📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
- 6 respostas
- 520 visualizações
Alguém sabe onde encontrar dados importantes de FIIs de forma fácil? Eu tenho dificuldade de achar de forma fácil. (mais para FIIs de tijolo) - Prazo de vigência dos contratos - Quantidade de clientes do FII e tamanho dele cada um para o FII
Última resposta por Roberto Rodrigues De Lima Barreto, -
- 2 respostas
- 1.4k visualizações
Pessoal, em alguma live da Turma 11, falamos sobre como é calculada a pontuação de cada empresa, dado as respostas das perguntas do diagrama do cerrado. O Raul falou que era um cálculo simples de soma, onde cada SIM vale +1 e cada NÃO vale -1. Antes do curso eu já tinha implementado algo muito semelhante àquilo, porém o SIM somava +1 e o NÃO somava 0. Mas daí fiquei pensando se valeria a pena criar um sistema onde eu coloco pesos nas perguntas. Tipo, "Pergunta A" vale +2/-2, já a "Pergunta B" vale +5/-5. Por um lado penso que assim eu conseguiria dar mais peso às coisas que eu avalio ser mais importantes, por outro, fico com medo de estar tentando direcionar meu q…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 5 respostas
- 814 visualizações
Oi Pessoal, Alguem sabe me responder as duas dúvidas abaixo? Eu opero com 2 corretoras. Supondo que eu tenha WEGE3 em ambas, na corretora A, 100 açoes compradas a 20,00 cada e na corretora B, 100 Açoes compradas a 25,00 cada. 1. Meu preço médio é calculado por corretora (no exemplo acima seria de 20,00 na Corretora A e 25,00 na corretora B) ou é 22,50, desconsiderando as corretoras? 2. Se eu vender WEGE3 na corretora A e no mesmo dia comprar WEGE3 na corretora B. Isso é uma operação de day-trade? O que me leva a ter essas dúvidas é que na declaração de bens do IRPF, os ativos são lançados agrupados; não me lembro de haver distinção entre corretoras, nem para …
Última resposta por Gonçalves Filho, -
- 1 resposta
- 285 visualizações
Alguém poderia me dizer se P/VP e P/VPA sao o mesmo indicador com nomeclatura diferentes?
- 3 respostas
- 420 visualizações
Galera, hoje fui fazer um aporte pelo home broker da Rico e me surgiu uma dúvida, quando fazemos um aporte a preço de mercado, ele acaba mandando em um valor maior do que o valor atual da ação/FII? Por exemplo, eu fui pegar um FII que a cota estava R$ 165, mas por eu escolher a preço de mercado o valor unitario da ação ficou em R$ 188, mas da minha carteira só foi debitado como se eu tivesse pago os R$ 165, esse valor a mais de R$ 23 será cobrado posteriormente?
Última resposta por Salomão Luiz De Araújo Neto, -
- 2 respostas
- 339 visualizações
Boa tarde, estou dando uma olhada em alguns fundos imobiliários e pude perceber que um possui taxa de administração (0,2\%), taxa de gestão (1,1\% ao ano sobre o PL do fundo) e por ultimo e mais confusa para mim, taxa de performance (20\% sobre o que exceder o CDI). Gostaria de uma ajuda para da uma esclarecida nisso, e aprender aonde e sobre quais valores cada taxa incide. Também ter uma noção para saber balancear os dados e ver quando é vantajoso arcar com tantas taxas. Obrigado!!
- 2 respostas
- 952 visualizações
Galera, queria recomendar um site que ajuda muito a entender esse ponto quando você estiver analisando uma empresa: https://www.glassdoor.com.br/ Dá pra usar de várias maneiras: 1) ele é como um "Reclame Aqui" trabalhista, dando pra ver as reclamações dos funcionários 2) dá pra ver o quanto a empresa investe em P&D, vendo os salários e vagas abertas para esses setores. Se ela fala em seu RI que investe em P&D em determinado setor, dá pra combinar as informações do Glassdoor e Linkedin e ver se ela realmente tá montando os times de P&D que diz estar montando 3) dá pra ter uma noção de como anda a alta gestão da empresa, se tiver muita listagem de vagas de posições al…
Última resposta por Gabriel Andrade Bros, -
- 4 respostas
- 232 visualizações
Estava passando a limpo minha carteira e inserindo no diagrâma do serrado e me deparei que o setor financeiro (bancos e seguradoras) não apresentam alguns indicadores que usualmente costumamos utilizar na avaliação de uma ação. Como exemplo pego a Div. Líquida e inclusive no caso de BBSE3, que eu estava analisando, ela não possui nem CAGR. Em um caso como esse, como vocês costumam considerar? E uma dúvida mais de iniciante: Por que eu não poderia avaliar a divida líquida de um banco?
- 1 resposta
- 900 visualizações
Eu tava de bobeira no broker tentando fazer um aporte no HGRE11 e não tava conseguindo, até perceber que esse ativo estava "congelado". Aí reparei que as cotações de modo geral não estavam mudando, cliquei em mais 60 ativos entre ações, ETFs e fundos imobiliários, estavam TODOS congelados e assim ficaram das 17h até às 18h com o fechamento da bolsa. Nunca tinha visto isso acontecer e não sei se é normal ou não... Aí bateu a dúvida: se um trader alugou um caminhão de ações pela manhã, vendeu para recomprar no final do dia e pegou o ativo congelado, acontece o quê? Senta e chora? Ou existe algum tipo de seguro/garantia para esse tipo de situação?
Última resposta por Gonçalves Filho, -
- 1 resposta
- 2.6k visualizações
A Órama lançou um ranking de Fundos Imobiliários, chamado "Quem tá barato?", onde os fundos são rankeados por critérios meramente quantitativos (dividend yeld, P/VP e liquidez diária). É um pouco parecido com o processo que eu mesmo uso para achar fundos imobiliários para analisar (depois eu olho portfólio, inquilinos e outros detalhes antes de comprar). Essa técnica de seleção (screening) nos permite localizar ativos bons pagadores de dividendos e que ao mesmo tempo estejam descontados. O link abaixo dá acesso ao ranking e também explica detalhadamente a metodologia usada: https://analise.orama.com.br/blog/2022/07/06/quem-ta-barato-junho-de-2022/
- 2 respostas
- 275 visualizações
AS AULAS JA ESTÃO LIBERADAS?
Última resposta por Lucas Conradi Santos, -
- 2 respostas
- 372 visualizações
Olá pessoal. Alguem sabe algum Reit de empresas chinesas de fabricantes de carros eletricos? Ex,: BYD? (que possa comprar na corretora Avenue). Abraços
Última resposta por Hioni Robert Dos Santos, -
- 6 respostas
- 680 visualizações
Quando não quero aumentar o meu patrimônio em um determinado FII, mas o direito de subscrição está abaixo do valor atual da empresa (ou mesmo do valor que eu paguei nas cotas). Sempre vale a pena eu vender as cotas pelo preço maior e exercer meu direito de subscrição?
Última resposta por Giovanni Araújo, -
- 4 respostas
- 391 visualizações
Todos sabemos que a OIBR está em um estado critico, com dividas exorbitantes, recuperação judicial e tudo mais. Mas com esse novo projeto, novo foco de ser a maior empresa de fibra ótica do país, será que o risco de investir compensa? gostaria de saber a opinião de vcs. Acredito que seria uma boa oportunidade para aplicar a estratégia do Value Investing. Eu achei interessante a proposta, bem ousada, mas até então não entregaram nada muito inovador e muito convincente.
Última resposta por Evelyn Santos, -
- 1 resposta
- 2.6k visualizações
Olá Raul Sena e equipe. Seguem alguns ajustes que achei interessante e que podem vir na próxima versão do diagrama do cerrado. Sobre as perguntas pessoais para incluir um ativo 1 - Poder editar as perguntas os invés de ter que excluir e incluir novamente. (mais fácil) 2 - Poder reordenar as perguntas. (um pouco mais difícil) Sobre incluir os ativos de FIIs 3 - Ao incluir um FII o sistema não vai direto para o questionário, ele vai pra lista de FIIs diferentemente das ações. Poderia seguir a mesma lógica das ações 4 - Como ele não vai direto ao clicarmos em diagrama para responder as perguntas de FIIs, ao voltar depois de respondido ele vem com a opção "inserir…
Última resposta por Flavio Prado,