Jump to content
  • 0

Faço o resgate antecipado de título do tesouro prefixado?

Glaucia Toraci Gois

Pergunta

No início da pandemia, entendo que fiz uma péssima compra no tesouro direto, por falta de conhecimento. Continuo até hoje com esses títulos e me voltou a dúvida: vale a pena o resgate antecipado? Não falo de resgate para ganhar com marcação a mercado, mas resgate para tentar reduzir o prejuízo de estar com títulos com taxas tão baixas (7,43% e 7,57%). Como eu faria a análise para decidir?

image.png.11b680901d1345d329a141b91232b87d.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Boa tarde @Glaucia Toraci Gois. Avaliando somente o titulo, se voce resgatar hoje estara recebendo uma rentabilidade menor do que a que foi contratada. Ou seja, sua rentabilidade hoje é de 5,65% e voce contratou a rentabilidade de 7,43% no primeiro titulo comprado

Vamos simular então se o resgate antecipado pode gerar um ganho de oportunidade, ja que na marcação a mercado voce estara tendo prejuizo.

Se voce levar este titulo ate o vencimento, voce tera um valor bruto de aproximadamente R$ 45.327,17. Descontando o IR R$43.027,85.

Se voce resgatar hoje, tera o valor de R$35271,81. Se voce aplicar em um outro titulo prefixado como o de 2029 com taxa de 10,92%, voce teria na data de 01.01.26 o valor bruto de R$ 44.953,58, ou seja, um valor ainda inferior ao que voce conseguiria se levasse o titulo ate o vencimento.

Voce teria um retorno superior se voce aportasse em um investimento com taxa superior a 12%aa, mantida ate a data de 01.01.26.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
13 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Glaucia Toraci Gois. Avaliando somente o titulo, se voce resgatar hoje estara recebendo uma rentabilidade menor do que a que foi contratada. Ou seja, sua rentabilidade hoje é de 5,65% e voce contratou a rentabilidade de 7,43% no primeiro titulo comprado

Vamos simular então se o resgate antecipado pode gerar um ganho de oportunidade, ja que na marcação a mercado voce estara tendo prejuizo.

Se voce levar este titulo ate o vencimento, voce tera um valor bruto de aproximadamente R$ 45.327,17. Descontando o IR R$43.027,85.

Se voce resgatar hoje, tera o valor de R$35271,81. Se voce aplicar em um outro titulo prefixado como o de 2029 com taxa de 10,92%, voce teria na data de 01.01.26 o valor bruto de R$ 44.953,58, ou seja, um valor ainda inferior ao que voce conseguiria se levasse o titulo ate o vencimento.

Voce teria um retorno superior se voce aportasse em um investimento com taxa superior a 12%aa, mantida ate a data de 01.01.26.

Muito agradecida. Há tempos tento chegar numa conclusão, perguntei a amigos, vi vídeos no youtube e não consegui um raciocínio que eu visse lógica, que eu pudesse confiar. Sensacional sua resposta! Vou tentar calcular e chegar nesses valores que vc informou, para aprender e poder aplicar em outras situações. Juro que eu nunca ia imaginar que seria necessário um investimento com taxa superior a 12%aa para valer a pena a troca!

• Brabo 2
Link para compartilhar

Convidado
This topic is now closed to further replies.
  • Criar novo...