💸 Renda Fixa
Você quer discutir sobre CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, RFs, Debêntures, RFs, LCs e tudo mais? Esse é o lugar!
-
- 2 respostas
- 215 visualizações
No minuto 2:53 na aula 12, ele fala sobre um cálculo manual previamente ensinado com o objetivo de fazer a comparação entre o título abordado na aula e o CDB, por exemplo. Não me lembro do que se trata nem consegui encontrar nas aulas anteriores o momento que ele fala a respeito disso. Alguém saberia me dizer do que se trata e como funciona? Ele diz ser a mesma coisa com debêntures, que pelo que eu vi, é um assunto que ele aborda somente na aula 13(uma aula depois)
Última resposta por Leandro Ferreira Leite, -
- 2 respostas
- 62 visualizações
Dúvida: Marcação a mercado só é possível quando o título é comprado no site do tesouro, ou tbm pela plataforma da corretora? 🐟
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 2 respostas
- 434 visualizações
Estou em dúvidas sobre alguns fatores, primeiro o que é o duration e o que ele representa? Segundo, com relação ao vencimento, por exemplo, 180 dias, eu só posso retirar o dinheiro após esses 180 dias? E após esse período o valor pode continuar no invertimento? Continuaria rendendo? Em terceiro, sobre o pagamento de juros mensal e semestral, qual é mais vantajoso? No pagamento de juros semestral ocorre o efeito dos juros compostos durante os seis meses?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 2 respostas
- 220 visualizações
Olá, pessoal, não sei se esse é o local certo para fazer o tópico, mas é o seguinte. Acabei o curso e estou começando a inserir as informações nas ferramentas para organizar minha carteira. Queria ver com vocês se na parte de cadastrar os ativos de renda fixa, como CDB, colocamos o valor bruto ou o liquido que aparece na corretora :) Podem me ajudar com essa dúvida? Obrigada!
Última resposta por Lidiele Moura, -
- 2 respostas
- 1.5k visualizações
Boa tarde meu caros, eu estou no módulo de renda fixa e creio já havia entendido sobre marcação a marcado e a aula abriu mais ainda a mente. A pergunta que não quer calar embora acho que talvez saiba a resposta: qual o momento ideal de pegar um tesouro IPCA ? Sei que tem a questão do aporte e se naquele momento tiver pedindo o aporte nessa classe teoricamente você deveria fazer mas a questão é como sei o momento exato de pegar um IPCA+ , devo me basear nas análises econômicas da época e considerar que pode haver uma diminuição da inflação e assim investir em um título para ganho de marcação a mercado ou análise deve ir além da econômica? Grato por qualquer aj…
Última resposta por Wenner Luiz Santana Nunes, -
- 2 respostas
- 128 visualizações
Galerinha, boa tarde. Sou da turma 38 e sou novato aqui, assistindo as aulas do Raul, me deparei com um duvida que me deu um nó na cabeça, em uma das aulas, ele disse que todo investimento (aplicações) valeria 1.000,00 no final (que o governo aumentaria ou diminuiria o valor investido de acordo com a taxa, para que quando chegasse ao fim estivesse no valor contratado), mas existem "aplicações" do tesouro IPCA+, cujo o valor ja esta maior do que os 1.000,00 (que teria que atingir no final). Sei que é uma pergunta boba, mas se alguem puder me ajudar em como funciona certinho eu agradeço.
Última resposta por Helder Jr, -
- 2 respostas
- 246 visualizações
Estou com muita dificuldade em analisar o fluxo para aplicar o conceito do contrafluxo proposto. Cenário atual : Selic dez/24 : 11,25% IPCA dez/24 : 4,76% Valores históricos máximos recentes: Selic jan/23 : 13,75% IPCA jan/23: 5,6% A meta do governo para inflação é de 3% Como vocês correlacionam os indicadores (Selic e IPCA) com o fluxo para tomada de decisão de investimentos?
Última resposta por Mateus Henrique De Sousa Mello, -
- 2 respostas
- 129 visualizações
A primeira regra dos investimentos é a SEGURANÇA, como visto nas aulas com o Raul. Aprender a investir no mercado financeiro não é tão fácil, pode levar tempo, dedicação e investimentos prévios em cursos de finanças, até que a pessoa se sinta apta para operar nesse mercado. A segurança é um fator fundamental na hora de investir, principalmente no que consiste à volatilidade do mercado financeiro que indica a variação/flutuação de preços de ativos, como ações, moedas, títulos, commodities etc, sendo um indicador importante para determinar o sucesso ou o fracasso de operações, especialmente na bolsa de valores. Essa oscilação do mercado afeta a relação entre …
Última resposta por Paula Borges Falcão, -
- 2 respostas
- 103 visualizações
Prezados, Gostaria de entender por que a taxa de juros de um título está a 0,05% e o outro a 0,12%. Desculpe pela minha ignorância, mas assisti ao vídeo várias vezes e não consegui compreender a razão dessa diferença, já que ambos são atrelados à Selic. Essa diferença se deve ao ano de vencimento ou há outro fator que influencia? Quanto maior a taxa, melhor o rendimento? Estou começando a investir e vi que o ideal é fazer uma reserva de emergência. É melhor investir no Tesouro Selic, como mencionado no curso, ou tentar o Tesouro IPCA+ para garantir um retorno acima da inflação? Como ambos podem ser resgatados no mesmo dia, a diferença seria apenas na…
- 2 respostas
- 158 visualizações
Bom dia, pessoal! Sou nova no curso e estou com uma dúvida referente ao Tesouro Selic. Coloquei uma parte do dinheiro lá e o rendimento está negativo, gostaria de entender o motivo, se alguém puder me ajudar. Vou deixar aqui o print
Última resposta por Alikaelli Porciuncula, -
- 2 respostas
- 465 visualizações
Olá, já entendi o conceito de marcação a mercado e encontrei no site do tesouro o gráfico onde posso ver se os meus títulos estão acima ou abaixo do valor teórico. Minha dúvida é no momento da compra, como eu poderia saber se o valor real do título que estou comprando naquele momento está acima ou abaixo do valor teórico? Minha corretora só me informa o valor real, não seria interessante saber o valor teórico também no momento da compra, para saber se estou comprando em um bom momento?
- 2 respostas
- 406 visualizações
Bom dia pessoal! Esse é meu primeiro post aqui n comunidade......! No módulo 3, o Raul falou de marcação a mercado de todos os produtos do Tesouro, exceto do indexado a taxa Selic. Por qual motivo? Ele não sofre a mesma variação que os outros produtos do Tesouro?
- 2 respostas
- 206 visualizações
Bom dia, já peço desculpa pela ignorância, mais não estou conseguindo entender o Lance de o titulo valer 1.000,00 no final - no tesouro pré-fixado e tesouro IPCA+. Então nesse caso IPCA+ 2029 valendo 3.249,29 - como pagar 1.000 no final? Estaria perdendo dinheiro antes de contratar, bugou minha cabeça estou entendendo errado, podem me ajudar?? Não entendi mesmo esse 1 mil reais - no final do período.
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 2 respostas
- 223 visualizações
Olá pessoal, tenho uma dúvida com relação a rentabilidade anual apresentada pela plataforma do BTG pactual. Segue um exemplo: Notem que temos uma taxa "global" (IPCA + 11,34%) que entendo ser o total de retorno segurando a debênture até o fim do prazo. Porém, eu gostaria de uma ajuda para entender melhor essas taxas de 7,68% que aparecem até o final do período.
- 2 respostas
- 585 visualizações
Boa tarde. Validando o conceito da possibilidade de marcação, compra com ágil/deságil e também analisando se vale adicionar este título na carteira, pegando o exemplo de hoje 27/02/2024 Tesouro Selic 2027 onde esta taxa no site do tesouro de 0,12%, consequentemente o preço do título esta mais caro olhando o seu histórico: olhando na corretora XP esta com a rentabilidade de SELIC + 0,1063% (comprando com deságil, OK?) seria correto afirmar que este títolo não compensaria entrar na carteira pelos seguintes fatos: 1º Seu valor esta muito caro e isso zera a possibilidade de ocorrer futuramente uma venda a marcação a mercado. 2…
Última resposta por Marcio De Almeida Rosa,