Jump to content
  • 0

Dúvidas sobre Tesouro IPCA+


Pergunta

Caros colegas sardinhas, espero que todos estejam bem.

Estou atualmente no módulo 3 e algumas coisas não ficaram claras pra mim.

Primeiro, não entendi muito bem do porquê o valor do título na data de vencimento ser maior do que R$ 1000. O Raul disse que o valor é ajustado pela inflação, mas seria em relação a data que você está adquirindo o título? Por exemplo, se o site mostra um valor de R$ 2000 na data de vencimento em 2030, esses R$ 2000 de 2030 seriam os R$ 1000 de hoje?

Outro ponto interessante é que o Raul disse que é possível especular no Tesouro assim como na bolsa, não entendi esse tópico. Como você especula no Tesouro?

Obrigado e boa tarde!

Felipe

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
5 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Obrigado pelas respostas @Edison Paulini e @Adriano Umemura!

Pelo o que eu entendi, os melhores momentos para vender antecipadamente os tesouros IPCA e préfixado seriam quando há aumento do valor dos títulos (queda das taxas)?

Sim, mas teria que calcular se o valor resgatado antecipadamente, ao se aplicar em um investimento no momento do resgate, possibilitaria ter mais ganhos do que se levasse o titulo até o vencimento.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Obrigado pelas respostas @Edison Paulini e @Adriano Umemura!

Pelo o que eu entendi, os melhores momentos para vender antecipadamente os tesouros IPCA e préfixado seriam quando há aumento do valor dos títulos (queda das taxas)?

Exatamente, Felipe.

Contudo será necessário levar outros fatores em conta. O quanto este títulos estaria de aumento (a relação entre valor teórico e valor real como chamamos e inclusive o próprio site do tesouro disponibiliza essa informação), dedução do IR e se na venda você teria algum outro título para investir o qual gera uma rentabilidade maior do que se você levasse seu título do tesouro até o vencimento.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Livia De Oliveira Figueiredo disse:

pelo que entendi, sim..
se for isso, e considerando que há previsão de queda da taxa de juros, seria um bom momento pra adquirir tesouro IPCA ou prefixado pra vender quando os juros cairem?

Sim, na teoria é lindo. Entretanto, não tem como garantir que irá cair. Por exemplo, agora estamos em um cenário em que está previsto cair, mas amanhã podemos "do nada" entrar em uma pandemia, ou ser afetados por alguma guerra (até mesmo entrar em guerra) e tudo disparar.

O ideal é comprar os títulos de renda fixa conforme a estratégia da sua carteira. Eventualmente você terá oportunidade de fazer boa marcação a mercado conforme as oscilações ao longo do tempo.

Existe uma aula de contrafluxo também que você irá assistir um pouco mais pra frente de onde está agora, que explica como você deve pensar em relação ao mercado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá pessoal, aproveitando o tópico aberto para não precisar criar um novo, estou também com uma dúvida no mesmo tema.

 

recentemente comprei títulos do tesouro IPCA+45 com taxa de 5,72. Essa taxa se mantem até o presente momento, porém meu título demonstra queda no gráfico e no rendimento. Alguém pode me explicar porque estou negativo se o título continua com a mesma porcentagem de 5,72?

 

123114F1-F67D-427C-9DEA-4FB69408D938.png.5a0ffce3b28b5d2d9ffbb53300535a02.png

2917B6BA-09F6-463C-81D9-34149AAC4CC1.png

Editado por Lucas Consoli
Erro ortografico
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Lucas Consoli disse:

Olá pessoal, aproveitando o tópico aberto para não precisar criar um novo, estou também com uma dúvida no mesmo tema.

 

recentemente comprei títulos do tesouro IPCA+45 com taxa de 5,72. Essa taxa se mantem até o presente momento, porém meu título demonstra queda no gráfico e no rendimento. Alguém pode me explicar porque estou negativo se o título continua com a mesma porcentagem de 5,72?

 

123114F1-F67D-427C-9DEA-4FB69408D938.png.5a0ffce3b28b5d2d9ffbb53300535a02.png

2917B6BA-09F6-463C-81D9-34149AAC4CC1.png

Lucas, dá uma olhada no site do tesouro e veja se as informações batem. Lá quando se clica para ver o gráfico dos preços teórico e real você vê também a taxa teórica e real.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Lucas Consoli disse:

Olá pessoal, aproveitando o tópico aberto para não precisar criar um novo, estou também com uma dúvida no mesmo tema.

 

recentemente comprei títulos do tesouro IPCA+45 com taxa de 5,72. Essa taxa se mantem até o presente momento, porém meu título demonstra queda no gráfico e no rendimento. Alguém pode me explicar porque estou negativo se o título continua com a mesma porcentagem de 5,72?

 

123114F1-F67D-427C-9DEA-4FB69408D938.png.5a0ffce3b28b5d2d9ffbb53300535a02.png

2917B6BA-09F6-463C-81D9-34149AAC4CC1.png

O Tesouro IPCA+ é desenhado para ser mantido até o vencimento, e a taxa acordada de 5,72% mais IPCA é garantida apenas se você mantiver o título até essa data. Se você vender antes, o valor recebido será o valor de mercado do título naquele momento, que pode ser maior ou menor do que o valor investido inicialmente.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Lucas Consoli disse:

É então, mas eu achei que ele sofreria marcação negativo quanto a taxa subisse acima do contratado. Ou seja, ainda não entendi o funcionamento também kkk

Lucas, vamos tentar ilustrar:

O título irá como regra valer R$1000 no vencimento. No caso do título IPCA será esse valor ajustado pela inflação, ou seja, nominalmente no vencimento seu título poderá estar com um valor de R$3000 (exemplo) mas com o poder de compra de 1000 de hoje.

Para facilitar vamos focar no 1000, beleza?

Vamos supor que o título com a taxa de 5,72 seja com um vencimento para 10 anos. Para neste período com uma taxa anual de 5,72 o título chegar no vencimento valendo 1000 ele estaria hoje aproximadamente no valor de R$573.

Screenshot_20240131-095449-983.png.c9bd7116e0a08cc2c41ebe4165afed61.png

Agora vamos imaginar que a taxa tenho se elevado para 5,98. Se aplicarmos essa taxa no mesmo valor de 573, o valor no vencimento do título seria superior aos 1000 que como regra ele terá que valer:

Screenshot_20240131-095511-288.png.a8b5d69870a5c4ebbf2eafaaf1836359.png

Então, para que ainda tenha o valor de 1000 o valor título deverá ser ajustado para baixo para que a taxa aplicada chegue a entregar os 1000 no vencimento:Screenshot_20240131-095606-657.png.72c410b49cfcb8dd196ca4f6f85d73a7.png

 

A mesma lógica vale para quando o título cai. Se ele cair, o título no vencimento irá valer menos que 1000 então novamente o título deverá ser ajustado mas dessa vez para cima.

Aqui que a coisa acontece e podemos ter a regra: 

Se a taxa cai  o título sobe (e aqui que podemos iniciar a avaliação para realizar a marcação a mercado);

Se a taxa sobe o título cai e estaríamos perdendo valores se realizarmos a marcação. Então é o momento em que não fazemos nada.

 

Espero que lhe ajude!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Lucas Consoli disse:

Olá pessoal, aproveitando o tópico aberto para não precisar criar um novo, estou também com uma dúvida no mesmo tema.

 

recentemente comprei títulos do tesouro IPCA+45 com taxa de 5,72. Essa taxa se mantem até o presente momento, porém meu título demonstra queda no gráfico e no rendimento. Alguém pode me explicar porque estou negativo se o título continua com a mesma porcentagem de 5,72?

 

123114F1-F67D-427C-9DEA-4FB69408D938.png.5a0ffce3b28b5d2d9ffbb53300535a02.png

2917B6BA-09F6-463C-81D9-34149AAC4CC1.png

Bom dia @Lucas Consoli. Baseado na data de hoje o seu titulo esta sendo oferecido para venda com taxa de IPCA+5,86% , ou seja, uma taxa superior a que voce comprou. Sendo assim seu titulo é marcado para baixco, sendo vendido ao valor de R$1259,45.

Veja que voce somente perdera dinheiro se decidir vender antecipadamente. Se levar até o vencimento terá a taxa contratada

 

Captura de Tela 2024-01-31 às 10.37.06.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Lucas Consoli Olá Lucas. Acho que eles usaram a calculadora de juros compostos para determinar a taxa que deveria estar. Eu comprei um título Tesouro IPCA+5,45% e hoje está 5,49%, como esperado, esse título desvalorizou um pouco (vendo a marcação a mercado na prática kkkkkkk). Mas não entendo o seu caso, se um cai, era para o outro lado subir. Tenta ver os gráficos oficiais no site do Tesouro.

Screenshot_20240131_171003_Chrome.jpg

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Lucas Consoli disse:

Oi Adriano, mas onde eu encontro essa taxa que vc enviou? Entrei hoje para comprar mais alguns títulos e a porcentagem continua 5,72

Existe um spread de compra e venda. Ao entrar no site do tesouro, em titulos / preços e taxas / resgatar voce tem acesso ao preço de venda do titulo hoje.

 

Captura de Tela 2024-01-31 às 17.57.02.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...