💬 Comunidade AUVP
-
- 19 respostas
- 893 visualizações
Pessoal, sobre o diagrama com Cerrado, como vocês alocam ETF's? No caso ETF’s dolarizados, como o IVV11 como alocar no diagrama? Sobre uma carteira: 20% - Ações internacionais. 20% - Ações nacionais. 10% - Fundos imobiliários. 40% - Renda fixa. 10% Cripto. Como analisar essa composição?
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 2 respostas
- 246 visualizações
Gostaria de saber se eu entendi como funciona o FGC, tenho medo de estar com algum conceito errado. O meu limite total é de 1 milhão, entretanto, o máximo que posso ter em uma única instituição é 250 mil. Correto? Exemplo: Se eu possuir exatamente 1 milhão investido em CDB's, em 10 instituições (100.000 cada), todo o valor investido está coberto pelo FGC, correto?
Última resposta por Waleska Barros, -
- 2 respostas
- 134 visualizações
No módulo 3 aprendemos sobre o FGC, porém fiquei com uma dúvida. Se eu tiver um investimento em CDB e RDB do Bradesco (por exemplo), os dois títulos serão cobertos pelo FGC? será 250 mil para cada título?
Última resposta por William Redig, -
- 2 respostas
- 74 visualizações
Fala galera! Na aula sobre Tesouro Selic foi explicado que os bancos precisam terminar o dia com mais depósitos do que saques e, para isso, um determinado banco que acabou o dia com mais saques pega um empréstimo com outro banco, o chamado "DI". O Raul pontua que a taxa Selic sofre oscilações diárias devido a essa realidade. As minhas dúvida são: (1) o que acontece se todos os bancos, ou quase todos, terminarem o dia com mais saques do que depósitos e não conseguirem contrair empréstimo para uns com os outros? (2) Como isso influencia na variação diária do Tesouro Selic e, havendo essa variação, como isso é corrigido para, ao fim do período, entregar o rendimento da taxa …
- 1 resposta
- 414 visualizações
Boa tarde pessoal estou terminando o modulo 3 atualmente e esperei acabar parar tirar minhas duvidas. Ao aprender sobre os investimentos do Tesouro me deparo com o ``Tesouro IPCA+´´ ao investir nele sei que meu dinheiro esta protegido da inflação e que quando o titulo vencer vai entregar exatamente o valor prometido; gostaria de saber como que ele me protege da inflação exatamente?, seria o caso de não importar como inflação esteja ele vai me pagar o IPCA da época que comprei o titulo ou vai me pagar o valor nominal (poder de compra) do titulo no vencimento?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 2 respostas
- 51 visualizações
Olá, pessoal. Queria uma ajuda pra um possível problema no IR. Esse é o primeiro ano que vou fazer a declaração por minha conta, e nos anos anteriores tinha alguém que fazia por mim. Acontece que ao assistir as primeiras aulas sobre IR e puxar as minhas informações pré-preenchidas notei que na seção de "Bens e direitos" os valores referentes à situação em 2023 (para ações) não foram calculados utilizando o preço médio, e sim a cotação do fechamento do ano - exatamente um dos cenários problemáticos destacados na aula. Dito isso, não sei qual o melhor caminho para resolver. Eu ajusto os valores nos campos de situação de 2023 com os valores corretos + detalhamento …
Última resposta por Artur Barbosa, -
- 3 respostas
- 522 visualizações
Galera boa tarde, Estou com uma duvida no CDB. por exemplo seu eu colocar R$ 150.000 no CDB rendendo 100% do CDI vai me render um valor todo mês ( 1600 aprox.) vai ter o desconto do IR de 22,5%. esse desconto vai caindo conforme o tempo que fica aplicado até chegar em 15%. a minha duvida é: no primeiro mês ele desconta essa taxa de 22,5%, mas se eu sacar apenas o rendimento, o tempo continua contando até chegar nos 15% ou ele ZERA e volta os 22,5%? Para ser regressivo, não posso mexer em nenhum valor? Bom FDS a todos!!!
Última resposta por Wagner Martins Dos Santos, -
- 1 resposta
- 502 visualizações
Pessoal estou analisando algumas empresas para começar a investir, alguém pode me ajudar uma boa margem líquida para o setor de petróleo e gás, setor de mineração.
Última resposta por Matheus Malheiros Pinto, -
- 8 respostas
- 296 visualizações
Tenho um cdb que o vencimento é amanha dia 17/12 do banco master, o que eu faço quando vencer? o dinheiro volta para a conta? eu deixo parado, não sei o que fazer kkkkk
- 9 respostas
- 1.3k visualizações
Fala pessoal tudo bem? Recentemente acabei de concluir as aulas sobre os FIIs e mesmo assistindo mais de uma vez fiquei com algumas dúvidas que apenas o vídeo não me respondeu. Vou usar como exemplo a KNRI11 que nesse momento esta por R$ 158,86 e seu último dividendo foi de R$ 1,00 por mes. Fazendo uma conta rápida aqui, sei que 10% do valor investido no fundo (isso no período de um ano) é igual a R$ 15,88 e o mesmo período de dividendos vão se totalizar em R$ 12,00. Logo não seria mais vantajoso eu ter esse valor investido em renda fixa que me traz uma segurança maior e menos volatilidade? Sei que tem alguns parâmetros que não estou consideran…
Última resposta por Carlos Madeira, -
- 4 respostas
- 728 visualizações
Pessoal, estou aos poucos investindo, mas ainda com muuuuitas dúvidas, mesmo realizando o curso, algumas coisas na plataforma de investimento me deixa intrigado. estou atualmente utilizando a XP, e lá, coloquei um valor relativamente baixo na selic. Como o Raul falou no curso, a Selic não perde, só vai pra cima, mas no meu caso deu algum problam ai kkkkk eu perdi dinheiro (são minhas primeiras 24h com o investimento) alguém consegue me explicar o que houve aqui? acehi que ia ganhar 0,65 centavos, mas ali está negativo kk (rindo de nervoso)
Última resposta por Patrick De Lima, -
- 2 respostas
- 541 visualizações
Boa tarde pessoal, Atualmente tenho 2 ações do setor na minha carteira: a Engie (principal) e Taesa (investimento bem mais modesto). Pro que busco no Brasil, empresas mais seguras e pagadoras de dividendos, estou pensando em incluir mais uma ou duas ações do setor no carteira, para repor o espaço deixado pela ENBR (não vou deixar que o setor ultrapasse 20 % das minhas ações nacionais). Atualmente estou pensando em incluir Alupar e Eletrobras na carteira. O que vocês acham ? Poderiam me dizer também o que consideram na hora de analisar empresas deste setor ?
Última resposta por Luis Eugênio Gomes Freitas, -
- 6 respostas
- 271 visualizações
Eu estou para fazer um aporte e estou comparando com o antigo sistema que eu usava para investir e percebi uma diferença. Até pouco tempo eu não usava o sistema, isso pois ainda precisava reanalisar e dar nota para os ativos. Meu sistema antigo era baseado em porcentagem. Eu definia uma porcentagem que um ativo teria na minha carteira e ia investindo. O sistema da AUVP usa um sistema de Risco, certo, mas como funciona essa conta? O que me deixa com um pé atrás é que eu não entendo esse sistema de balanceamento. Enquanto na minha planilha eu já atingi o percentual definido, no sistema, está pedindo para eu investi quase um 1/4 da porcentagem atual das minhas…
Última resposta por Rafael Lopes Novais, -
- 7 respostas
- 444 visualizações
Boa tarde a todos! Recentemente finalizei a aula 5 do módulo 03, e me surgiu algumas dúvidas: O Tesouro Selic pode render a baixo da inflação? Pois sei que é inversamente proporcional, ou seja, Selic baixa implica IPCA alto, e Selix alta implica IPCA baixo. Sendo assim, caso eu invista em um título do Tesouro Selic com vencimento em 2029, considerando a Selic atual (10,50% a.a.), quando eu for retirar lá em 2029, o valor da Selic poderia estar abaixo da inflação, e, dessa forma, perder poder de compra? Ou é considerado o valor da Selic atual (se bem que ele é um título pós-fixado, né?!)? Desde já agradeço!
Última resposta por Samuel Dias Da Silva Dantas, -
- 3 respostas
- 85 visualizações
Boa noite pessoal, para a organização de uma carteira… tenho ações do Bradesco(BBDC4), posso manter elas na carteira ou seria mais aconselhável eu fazer uma mudança para as ações ordinárias ?
Última resposta por Fabio Augusto De Araujo,