Jump to content
  • 0

Amortizar ou não o financiamento imobiliário


Convidado Anônimo

Pergunta

Olá, possuo 28 anos tenho 50mil investidos entre ações e FII e reserva de emergência já construída, mudei recentemente para Portugal e tenho a meta de atingir 1 milhão aos 45 anos. Consigo aportar todos os meses cerca de 1500 reais.

Minha duvida é que tenho uma casa financiada no Brasil onde no momento esta alugada pelo mesmo valor da prestação (por ser para um parente próximo), gostaria de saber se ao invés de investir, usar o dinheiro para amortizar as prestações e quitar mais rapidamente o imóvel?  

Falta 272 prestações de 600 reais, onde com 1500 consigo amortizar cerca de 7 prestações por mês.

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Olá, possuo 28 anos tenho 50mil investidos entre ações e FII e reserva de emergência já construída, mudei recentemente para Portugal e tenho a meta de atingir 1 milhão aos 45 anos. Consigo aportar todos os meses cerca de 1500 reais.

Minha duvida é que tenho uma casa financiada no Brasil onde no momento esta alugada pelo mesmo valor da prestação (por ser para um parente próximo), gostaria de saber se ao invés de investir, usar o dinheiro para amortizar as prestações e quitar mais rapidamente o imóvel?  

Falta 272 prestações de 600 reais, onde com 1500 consigo amortizar cerca de 7 prestações por mês.

Bom dia. Qual o CET (Custo efetivo total) do financiamento?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Convidado Anônimo disse:

216 mil, foram 360 meses de 600, prestações não decrescentes 

O CET seria a taxa de juros ao ano ja somado com as outras taxas embutidas. No seu contrato deve constar. Porque para analisar se vale a pena ou não amortizar teria que comparar a CET com a taxa de juros dos investimentos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Tenho exatamente a mesma dúvida, porém com valores um pouco mais salgados.

Eu fiz um financiamento de 550 mil, com taxa efetiva de 7,0 ao ano, em 35 anos.

Minhas parcelas hoje estão em +/- 4.500.

Ainda me restam 142 parcelas, porque tenho amortizado parcelas do final com frequência.

Então daquilo que sobra mensalmente para mim e para minha esposa, geralmente, vão 5k para investimentos e 2-3k vão para amortização dessa dívida.

Editado por Bruno Wasneski De Souza
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...