Junior Cavichion Hoffmann Postado 26 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2023 Olá turma, blz? Estou com uma dúvida. Não entendi muito bem como eu analiso os relatórios financeiros. Devo analisar ele com indicadores e ir comparando cada um com o passar do tempo? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Adriano Umemura Postado 26 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2023 Boa tarde @Junior Cavichion Hoffmann. Voce esta se referindo aos relatorios trimestrais das empresas? Caso seja, o primeiro ponto a se estudar neste relatorios é o DRE (Demonstração do Resultado do Exercicio). Atraves do DRE a empresa mostra tudo o que foi feito, desde a obtenção da receita ate chegar ao lucro liquido. Desta forma voce consegue ter parametros para comparar com exercicios anteriores e avaliar os rumos da empresa em questão. Alem disso, nos relatorios é mostrado o fluxo de caixa, investimentos, andamento de projetos, ou seja, basicamente todas as informações principais que o investidor necessita. Todas estas informações devem ser somadas aos indicadores para voce realizar a analise. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Junior Cavichion Hoffmann Postado 26 de Setembro de 2023 Author Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2023 18 minutes ago, Adriano Umemura disse: Boa tarde @Junior Cavichion Hoffmann. Voce esta se referindo aos relatorios trimestrais das empresas? Caso seja, o primeiro ponto a se estudar neste relatorios é o DRE (Demonstração do Resultado do Exercicio). Atraves do DRE a empresa mostra tudo o que foi feito, desde a obtenção da receita ate chegar ao lucro liquido. Desta forma voce consegue ter parametros para comparar com exercicios anteriores e avaliar os rumos da empresa em questão. Alem disso, nos relatorios é mostrado o fluxo de caixa, investimentos, andamento de projetos, ou seja, basicamente todas as informações principais que o investidor necessita. Todas estas informações devem ser somadas aos indicadores para voce realizar a analise. Então eu devo ir comparando com o histórico para ir vendo a evolução? Isso? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Adriano Umemura Postado 26 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2023 1 minute ago, Junior Cavichion Hoffmann disse: Então eu devo ir comparando com o histórico para ir vendo a evolução? Isso? Geralmente em cada relatorio eles ja realizam esta comparação. Por exemplo lucro liquido aumentou x% em relação ao trimestre anterior e y% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Este fato se deve a abc.... Em casos pontuais, para entender algo especifico que aconteceu em um periodo passado, voce pode consultar os relatorios antigos. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Adriano Umemura Postado 26 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2023 @Junior Cavichion Hoffmann segue abaixo como exemplo uma parte do relatorio do 2T23 da Unipar Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Junior Cavichion Hoffmann Postado 26 de Setembro de 2023 Author Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2023 10 minutes ago, Adriano Umemura disse: @Junior Cavichion Hoffmann segue abaixo como exemplo uma parte do relatorio do 2T23 da Unipar Eu só estou meio perdido em o que fazer com os dados. A parte dos indicadores que o site Fundamentus mostra eu entendi. Eu achei que eu deveria transformar os dados apresentados na dre em alguns indicadores para poder comparar também 🤔 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Adriano Umemura Postado 26 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2023 6 minutes ago, Junior Cavichion Hoffmann disse: Eu só estou meio perdido em o que fazer com os dados. A parte dos indicadores que o site Fundamentus mostra eu entendi. Eu achei que eu deveria transformar os dados apresentados na dre em alguns indicadores para poder comparar também 🤔 Os indicadores são calculados com os dados do DRE, ou seja, eles representam algumas informações que ja vem mastigadas para voce. Mas o numero por si só não fala muita coisa. Por isso a importancia dos relatorios, para voce transformar os numeros em dados concretos da operação. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Junior Cavichion Hoffmann
Olá turma, blz?
Estou com uma dúvida. Não entendi muito bem como eu analiso os relatórios financeiros. Devo analisar ele com indicadores e ir comparando cada um com o passar do tempo?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
4
3
DIAS POPULARES
26/Set
7
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 4 posts
Junior Cavichion Hoffmann 3 posts
DIAS POPULARES
26/Set 2023
7 posts
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Os indicadores são calculados com os dados do DRE, ou seja, eles representam algumas informações que ja vem mastigadas para voce. Mas o numero por si só não fala muita coisa. Por isso a importanc
Adriano Umemura
Boa tarde @Junior Cavichion Hoffmann. Voce esta se referindo aos relatorios trimestrais das empresas? Caso seja, o primeiro ponto a se estudar neste relatorios é o DRE (Demonstração do Resultado
Posted Images
6 respostas para essa pergunta
Recommended Posts