Jump to content
  • 0

CALCULADORAS COMPARATIVAS, Qual usar?


Gerson Ferreira Leite

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

O Raul usa uma calculadora da RICO onde ele coloca os dados de uma LCI ou LCA por exemplo e compara com o Tesouro direto ou IPCA +  de uma forma mais facil. Ai eu queria saber se existe algum outro lugar ou corretora que possua uma calculadora  semelhante ao das aulas. Eu to tentando de outras formas aqui mas as vezes os resultados saem diferentes. Se não houver me viro aqui... E aguardo sair mais atualizações.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Gerson Ferreira Leite disse:

O Raul usa uma calculadora da RICO onde ele coloca os dados de uma LCI ou LCA por exemplo e compara com o Tesouro direto ou IPCA +  de uma forma mais facil. Ai eu queria saber se existe algum outro lugar ou corretora que possua uma calculadora  semelhante ao das aulas. Eu to tentando de outras formas aqui mas as vezes os resultados saem diferentes. Se não houver me viro aqui... E aguardo sair mais atualizações.

Esta comparação é para voce equiparar um titulo isento de IR em relação a um titulo que desconta IR.

Na plataforma da AUVP investimento esse valor ja é mostrado na coluna "rentabilidade ao ano".  Para efeitos de comparação entre os títulos, aqueles que são isentos de imposto de renda têm suas rentabilidades ajustadas como se fossem títulos que sofrem incidência de imposto de renda, considerando os respectivos prazos de vencimento. Também para efeito de comparação, o percentual de rentabilidade disponível é calculado considerando o período definido de 12 meses, independente do prazo de vencimento de cada título.

Outra forma de voce calcular seria utilizando as formulas:

Para saber a rentabilidade de um CDB equivalente a uma LCI ou LCA é possível utilizar a fórmula abaixo:

Taxa LCI/LCA = Taxa CDB X (1 − IR)

Por exemplo, um CDB que paga uma taxa prefixada de 15%aa seria o equivalente a uma LCI/LCA que paga 12,75%aa  para um prazo de vencimento acima de 721 dias

Ja para saber a rentabilidade de uma LCI ou LCA equivalente a um CDB, basta utilizar a fórmula abaixo:

taxa CDB =Taxa LCI/LCA / (1 − IR)

Uma LCI ou LCA que pague uma taxa de 10%aa seria o equivalente a um CDB pagando 11,76% para um prazo de vencimento acima de 721 dias

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...