Jump to content

Rotina desgastante de empreender


Recommended Posts

Fala sardinhas, estou eu aqui tomando uma cerveja para dar uma relaxada depois de mais uma semana que passou voando e pensei em desabafar por aqui e por pra fora esse sentimento ruim.

No fim do ano passado eu estava terminando o TCC da facul de biologia, e meus pais viram uma oportunidade em comprar uma padaria de mais de 30 anos de um cara do bairro, para meu irmão pagar com seu trabalho e me colocaram de sócio, e decidi que era uma ótima oportunidade para eu crescer e também conseguir minha liberdade financeira mais cedo.

O problema é que o antigo dono sonegava muuuuitas coisa, a empresa tinha vários probleminhas organizacionais (padeiro trabalhando mais de 10 hrs de trabalho, não tinha sistema de notas fiscais, controle de estoque) e estamos aos poucos arrumando a casa, porém sinto que falta tanta coisa para chegar em um ponto em que a empresa não dependa tanto da gente, e nós consigamos desfrutar da vida. Pois do jeito que está é muito desgastante, estamos em 3 trabalhando das 5h30 as 8h30, e eu chego em casa já é 9 horas quase, nem consegui assistir as lives aqui do curso direito, e me sinto culpado por não ter conseguido aproveitar o tanto que eu deveria. Não tenho dúvidas que o curso é ótimo e estou aprendendo muito mesmo assim, mas tá foda, não consigo fazer academia, estudar o que eu queria pq já chego morto de cansado, aí ainda tem a parte social onde estou solteiro e sinto a necessidade e falta de socializar e encontrar alguém e não to conseguindo fazer nada direito.

Enfim, sei que é uma fase e estou mais colocando esse sentimento para fora mesmo, porém queria algumas dicas aí de vocês, se é assim mesmo no começo, se alguém já passou por isso, e se alguém conhece/fez algum curso bom de administração financeira de empresas ou mesmo livro.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Fernando Gonçalves disse:

Fala sardinhas, estou eu aqui tomando uma cerveja para dar uma relaxada depois de mais uma semana que passou voando e pensei em desabafar por aqui e por pra fora esse sentimento ruim.

No fim do ano passado eu estava terminando o TCC da facul de biologia, e meus pais viram uma oportunidade em comprar uma padaria de mais de 30 anos de um cara do bairro, para meu irmão pagar com seu trabalho e me colocaram de sócio, e decidi que era uma ótima oportunidade para eu crescer e também conseguir minha liberdade financeira mais cedo.

O problema é que o antigo dono sonegava muuuuitas coisa, a empresa tinha vários probleminhas organizacionais (padeiro trabalhando mais de 10 hrs de trabalho, não tinha sistema de notas fiscais, controle de estoque) e estamos aos poucos arrumando a casa, porém sinto que falta tanta coisa para chegar em um ponto em que a empresa não dependa tanto da gente, e nós consigamos desfrutar da vida. Pois do jeito que está é muito desgastante, estamos em 3 trabalhando das 5h30 as 8h30, e eu chego em casa já é 9 horas quase, nem consegui assistir as lives aqui do curso direito, e me sinto culpado por não ter conseguido aproveitar o tanto que eu deveria. Não tenho dúvidas que o curso é ótimo e estou aprendendo muito mesmo assim, mas tá foda, não consigo fazer academia, estudar o que eu queria pq já chego morto de cansado, aí ainda tem a parte social onde estou solteiro e sinto a necessidade e falta de socializar e encontrar alguém e não to conseguindo fazer nada direito.

Enfim, sei que é uma fase e estou mais colocando esse sentimento para fora mesmo, porém queria algumas dicas aí de vocês, se é assim mesmo no começo, se alguém já passou por isso, e se alguém conhece/fez algum curso bom de administração financeira de empresas ou mesmo livro.

 

Boa noite, Fernando!

 

Não sei se é o caso de vocês, mas pegar algo o qual não se entende muito do assunto (o ramo de negócio, no caso de vocês, administrar uma padaria) penso que pode gerar um desgaste maior pois além de estarem arrumando a casa estão ao mesmo tempo conhecendo ela. É esforço em dobro.

Porém aparenta ser por uma boa causa e eu acho que valeria a pena insistir um pouco e avaliar a divisão das tarefas que cada sócio tem no negócio para sobrecarregar ninguém por mais que tudo esteja uma bagunça.

Em negócios do ramo alimentício talvez a contratação de um consultor pode auxiliar junto de uma boa contabilidade.

Penso também que o negócio poderia ajudar a alavancar sua independência financeira mas eu não pensaria em depender somente dela.

 

De toda forma, espero que dê tudo certo!

E se tiver algo mais que possamos ajudar por aqui é só dizer!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @Fernando Gonçalves,

A realidade de empreendedor é realmente desgastante, principalmente nessa fase em que vocês estão, de por a casa em ordem.  A sugestão que posso te dar para essa fase de arrumação é de planejar bem e por o plano em ação da melhor forma possível.  Procure fazer tudo bem feito, mas sem muita paranoia nessa primeira fase de arrumação.  Se a coisa está ruim, mire no ótimo, mas contente-se com o "bom".

Quanto ao seus horários, sugiro que você procure estabelecer rotinas e limites.  Se a academia te faz falta, fixe um horário, ponha-o na agenda e cumpra.  Conseguindo estabelecer uma agenda de trabalho vai facilitar sua vida e no final você verá que consegue fazer tudo que deseja.  As pessoas à sua volta, que acredito que estejam te consumindo boa parte do tempo, devem conseguir fazer o que precisam no seu horário.

Não sei como é sua rotina, mas sei que uma das coisas que é mais desgastante para mim a ficar trocando de tarefa.  Eu procuro separar horas do dia para tarefas.  Me ajuda fazer as coisas que considero mais chatas no início do dia, pois se elas ficam para depois, isso fica me "torturando" mentalmente e desperdiço muita energia com essa "distração" de saber que tem uma coisa chata para ser feita mais adiante....

Espero que algumas das sugestões lhe ajude e boa sorte nos desafios que vem pela frente!!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Fernando Gonçalves disse:

Fala sardinhas, estou eu aqui tomando uma cerveja para dar uma relaxada depois de mais uma semana que passou voando e pensei em desabafar por aqui e por pra fora esse sentimento ruim.

No fim do ano passado eu estava terminando o TCC da facul de biologia, e meus pais viram uma oportunidade em comprar uma padaria de mais de 30 anos de um cara do bairro, para meu irmão pagar com seu trabalho e me colocaram de sócio, e decidi que era uma ótima oportunidade para eu crescer e também conseguir minha liberdade financeira mais cedo.

O problema é que o antigo dono sonegava muuuuitas coisa, a empresa tinha vários probleminhas organizacionais (padeiro trabalhando mais de 10 hrs de trabalho, não tinha sistema de notas fiscais, controle de estoque) e estamos aos poucos arrumando a casa, porém sinto que falta tanta coisa para chegar em um ponto em que a empresa não dependa tanto da gente, e nós consigamos desfrutar da vida. Pois do jeito que está é muito desgastante, estamos em 3 trabalhando das 5h30 as 8h30, e eu chego em casa já é 9 horas quase, nem consegui assistir as lives aqui do cvrso direito, e me sinto culpado por não ter conseguido aproveitar o tanto que eu deveria. Não tenho dúvidas que o cvrso é ótimo e estou aprendendo muito mesmo assim, mas tá foda, não consigo fazer academia, estudar o que eu queria pq já chego morto de cansado, aí ainda tem a parte social onde estou solteiro e sinto a necessidade e falta de socializar e encontrar alguém e não to conseguindo fazer nada direito.

Enfim, sei que é uma fase e estou mais colocando esse sentimento para fora mesmo, porém queria algumas dicas aí de vocês, se é assim mesmo no começo, se alguém já passou por isso, e se alguém conhece/fez algum cvrso bom de administração financeira de empresas ou mesmo livro.

 

E assim mesmo e pior, são anos até conseguir se independizar, porque o emprendimiento funciona melhor sob o olho do dono.

Vocês nem completaram o primeiro ano, a oportunidade não era tão boa quanto.voces acharam inicialmente, mas deve dar lucro, uma hora chega lá.

Veja está etapa como um aprendizado, se estivesse funcionando tudo bem, o antigo dono nem teria vendido, onque está aprendendo agora vai te ajudar a avaliar um futuro administrador, e vai saber se ele tá te sacaneando muito ou não.

Por outro lado, você é biólogo, não sei a especialidade dos outros sócios, mas vocês sozinhos vão demorar mais se não tiverem um professional para ajudar nesta fase inicial da empresa, pode ser um custo adicional, não planejado, mas que além de acelerar o processo, vai dar mais tempo livre para vocês. Mas ainda assim, não devem deixar totalmente nas mãos de estranhos, fique de.olho e aprenda com que sabe.

Uma boa empresa jurídicae de contabilidade, não apenas um contador, vai otimizar seu tempo e ganhos 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Opa!

Toda a caminhada é mais dura no início mesmo. Tenha paciência. Será recompensado no futuro. E vai perceber que valeu a pena quando ver que a vida ficou "mais fácil" depois de todo esforço e sacrifício de "hoje".

Como seu negócio já está rodando, acredito que deveria buscar conhecimento de uma forma mais simplificada e rápida. Depois, com o negócio já estabilizado pode ser interessante procurar uma formação de conhecimento mais aprofundada em negocios.

Veja no SEBRAE [ https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline]. Há alguns cursos online, haviam cursos presenciais (nao sei se ainda existe). Procure temas de interesse do seu negócio, como, Fluxo de Caixa, Gerenciamento de Estoque, Folha de pagamento, Contabilidade (balanço, curva ABC, Compras, vendas, impostos aplicáveis ao negócio).

Sucesso!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Odilon Fernandes Junior disse:

Opa!

Toda a caminhada é mais dura no início mesmo. Tenha paciência. Será recompensado no futuro. E vai perceber que valeu a pena quando ver que a vida ficou "mais fácil" depois de todo esforço e sacrifício de "hoje".

Como seu negócio já está rodando, acredito que deveria buscar conhecimento de uma forma mais simplificada e rápida. Depois, com o negócio já estabilizado pode ser interessante procurar uma formação de conhecimento mais aprofundada em negocios.

Veja no SEBRAE [ https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline]. Há alguns cursos online, haviam cursos presenciais (nao sei se ainda existe). Procure temas de interesse do seu negócio, como, Fluxo de Caixa, Gerenciamento de Estoque, Folha de pagamento, Contabilidade (balanço, curva ABC, Compras, vendas, impostos aplicáveis ao negócio).

Sucesso!

A ideia de procurar conteúdo do Sebrae também gosto! Tem realmente cursos rápidos e legais que ensinam bastante coisinhas para o dia a dia.

Único ponto negativo na minha opinião deles, é que se for conversar com eles para pedir aconselhamento, um norte, etc, eles sempre empurram financiamentos. Acho que muito começo de negócio pode ser meio árduo e começar já com dividas eu não acho legal.

Mas se for algo que a pessoas esteja disposta e de acordo, não vejo problemas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...