💸 Renda Fixa
Você quer discutir sobre CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, RFs, Debêntures, RFs, LCs e tudo mais? Esse é o lugar!
-
-
- 5 respostas
- 511 visualizações
Segundo o Raul é possível o governo aumentar a taxa de juros caso o título esteja encalhado. Como saber se um título do tesouro está encalhado ou não? Temos como mensurar a aquisição?
Última resposta por Sineyda Bianquini, -
-
-
- 7 respostas
- 460 visualizações
Acredito num possivel aumento da inflação, qual a opnião de voces ?
Última resposta por Leonardo Andrade, -
-
-
- 3 respostas
- 456 visualizações
Bom dia novamente! Raul a segunda duvida é sobre marcação a mercado. A principio eu entendi o fenomeno, o valor do titulo tem que ser 1000 no vencimento, se a taxa sobe o preço desce e o contrario tambem é verdadeiro. Minha duvida no caso é quando se tem diversos titulos na carteira e se deseja fazer a marcação, porem esses titulos a principio tinha taxas bem diferentes. Um exemplo pra ilustrar: Comprei um primeiro titulo onde a taxa era de 5\%a.a. e em outro momento comprei um segundo titulo e incrivelmente a taxa era de 10\% a.a. e ainda tenho os dois em carteira. Pelo que eu entendi o sistema não me deixa escolher qual titulo eu quero vender e sim o mais antigo. Então…
Última resposta por Evelyn Santos, -
-
-
- 2 respostas
- 269 visualizações
Ola pessoal, bom dia! Espero que estejam todos bem. Raul, tenho duas duvidas bem leigas mas que gostaria de tentar sana-las. Vou postar separadas para que não haja muita confusão. A primeira é sobre o valor dos titulos na compra. Se o valor dos titulos no vencimento tem que ser 1000 reais por que o valor inteiro de varios deles é acima de 1000 reais? Obviamente nao compraremos titulos acima de 1000 e receber 1000 no vencimento, eu só queria entender por que do valor inteiro do titulo ser maior. Na minha cabeça, se o titulo vale mil no vencimento o valor inteiro dele deveria ser abaixo. Eu sei que deve ser algo bem estupido porem está ai. Obrigado e um bom dia!
Última resposta por alvaro clark martins, -
-
- 19 respostas
- 805 visualizações
Gostaria de compartilhar com vocês sobre o local onde estão deixando a Reserva de Emergência. A princípio eu achei um banco que o CDB rendia 100\% do CDI, mas depois encontrei outro que rende 107\%. Como neste segundo existe um tempo de 90 dias para pode utilizar eu estou migrando aos poucos do primeiro para o segundo, evitando que ao precisar resgatar eu perca o rendimento ou pague IOF. E vocês?
Última resposta por Thais Gratão, -
- 3 respostas
- 378 visualizações
Raúl, o que você pensa sobre atrelar a carteira de renda fixa à objetivos de curto e médio prazo? Achei interessante a carteira que você montou, mas eu faria ela somente para objetivos de curto e médio prazo. Para objetivos de longo prazo eu coloco 80\% em Renda Variável (FII, Ações, Stocks etc.) e 20\% em Tesouro Selic (reserva de oportunidade). O que você pensa sobre isso? acha interessante montar uma carteira de renda fixa para longo prazo?
Última resposta por Willy Bueno, -
-
- 2 respostas
- 410 visualizações
Não sei se todos sabem, mas desde 1º de agosto de 2020, os investidores do Tesouro serão beneficiados com uma redução na taxa de custódia da CBLC – aquela de 0,25\% ao ano . O melhor é que, desses investidores, aproximadamente 433 mil terão isenção total dessa taxa, ou seja, 0\% ao ano . E como saber se você faz parte dessa parcela de investidores beneficiados com a isenção total dessa taxa? Basicamente, ela será válida sobre o montante de até R$ 10 mil investidos nesse título . Mas e se você possui r um montante superior a esse valor, nesse mesmo título ? Nesse caso , a taxa será cobrada somente sobre o excedente desse valor. Para entender melhor, vamos utilizar um exe…
Última resposta por ROBERTO ARLINDO PINTO, -
-
-
- 4 respostas
- 429 visualizações
Fiquei com uma dúvida. A marcação a mercado é um movimento totalmente especulativo ou é possível prever estatisticamente a queda do juros e a consequente valorização do título? Pergunto pois, a meu ver, nesse momento não seria interessante a compra de títulos do governo visando a marcação ao mercado, uma vez que o o cenário econômico parece estar indicando um aumento da inflação e um possível aumento da Selic no ano que vem.
Última resposta por Raul, -
-
- 6 respostas
- 417 visualizações
Estava aqui pensando, já que quem paga o rendimento do tesouro é o próprio governo, qual a necessidade de tributá-lo? Não seria mais fácil apenas diminuir a taxa? Já que o dinheiro está praticamente saindo e voltando para a mão do governo.
Última resposta por Adriana Braga Tran, -
-
- 7 respostas
- 489 visualizações
Estava analisando os investimentos em debêntures, CRIs e CRAs pela Easynvest e lá possui uma coluna chamada Rating. O que seria isso, já que o Raul não falou nos vídeos e nem têm na plataforma da Rico?
Última resposta por Victor da Gama Gomes, -
-
-
- 12 respostas
- 344 visualizações
Estou numa dúvida cruel: largar o título enquanto não tá no prejuízo alto ou esperar? Porque certamente 7,5\% eu já to vendo que deu ruim. rs
Última resposta por Victor da Gama Gomes, -
-
-
- 4 respostas
- 512 visualizações
Colegas, achei um conteúdo sobre as garantias referente às debêntures e resolvi fazer um compilado, caso alguém se interesse em adquirir debêntures e saber em que ordem receberia: A garantia faz com que o debenturista receba o pagamento da dívida que a companhia contraiu. A Debênture poderá ter as seguintes garantias: (i) garantia real (hipoteca de um imóvel); (ii) garantia flutuante - privilégio geral sobre o ativo da companhia – preferência sobre os credores quirografários em caso de falência da companhia emissora; (iii) quirografária – concorre com os demais credores em garantia; (iv) subordinada – o titular tem preferência apenas sobre os acioni…
Última resposta por Evelyn Santos, -
-
- 12 respostas
- 628 visualizações
Fiquei com uma dúvida na parte do Tesouro Selic, sobre a taxa de deságio. Por exemplo, se eu comprei um título em 01/10/2020 com rentabilidade da taxa SELIC + 0,37\%, com vencimento em 01/01/2025. Eu vou receber a Taxa SELIC + 0,37. Esse deságio de 0,37 será pago uma única vez, no final do vencimento do título? Ex: SELIC rendeu 8\% de 10/2020 até 01/01/2025 + 0,37\%. Seria isso? Ou vou receber SELIC + 0,37 ao ano? Se ocorrer a venda antecipada do título, continuarei a receber o deságio? obs: O Raul respondeu algo similar no tópico criado pela Andressa Barbosa, mas ainda fiquei confuso neste conceito.
Última resposta por Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias, -
-
- 6 respostas
- 444 visualizações
Só uma errata, ali na aula 2 tem as taxas de corretagem e isso já sofreu modificação desde que o vídeo foi gravado, várias corretoras zeraram a corretagem e as outras baixaram. Acho que vale uma errata... Abraço
Última resposta por Marcos Vinícius Tombini Munaro, -
-
-
- 4 respostas
- 576 visualizações
Dúvida muito básica, mas eu não consegui uma resposta completa sobre a questão da rentabilidade do Tesouro Selic. Entendi que o Tesouro Selic: - tem rentabilidade diária - rende pela taxa Selic over, não pela Selic meta - varia conforme as determinações trimestrais do COPOM Na prática: Compro agora em outubro/2020 um Tesouro Selic 2025 com rentabilidade = Selic + 0,35\% Até 2025 esse meu valor irá render diariamente uma fração proporcional à taxa selic over anual que estiver vigente no dia da atualização , acrescido do proporcional dos 0,35\%? Esse adicional que garanti na compra será mantido até o final ou ele também varia, conforme a oferta do Tesouro Dire…
Última resposta por Andressa Mara Prestes Barbosa, -