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Olá Azemar!

Em relação a taxa, considero que tem um prêmio muito interessante! Hoje está difícil achar taxas com IPCA + 9,4%, mas muito deve ser considerado na decisão de investir em uma debenture.

Apesar de ser isenta de IR, o investimento em debentures faz sentido quando levamos até o vencimento... e o vencimento nesse caso é para daqui a 7 anos. Precisa considerar se faz sentido na sua estratégia de investimento deixar um patrimônio imobilizado por tanto tempo.

A debenture consiste em empréstimo para a empresa... nesse caso para controle e manutenção da rodovia BR-163 com 1,009 km de extensão atravessando o estado do Mato Grosso (Sinop) e Pará (Miritituba), eixo principal para o transporte de grãos para o Arco Norte.

O maior risco aqui é que a concessão da empresa vai até 2032... esteve sem receber pedágio em 2022... apresentando EBITDA negativo nesse período... durante a obra poderá ficar períodos com redução de fluxo de veículos... 

Então, parece uma boa debenture... com elevado risco... se fosse para me expor, colocaria um patrimonio pequeno, que pudesse ficar imobilizado.... 

Abaixo site da CONASA, controladora da Via Brasil BR 163.

https://ri.conasa.com/via-brasil-br-163/

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41 minutes ago, Azemar Fragozo Pimenta Junior disse:

Vi isso e queria saber a opnião de vcs:
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Boa noite, Azemar!

Apesar da taxa ser atrativa, acho o risco muito elevado por ser uma emissão de uma empresa de capital fechado. Fica difícil observar seus números de perto além de que a taxa oferecida na minha opinião é bem alta o que conseguentemente eleva muito seu risco.

Além disso, seria válido também fazer um comparativo entre a taxa oferecida na corretora Vs taxa indicativa na Ambina a fins de se ver qual seria o percentual que a corretora estaria puxando de lucro.

Debêntures tem que ter esses cuidados. 

Aportar e debêntures seria mais viável quando feito por uma empresa de capital aberto pois assim, temos acesso aos seus relatórios e podemos acompanhar a saúde financeira da empresa e entender o prêmio risco.

 

Espero que ajude na reflexão!

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3 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa noite, Azemar!

Apesar da taxa ser atrativa, acho o risco muito elevado por ser uma emissão de uma empresa de capital fechado. Fica difícil observar seus números de perto além de que a taxa oferecida na minha opinião é bem alta o que conseguentemente eleva muito seu risco.

Além disso, seria válido também fazer um comparativo entre a taxa oferecida na corretora Vs taxa indicativa na Ambina a fins de se ver qual seria o percentual que a corretora estaria puxando de lucro.

Debêntures tem que ter esses cuidados. 

Aportar e debêntures seria mais viável quando feito por uma empresa de capital aberto pois assim, temos acesso aos seus relatórios e podemos acompanhar a saúde financeira da empresa e entender o prêmio risco.

 

Espero que ajude na reflexão!

Perfeito. E tbm é muito longo o prazo né. Mas fiquei pensando, essa rentabilidade parece agressiva. 

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34 minutes ago, Azemar Fragozo Pimenta Junior disse:

Perfeito. E tbm é muito longo o prazo né. Mas fiquei pensando, essa rentabilidade parece agressiva. 

Exato. O prazo também não me agrada muito. Pensando em IPCA, eu adoraria outros investimentos com riscos menores até mesmo em um prazo parecido com esse.

E faço a ressalva aos detalhes colocados pelo @Diogo Milioli Ferreira com relação ao EBITDA. Importante que é algo que nos traz uma certa perspectiva melhor sobre a empresa.

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1 hora atrás, Diogo Milioli Ferreira disse:

Olá Azemar!

Em relação a taxa, considero que tem um prêmio muito interessante! Hoje está difícil achar taxas com IPCA + 9,4%, mas muito deve ser considerado na decisão de investir em uma debenture.

Apesar de ser isenta de IR, o investimento em debentures faz sentido quando levamos até o vencimento... e o vencimento nesse caso é para daqui a 7 anos. Precisa considerar se faz sentido na sua estratégia de investimento deixar um patrimônio imobilizado por tanto tempo.

A debenture consiste em empréstimo para a empresa... nesse caso para controle e manutenção da rodovia BR-163 com 1,009 km de extensão atravessando o estado do Mato Grosso (Sinop) e Pará (Miritituba), eixo principal para o transporte de grãos para o Arco Norte.

O maior risco aqui é que a concessão da empresa vai até 2032... esteve sem receber pedágio em 2022... apresentando EBITDA negativo nesse período... durante a obra poderá ficar períodos com redução de fluxo de veículos... 

Então, parece uma boa debenture... com elevado risco... se fosse para me expor, colocaria um patrimonio pequeno, que pudesse ficar imobilizado.... 

Abaixo site da CONASA, controladora da Via Brasil BR 163.

https://ri.conasa.com/via-brasil-br-163/

Brabo demais. 👏🏻👏🏻👏🏻,  o @Raul Sena ta criando uns monstro. 

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