Jump to content
  • 0

Como o Agronegócio paga o DY de um Fiagro? É muito alto.


Cézar Busato

Pergunta

Olá, eu estou com duvidas a respeito da formação do lucro de um Fiagro, fico olhando os rateios de dividendos e não entendo como os fundos conseguem apurar tanto lucro, o agronegocio é uma atividade de capital intensivo, pois grande parte do seu valor está imobilizado em terra, quando vejo os DY dos Fiagro sempre me pergunto quem aguenta pagar tamanho juro, geralmente os CRA que me oferecem estão sempre muito acima do que os bancos oferecem, então no meu ver os fundos ou letras de credito do agro tendem a serem ativos com adimplência, garantia real e liquidez, mas não os melhores pagadores de grandes juros. 

O mercado agro tem a sua disposição linhas de credito provenientes dos depósitos compulsórios, que em sua maioria ficam com o juro anual a baixo do DY dos fundos, isso me leva a duas suposições básicas, os Fiagro aportam em negocios pouco saudáveis, com baixo nivel de garantia, ou emitem mais cotas para fazer a roda girar.

Gostaria de trocar ideias sobre este assunto, pois acredito que eu não esteja vendo a figura completa desta modalidade.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Oi @Cézar Busato,

Eu optei por não aportar em Fiagros.  Compartilho da sua opinião e acho o risco muito alto.  Minha humilde opinião é que é um misto de conto do vigário e aposta.   Na minha visão, é investir no agro onde, se tudo correr bem, o Fiagro recebe o combinado se o tomador do dinheiro tiver uma boa safra ou super-safra.  Caso a safra seja fraca ou ruim, o Fiagro tende a tomar um calote ou ficar como parte reclamante em um grande número de processos judiciais, tentando reaver a grana que emprestou.

Prefiro investir no agronegócio através das empresas tradicionais do agro, de implementos e máquinas agrícolas ou até em FIIs voltados direta ou indiretamente para o agro.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Cézar Busato disse:

Olá, eu estou com duvidas a respeito da formação do lucro de um Fiagro, fico olhando os rateios de dividendos e não entendo como os fundos conseguem apurar tanto lucro, o agronegocio é uma atividade de capital intensivo, pois grande parte do seu valor está imobilizado em terra, quando vejo os DY dos Fiagro sempre me pergunto quem aguenta pagar tamanho juro, geralmente os CRA que me oferecem estão sempre muito acima do que os bancos oferecem, então no meu ver os fundos ou letras de credito do agro tendem a serem ativos com adimplência, garantia real e liquidez, mas não os melhores pagadores de grandes juros. 

O mercado agro tem a sua disposição linhas de credito provenientes dos depósitos compulsórios, que em sua maioria ficam com o juro anual a baixo do DY dos fundos, isso me leva a duas suposições básicas, os Fiagro aportam em negocios pouco saudáveis, com baixo nivel de garantia, ou emitem mais cotas para fazer a roda girar.

Gostaria de trocar ideias sobre este assunto, pois acredito que eu não esteja vendo a figura completa desta modalidade.

É que a maioria dos fiagros são "Fiis de papel", você não pode comparar Fiis de tijolo. Mas sim, por ser um setor novo, tem mais riscos, você precisa entender isso antes de investir. Eu mesmo só tenho um fiagro, mas por confiar na gestora, além de ser uma parte pequena do patrimônio.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu vejo que que por serem ainda mais novos que os demais FIIs o risco consequentemente é maior e o prêmio é até condizente na minha opinião.

Eu invisto mas é uma parte muito pequena do meu patrimônio considerado como a pimenta da carteira e aproveito agora ir vendo na prática como funciona o negócio.

Mas eu acho até então que investir em CRAs é melhor. Eu me sinto mais confortável no final das contas direto com um CRA.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...