📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
- 4 respostas
- 275 visualizações
Olá, pessoal! Concluí recentemente um curso e estou começando a montar minha carteira. No momento, tenho R$ 1.000 investidos em renda variável e estou avaliando a melhor hora para começar a investir em FIIs. Minha dúvida é: faz sentido esperar ter um patrimônio maior antes de entrar nesse mercado, já que os FIIs tendem a se valorizar menos do que ações? Como vocês enxergam essa estratégia?
Última resposta por Matheus Pinheiro Barbosa, -
- 13 respostas
- 695 visualizações
Olá tudo bem com vocês !!! estou no modulo 8, e tenho gostado muito do conteudo mas o modulo de renda variavel não consegui me desenvolver, invisto a pouco mais de 2 ano apenas e atrapalhou um pouco pois os exemplos são dá epoca da gravação dos videos e não reflete o cenario atual. para um lado mais pratico quando devo comprar uma ação ? tem alguma ferramenta ou método para descobrir se o preço dela está barata ou cara ? e nesse metodo tambem poderia ser uma porta para venda já que mostra que o valor dela está acima das expectativas. Isso depois de verificar os fundamentos das empresas e seguir os criterios ensinados, ai temos a WEG3 do Raul e a Klabin do Barsi …
Última resposta por Leandro Ferreira Leite, -
- 10 respostas
- 652 visualizações
Bom dia, galera! Se estamos aqui é porque somos investidores de longo prazo: compramos um ativo sem ter em vista a intenção de vendê-lo. Se batermos o martelo acerca da compra de ações de uma determinada empresa, é porque fizemos minuciosa análise fundamentalista (dentre outros aspectos) daquele organização, e julgamos que ela vai gerar resultados consistentes no futuro. Por conta dessa abordagem, já escutei muito que "investidor buy n hold não olha cotação". No entanto, em muitos vídeos do Raul, ele mesmo já falou sobre momentos ruins de se entrar em uma empresa boa. Ou seja, mesmo que uma empresa passe pelo crivo da análise fundamentalista, existem momentos me…
Última resposta por Tatiany Barth Simao, -
- 11 respostas
- 748 visualizações
Bom dia senhores(as) Estou com as seguintes dúvidas. Dúvida 01 - Se dentro de um mês eu tiver realizado vendas de FII´s e Ações. no valor total inferior a 20 mil reais, tenho que emitir e pagar DARF somente as FII´s correto? Dúvida 02 - Se dentro de um mês eu tiver realizado vendas de FII´s e Ações no valor total superior a 20 mil reais, tenho que emitir e pagar DARF referente a todas elas correto? Dúvida 03 - Para calcular o valor do Lucro, preciso do preço médio de venda correto? Para calcular o preço médio de venda, como devo proceder para fazer a conta considerando a seguinte nota de corretagem? Segue exemplo.... Devo somar todas as tax…
Última resposta por Henrique Magalhães, -
- 4 respostas
- 2.3k visualizações
Olá Sardinhas 🐟 Atualmente como já postei em outro tópico após assistir todas as aulas tenho minha carteira definida e até bem enxuta. Considerando que estou feliz com minha carteira atual e eu continue assim, em qual momento devo avaliar para incluir uma (ou mais) nova ação em carteira? Ou até mesmo pergunto, há necessidade de ir incluindo mais empresas no futuro? Tem relação ao tamanho do patrimônio?
Última resposta por Ires Leandro de Abreu Filho, -
- 4 respostas
- 185 visualizações
Boa tarde meus queridos. Sou iniciante no mundo dos investimentos e estou enfrentando um dilema, tenho um patrimônio baixo (cerca de 20 mil) ja diversificados em quase tudo que dá kkkk ( renda fixa, ações, fiis, cripto), mas tenho uma duvida na hora de investir no exterior. Gostaria de saber se faria sentido começar a dolarizar o patrimônio agora, mesmo com pouco dinheiro investido, ou se isso não impactaria tanto assim na minha carteira assim e talvez fosse mais inteligente aproveitar o momento do país para investir nas oportunidades por aqui mesmo, e começar a aportar no exterior quando tiver um pouco mais de dinheiro? Abraços.
Última resposta por Ricardo Ochoa Pachas, -
- 1 resposta
- 292 visualizações
Senhores, Antes de entrar na AUVP eu já tinha umas 500 cotas do BODB11. Aprendemos na AUVP que estes FICs pagam taxas de adm em dobro, já que os FIIs em que eles investem tb pagam as taxas de adm. Há 01 ano, esse é um dos dois que me dão o melhor retorno na minha carteira de FIIs ( o outro é o BDIF11, que tá caro bagarai!). Alguém já fez análise dele e identificou alguma anomalia? Estou pensando em investir mais. Agradeço antecipado!!!
Última resposta por Flavio Prado, -
- 5 respostas
- 375 visualizações
Bom dia pessoal. Quando sair de um fundo imobiliário? Sei que a pergunta possui vários "depende". No entanto, gostaria de ouvir a experiência e conhecimento de vocês. Vou contextualizar um pouco. O investimento em fundos imobiliários faz parte da minha carteira para complementar aposentadoria em 10 ou 15 anos. Tenho estratégia definida para selecionar o fundo e também diversificar em relação a setores e tipos. Porém, ocorreram duas situações que jogaram 2 fundos no que eu chamo de cemitério, ou seja, não aporto mais. Estes fundos são DEVA11 e VINO11. Tenho usado essa estratégia do cemitério porque se eu vender tenho prejuízo. Então, deixo lá recebendo o q…
Última resposta por Ricardo Ochoa Pachas, -
- 1 resposta
- 117 visualizações
Bom dia aos interessados, analisando o cenário macroeconômico me surgiu uma dúvida... Investindo em ETFs com exposição a mercados emergentes nós somos expostos a economias como China e Índia, mas o que acontece se no conceito de "mercado emergente" esses países não se encaixarem mais? Digamos que se tornem "mercados desenvolvidos" assim como EUA e Europa, o ETF simplesmente venderia as posições desses países? apesar de ter posição em ETFs tanto de emergentes quanto de desenvolvidos, essa mecânica é algo que me confundiu
Última resposta por Ricardo Tuller Mendes, -
Quando uma empresa/acao que comprei for pagar os dividendos, esse valor entra na minha conta da corretora ? ou vai para conta que cadastrei na corretora ? Obrigado
Última resposta por Fernando Ferreira, -
- 41 respostas
- 2.4k visualizações
Pessoal, Tenho 2 ativos que acabei colocando na carteira e eles não tem TAG ALONG ... então como quem não tem TAG não tem nada... estou pensando em vende-las, ai que vem a parte interessante Quando vender ? Elas estão subindo bastante ultimamente, e estou entendendo na pele como é a adrenalina que os Traders sentem na bolsa 😃 kkkkk Como isso pra mim só vai acontecer uma vez, não tem perigo de viciar, mas eu queria algum conselho / ideia de qual seria o melhor momento ou melhor forma de maximizar essa aventura de venda. As 2 danadas juntas já estão com mais de 40% de ganho, algum conselho @Raul Sena
Última resposta por Adriano Yoshida, -
- 5 respostas
- 723 visualizações
Boa tarde a todos! Meio atrasado, mas concluí todos os módulos e estou montando a minha carteira. Tenho duvidas de qual o número ideal de ações para colocar na carteira? Devo comprar uns R$ 50.000,00 entre ações nacionais e internacionais. Devo comprar de quanto em quanto tempo pra garantir um bom preço médio? Desde já agradeço a ajuda!
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 2 respostas
- 169 visualizações
Boa tarde a todos! Espero que estejam todos bem! A fim de compartilhar informações e amadurecer ideias, estou compartilhando o artigo da Universidade Metodista de Piracicaba sobre o tema. Eu considero que uma carteira diversificada depende muito do objetivo e perfil de cada investidor, mas é legal ter uma noção e uma base com o estudo. Segundo o estudo: AÇÕES = Entre 5 e 12 ativos. FIS = Entre 8 e 15 ativos. https://www.redalyc.org/pdf/2737/273754209010.pdf Espero ter contribuído para o tema. 273754209010.pdf
Última resposta por Michel Dias, -
- 3 respostas
- 362 visualizações
Olá!! Eu tenho uma carteira que foi feita por um dos consultores da AUVP em 2022, que é focada em dividendos com as seguintes porcentagens: 25% em renda fixa, 35% Ações, 35% Fundos imobiliários e 5% em criptomoedas. Ela contém cerca de 14 Fundos imobiliários e 9 ações que são: WEGE3, TAEE11, PSSA3, ITSA4, BBDC3, B3SA3, RECV3, FLRY3, SAPR11. Estava pensando em colocar mais três boas pagadoras de dividendos que seriam Copasa (CSMG3), CEMIG (CMIG3) e BB Seguridade (BBSE3), nesse caso passaria a ter 2 ações do setor de saneamento, 2 do setor de energia e 2 do setor de seguros, ou talvez no lugar de BB Seguridade o Bando do Brasil (BBAS3) passando a ter 3 banc…
Última resposta por Cézar Busato, -
- 3 respostas
- 718 visualizações
Boa tarde investidores saidinhas. Eu assisti um vídeo a respeito de CDB, onde títulos de IPCA até +8 e onde certos momentos a renda fixa é até melhor que a variável, trabalhando no contra fluxo, algo que eu sempre fiz errado, achava que o mais rentável no momento era melhor "renda fixa" kkk. E que a exemplo um investidor fazia aportes de média 800 Reais, onde Raul dizia que era bom fazer uma diversificação de até 7 a 10 empresas. Sabido da necessidade da diversificação entre nas variáveis e nos fixos, é regra ter nas duas ramificações para poder sempre trabalhar no contra fluxo e sempre estar com as melhores opções na medida do possível? Ou da pra ser feliz…
Última resposta por Ricardo Ochoa Pachas,