Jump to content
  • 0

Independência Financeira


Convidado Anônimo

Pergunta

Boa Tarde Pessoal,

Usei a calculadora de juros compostos, e vi que com 7M + 100K de aportes mensais(venda de imóvel + salario) por 1 ano, irei acumular 8.2M com a taxa de juros(real, certo?) de 8% anual, vi que consigo ter uma renda de aproximadamente 55k e conforme o Raul comentou o ideal seria viver de 75%(~41K) e reinvestir 25%(~9k). Seria isso mesmo? A possibilidade de conseguir 8% ao ano e tranquilo? sendo que já vi alguns sites falando que no Brasil algumas instituições fala de 6% ao ano e no EUA de 4% ao ano de lucro real.
Outra duvida e que a cada ano devo atualizar a retira mensal/anual para viver de renda a infração, certo?

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 30/08/2023 at 19:50, Adriano Umemura disse:

Boa tarde. Com um valor inicial de R$7M e aportes mensais de R$100k voce teria ao fim de 1 ano com taxa de 8%aa o valor de R$ 8.803.388,65 e rendimentos de R$55.639,88.

Contudo, para um periodo tão curto podemos fazer 2 considerações:

- voce pode considerar uma taxa de juros maior, em torno de 10%aa ja que o efeito inflacionario neste 1 ano é pequeno
- sua carteira teria que ser composta de ativos com menos volatilidade, ja que voce teria que usufruir dos rendimentos em pouco tempo. Basicamente renda fixa e um percentual menor em fiis. Caso queira colocar ações teria que ser um percentual pequeno e de empresas pagadoras de dividendos.

Como é um valor significativo e para um curto espaço de tempo, caso tenha interesse, a AUVP possui um serviço de consultoria que poderia te ajudar a direcionar melhor a sua carteira

https://auvp.com.br/uvp-consultoria/

1.png

Adriano, vou aproveitar a dúvida do/a colega para fazer uma sessão de psicoterapia aqui. Hehehe....

Para quem está almejando a independência financeira, a ideia é ter esse rendimento líquido chegando com uma frequência confortável (pelo menos 1x/ano).

Além disso, como vc disse, com "ativos de menos volatilidade", que devem ser usados exatamente para as pessoas que já vivem de renda, claramente cairemos em uma rentabilidade muito menor que os 8% líquidos (que, com inflação, são cerca de 12%, imagino).

E aí, numa carteira de 8.500.000,00, como a da colega, a rentabilidade real seria muito menor, eu diria 5% acima da inflação, sendo otimista. E ainda assim, com ativos de baixa liquidez e/ou baixa rentabilidade e alta liquidez.

A ideia é viver de renda e aumentar o patrimônio.

E aí?

Como encontrar ativos que te paguem dividendos líquidos periódicos acima da inflação E com crescimento, e ainda suficientes para vc viver com 75% desses rendimentos (pq 25% serão reinvestidos)?

Só digo uma coisa: a vida de criança era tão mais fácil... =')

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Adriano, vou aproveitar a dúvida do/a colega para fazer uma sessão de psicoterapia aqui. Hehehe....

Para quem está almejando a independência financeira, a ideia é ter esse rendimento líquido chegando com uma frequência confortável (pelo menos 1x/ano).

Além disso, como vc disse, com "ativos de menos volatilidade", que devem ser usados exatamente para as pessoas que já vivem de renda, claramente cairemos em uma rentabilidade muito menor que os 8% líquidos (que, com inflação, são cerca de 12%, imagino).

E aí, numa carteira de 8.500.000,00, como a da colega, a rentabilidade real seria muito menor, eu diria 5% acima da inflação, sendo otimista. E ainda assim, com ativos de baixa liquidez e/ou baixa rentabilidade e alta liquidez.

A ideia é viver de renda e aumentar o patrimônio.

E aí?

Como encontrar ativos que te paguem dividendos líquidos periódicos acima da inflação E com crescimento, e ainda suficientes para vc viver com 75% desses rendimentos (pq 25% serão reinvestidos)?

Só digo uma coisa: a vida de criança era tão mais fácil... =')

 

Não sei se entendi corretamente a sua colocação. Mas no periodo de usufruir da renda desconsideramos a inflação porque não precisamos mais projetar o valor presente para o futuro, então usamos a taxa nominal. Hoje por exemplo só na renda fixa conservadora, este montante de R$8.500.000 estaria rendendo R$957mil no ano livre de IR ou uma renda de quase R$80mil por mes. Mesmo reinvestindo 25% para continuar a crescer o patrimonio seria R$60mil por mes. Em fiis ele estaria tirando tranquilamente 0,8% ao mes livre de IR

Nós consideramos o valor inflacionario porque estamos construindo um patrimonio para 20, 30 anos. Mas no caso do amigo ele daqui a 1 ano ja estara colhendo os frutos

O mais dificil ele ja fez que é ter este patrimonio de R$8 milhoes. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

No período de usufruir da renda, eu não desconsidero a inflação, tendo em vista que não quero ver o patrimônio derreter pela inflação. O patrimônio precisa se manter com o mesmo "poder de compra".

A média da inflação é de 8,63% a.a.

Então, o patrimônio tem de gerar renda E ser protegido da inflação (E, de preferência, receber reinvestimento).

 

Como vc disse, "este montante de R$8.500.000 renderia R$957mil a.a. livre de IR". Isso equivale a 11,25% a.a. 

Tirando a inflação (para que o patrimônio se mantenha ao longo do tempo) - média 8,63% a.a. -, esse montante estaria gerando somente 2,62% a.a. efetivamente líquidos.

Então, dos 8,5M, o rendimento líquido anual seria de somente R$ 222.700,00 (R$ 18.558 ao mês).

 

"Viver de renda" não pode significar redução/depreciação de patrimônio ao longo do tempo... entende?!

 

 

Esse é o meu questionamento: que tipo de investimento que gera renda periódica (pelo menos 2x a.a.) e que realmente RENDA; não somente se proteja o patrimônio da inflação e renda menos de 3% reais a.a.?

 

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Convidado Anônimo disse:

No período de usufruir da renda, eu não desconsidero a inflação, tendo em vista que não quero ver o patrimônio derreter pela inflação. O patrimônio precisa se manter com o mesmo "poder de compra".

A média da inflação é de 8,63% a.a.

Então, o patrimônio tem de gerar renda E ser protegido da inflação (E, de preferência, receber reinvestimento).

 

Como vc disse, "este montante de R$8.500.000 renderia R$957mil a.a. livre de IR". Isso equivale a 11,25% a.a. 

Tirando a inflação (para que o patrimônio se mantenha ao longo do tempo) - média 8,63% a.a. -, esse montante estaria gerando somente 2,62% a.a. efetivamente líquidos.

Então, dos 8,5M, o rendimento líquido anual seria de somente R$ 222.700,00 (R$ 18.558 ao mês).

 

"Viver de renda" não pode significar redução/depreciação de patrimônio ao longo do tempo... entende?!

 

 

Esse é o meu questionamento: que tipo de investimento que gera renda periódica (pelo menos 2x a.a.) e que realmente RENDA; não somente se proteja o patrimônio da inflação e renda menos de 3% reais a.a.?

 

 

 

 

 

 

1 hour ago, Convidado Anônimo disse:

No período de usufruir da renda, eu não desconsidero a inflação, tendo em vista que não quero ver o patrimônio derreter pela inflação. O patrimônio precisa se manter com o mesmo "poder de compra".

Bom dia. Este calculo que voce esta fazendo é o correto para o periodo em que voce esta aumentando o patrimonio, ja que voce quer ver o seu patrimonio crescer e ser reajustado pela inflação.

Ja no periodo em que voce for usufruir dos rendimentos basta o capital se reajustar e não mais crescer. Por isso os 25% dos rendimentos continuam a ser reinvestidos

Alem disso o valor a ser utilizado neste periodo não sera sacado mensalmente, mas sim é feito um provisionamento anual que pode utlizar o tesouro selic ou mesmo uma estrategia com LCIs durante o ano. Ou seja, o seu capital anual ainda sofre atualização de no minimo a selic

1 hour ago, Convidado Anônimo disse:

Como vc disse, "este montante de R$8.500.000 renderia R$957mil a.a. livre de IR". Isso equivale a 11,25% a.a. 

Tirando a inflação (para que o patrimônio se mantenha ao longo do tempo) - média 8,63% a.a. -, esse montante estaria gerando somente 2,62% a.a. efetivamente líquidos.

Então, dos 8,5M, o rendimento líquido anual seria de somente R$ 222.700,00 (R$ 18.558 ao mês).

Respondido acima.

Um outro fator a ser avaliado. Mesmo no periodo de aumento de patrimonio, voce ira fazer o calculo anual. Por exemplo, se sua carteira teve um retorno anual de 15% voce não ira calcular com o valor medio da inflação, mas sim com a inflação anual. Este ano por exemplo, por enquanto, o ipca acumulado de 12 meses esta em 4,61%. Voce concorda que a rentabilidade que consegui na carteira durante este ano teve influencia em relação a este resultado do IPCA? E que provavelmnte sera diferente caso o IPCA esteja em 8,63%?

1 hora atrás, Convidado Anônimo disse:

Esse é o meu questionamento: que tipo de investimento que gera renda periódica (pelo menos 2x a.a.) e que realmente RENDA; não somente se proteja o patrimônio da inflação e renda menos de 3% reais a.a.?

Um tipo de investimento somente não. Mas uma carteira com ações, fiis e renda fixa podem render muito mais do que os 8% acima da inflação. Contudo, isso não acontece em 1 ano, por isso o longo prazo.

Não ha necessidade de sofrer antes da hora. Siga a estrategia, escolha boas empresas, bons fiis, e bons titulos de renda fixa, aporte mensalmente e deixe o tempo e os juros compostos trabalhar para voce.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...