💬 Comunidade AUVP
-
- 1 resposta
- 453 visualizações
Olá bom dia, ainda estou no início do curso mas pesquisei já pela internet e não achei nenhuma resposta convincente sobre o assunto, por exemplo, ações do "Santander", tem SANB11, SANB4 E SANB3. Ações da "Klabin" tem KLBN3 x KLBN4 x KLBN11. Isso por si só já me deixa confuso, se eu quero investir no banco santander por exemplo, qual é a "certa"? Se eu comprar qualquer uma das três ao final é na mesma coisa? Deve ser uma dúvida bem inicial mas agradeço se alguém puder esclarecer, obrigado.
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 19 respostas
- 723 visualizações
Uma dúvida besta sobre o orçamento domestico. Supermercado e farmácia, por exemplo, entram em custo fixo? Só para ter 100% de certeza que faremos certo em casa.
Última resposta por Erik Shine, -
- 5 respostas
- 307 visualizações
Olá, estou com dúvidas no lançamento do orçamento doméstico no que tange as retenções na fonte, como Imposto de renda e previdência, faço planilha de controle doméstico desde 2008 e lanço o rendimento bruto e não liquido, já no sistema da AUVP devo lançar o rendimento bruto e lançar a retenções na fonte como custo fixo? Ou laçar somente o rendimento liquido?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 1 resposta
- 290 visualizações
Meu PIAR saiu da seguinte forma Como eu já possuía muita renda fixa alocada, estou tentando equilibrar minha carteira com a renda variável. - Comprei ações da WEGE3, BBSE3, ITSA3, EGIE3 Nacionais que são a base da minha carteira - Comprei ETFs IVV para diversificação de renda variável no exterior - Comprei ETF VNQ e VNQI para REIT's no exterior Hoje a distribuição está mais ou menos assim Estou com planos de crescimento de patrimônio de 10 anos e minha dúvida é: * Vale a pena comprar FII's agora para diversificar nem que seja uma porcentagem baixa (5%) ou vale mais a pena investir em ações nacionais * REIT's eu coloquei…
- 1 resposta
- 226 visualizações
Bom dia pessoal! Peço desculpas se esse tópico estiver repetido... Estou me achando na ferramenta ainda... Se eu vender no mesmo dia FIIs diferentes, por exemplo, 10 KNCR11, com lucro de R$100,00 e 10 HTCR11 com prejuizo de R$500,00. No final do mês, deve-se emitir a Darf dos 20% do lucro da KNCR11 ou o que vale é o acumulado do mês de todas as FIIs vendidas e portanto não há imposto a ser pago?
- 2 respostas
- 1.6k visualizações
Boa tarde meu caros, eu estou no módulo de renda fixa e creio já havia entendido sobre marcação a marcado e a aula abriu mais ainda a mente. A pergunta que não quer calar embora acho que talvez saiba a resposta: qual o momento ideal de pegar um tesouro IPCA ? Sei que tem a questão do aporte e se naquele momento tiver pedindo o aporte nessa classe teoricamente você deveria fazer mas a questão é como sei o momento exato de pegar um IPCA+ , devo me basear nas análises econômicas da época e considerar que pode haver uma diminuição da inflação e assim investir em um título para ganho de marcação a mercado ou análise deve ir além da econômica? Grato por qualquer aj…
Última resposta por Wenner Luiz Santana Nunes, -
- 1 resposta
- 224 visualizações
boa tarde a todos! Ao entrar para comprar um ativo na plataforma no caso do HGBS11 . Aparece para mim HGBS11 e HGBS11T qual a diferença entre eles ? Vi que o preço é diferente no caso. Em outra plataforma aparece somente HGBS11. obrigado
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 7 respostas
- 594 visualizações
Pessoal, pergunta aleatória pra quem entende do assunto, qual tipo de tijolo é melhor para isolamento acústico: Siporex (concreto celular) ou bloco de concreto (aquele com 2 furos no meio)? Ps.: Não tenho espaço nas paredes para colocar um isolamento próprio como lã de rocha.
- 2 respostas
- 4.5k visualizações
Adquiri em Março/2024 um CRA da Minerva Foods (R$50.000,00 investido). A taxa na época segundo o assessor da XP era PRÉ-FIXADA em 12,16% a.a. (equivalendo na ocasião 110% do CDI) No App da XP diz que os Juros são semestrais, Amortização no Vencimento, Liquidez, Carência e Vencimento em 17/03/2031 Eu não fazia ideia do que isso significava, mas a informação era que com a taxa de juros básica caindo, esse investimento seria uma proteção contra a queda da taxa de juros... MAS HOJE no App da XP quando entro para olhar esse CRA, ele mostra que desde o investimento realizado, o rendimento é de R$ - 502,52 (rentabilidade -1,20%) e meu patrimônio final …
- 6 respostas
- 273 visualizações
Pessoal surgiu uma dúvida aqui (mais uma 😅) supondo que em projeções eu esteja conseguindo atingir minha liberdade financeira em pouco menos de 10 anos (sei que 10 anos é tempo pra cacete e muita coisa muda, mas vou usar a projeção pra seguir o raciocínio, que é o que temos). ainda sim, nesse cenário, faria sentido buscar a diversificação do PIAR com o mínimo de 7 raízes? ou faria mais sentido já ir me posicionando mais voltado para uma carteira focada em dividendos e renda mensal? fiis por exemplo? eu entendo da importância da diversificação, do PIAR e do diagrama do cerrado, mas já ouvi o @Raul mencionar sobre o rebalanceamento da carteira no momento em q…
- 3 respostas
- 207 visualizações
Vamos lá, acompanhado o chat da live de ontem vi uma pergunta interessante sobre ter o capital para quitação do imóvel, se seria viável quitar, vou citar um exemplo a pessoa tem sei lá 170k investidos e deve do financiamento de sua casa 90k paga parcelas de 1k(sendo parcelas decrescentes) levando em conta que o juros que ela pegou no financiamento seja de 8,5% ao ano, não seria viável quitar certo, partindo do princípio que investiria este capital em algo que rendesse mais, seria este o raciocínio correto, relacionado a quitação de imóvel ou não?
Última resposta por Matheus P S, -
- 4 respostas
- 370 visualizações
Boa tarde, sardinhada! Tudo em riba? Uma dúvida simples que me bateu revisando aqui meus ativos. O ETF VNQ que investe em REITs, no diagrama do cerrado faria mais sentido o mesmo ser cadastrado na categoria de REITs ou em ações internacionais mesmo?
Dúvida Referente a boas ofertas asseguradas pelo FGC de bancos menos estáveis no mercado.
por Jefter- 4 respostas
- 241 visualizações
Estava assitindo a aula 10 do Módulo 3, onde fala sobre a sopa de letrinhas dos bancos cobertos pelo FGC. O Raul mostrou alguns indicadores pra saber se o banco é confiável como o Indice de Basiléia e o Indice de Mobilização. Ele comentou que bancos menos estáveis que tem esses Índices abaixo do esperado normalmente dão algumas ofertas "melhores" considerando o risco agregado a ele. A minha dúvida é: Eu começando agora nesse mundo dos investimentos, tendo pouquísimo patrimônio (10/15/30K) sabendo que estou totalmente segurado pelo FGC, não seria interessante apostar nesse tipo de oferta, já que, se o banco quebrar eu seria ressarcido, inclusive com os juros prometidos até…
- 1 resposta
- 315 visualizações
Tenho um amigo de mais idade que por enquanto só conhece poupança e títulos de capitalização, meu pai contou que eu fiz uma “especialização em investimentos” no caso a nossa querida AUVP KKKKK Ele veio me perguntar dicas sobre investimentos que rendam mais e que sejam seguros, detalhe, ele não quer declarar imposto de renda. eu sei que negociando ações ele teria que declarar e mesmo assim não se aplicaria ao perfil dele por ele querer resgatar em até 5 anos. Pensando nisso ele comentou sobre FIIs e eu sobre renda fixa que seria o ideal e então me surgiu as seguintes dúvidas. quem investe APENAS em renda fixa, Tesouro direto e CDB, precisa decl…
- 2 respostas
- 479 visualizações
Tenho uma dúvida referente como saber qual o tipo de Prefixado vale mais a pena para realização de marcação a mercado. Acredito que estamos em um cenário onde a taxa selic pode ser reduzida pelo Bacen, porém não tenho ideia de qual tipo de prefixado seria ideal para comprar, sendo que pode haver uma queda na selic em menos de 1 ano. O prefixado de 2026 está com o vencimento mais perto, caso a taxa selic caia, esse prefixado tem maior chance de aumentar o preço do que o de 2029 que pode aumentar porém não na mesma proporção que a de 2026.... Gostaria de saber se essa linha de raciocínio está correto?
Última resposta por Matheus Malheiros Pinto,