pandemia, então ainda não fiz muitas viagens longas com ele. Hoje ele vale, pela tabela FIPE, um valor que é 20% do meu salário líquido anual. Meus gastos só pra mantê-lo, ou seja, com manutenção, impostos e seguro, são da ordem de 1 a 2% do meu salário líquido anual. Eu me considero bem econômica, pois teria "condições" de ter um carro bem mais novo ou melhor, mas optei por manter os parâmetros mais baixos por aquele motivo que já falei de "segurar" ao máximo o upgrade porque depois é bem ruim ter que fazer um downgrade por alguma necessidade. Pegando o exemplo de um dos colegas, um carro que "valesse 1 ano do meu salário líquido" seria 5 vezes mais que o valor do meu carro atual, então estou bem abaixo do parâmetro dele. Outro exercício que você poderia fazer também, já até colocando em prática os conhecimentos do curso, é calcular o quanto renderia o valor do carro que você se propõe a comprar caso ficasse investido e considerar isso o "custo" do seu conforto em tê-lo. Por exemplo, se você calcular que o rendimento mensal do valor do carro investido - em renda fixa que seja, pra se ter um valor mais previsível - seria R$ 500, você estaria disposto a abrir mão desse valor todo mês, ou seja, PAGAR esse valor mensalmente pelo seu conforto e segurança em se ter um carro? 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Vinicius Sousa Postado 18 de Agosto de 2023 Author Compartilhar Postado 18 de Agosto de 2023 Fala pessoal, obrigado pelas respostas dadas até aqui. Esta dúvida me veio agora, pois mudei para uma cidade do interior e aqui faz sentido ter um carro(transporte publico é demorado e não tem tanto carro rodando como uber), mas de qualquer forma irei seguir o conselho de vocês e vou me programar para comprar o carro a vista, mas antes disso vou colocar esses custos ocultos na balança. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Postado 18 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 18 de Agosto de 2023 1 hora atrás, Vinicius Sousa disse: Fala pessoal, obrigado pelas respostas dadas até aqui. Esta dúvida me veio agora, pois mudei para uma cidade do interior e aqui faz sentido ter um carro(transporte publico é demorado e não tem tanto carro rodando como uber), mas de qualquer forma irei seguir o conselho de vocês e vou me programar para comprar o carro a vista, mas antes disso vou colocar esses custos ocultos na balança. Se for cidade pequena, as vezes compensa até uma bike, já une o útil ao agradável! 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Camisa Castro Postado 21 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 21 de Agosto de 2023 On 18/08/2023 at 13:33, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse: Se for cidade pequena, as vezes compensa até uma bike, já une o útil ao agradável! ainda garante outro equilíbrio de balança 😁 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 21 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 21 de Agosto de 2023 10 minutes ago, Camila Souza disse: ainda garante outro equilíbrio de balança 😁 Depende, pode ser elétrica rsrs. Mas daí tem que avaliar o tamanho da família e como vai fazer em dias de chuva. 2 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Postado 21 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 21 de Agosto de 2023 2 horas atrás, Rai Nunes disse: Depende, pode ser elétrica rsrs. Mas daí tem que avaliar o tamanho da família e como vai fazer em dias de chuva. Esse role de bicicleta elétrica tem muitas cidades pequenas que virou febre. É seria mais para trabalhar, para sair com a família fica mais dificil, a não ser que tenha uma para cada kkkkkk. Dias de chuva tem capa, não é o conforto do carro, mas para cidade pequena e quem mora próximo ao trabalho talvez funcione 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts