Jump to content
  • 0

Como analisar o ROIC?


Maila Silva

Pergunta

Olá, procurei na comunidade sobre o ROIC e li muitos posts esclarecedores mas gostaria de fazer mais algumas perguntas.

O ROIC informa o quanto uma companhia é capaz de gerar a partir de todo capital investido, incluindo aportes de terceiros ou por meio de dívidas.

1) Portanto quanto maior o ROIC, melhor?

2) Como avaliamos a capacidade de uma empresa de investir o seu capital de forma inteligente? Devemos compará-la com outras empresas do mesmo setor (levando em consideração as proporções de cada uma)?

3) Analisando os dados de empresas historicamente, o ROIC deve crescer de acordo com o crescimento do ROE?

4) O fato de uma empresa ter um ROE elevado e ROIC baixo, significaria ineficiência em gerar retorno com o capital nela aplicado pelos investidores?

 

Obrigada!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 11/10/2023 at 18:24, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Maila Silva. Sim, quanto maior o ROIC melhor. A formula para se calcular o ROIC seria :

ROIC = NOPLAT / Capital Total Investido

Sendo que NOPLAT deriva do inglês Net Operating Profiting Less Adjusted Taxes. Em outras palavras, o NOPLAT é o lucro operacional sem os impostos. Já o capital total investido é basicamente a soma de todos os investimentos feitos na empresa pelos acionistas e terceiros. Quanto maior o Lucro frente ao capital investido maior o ROIC, ou seja, a empresa é eficiente em trazer retorno com o capital total nela aplicado por investidores e terceiros. 

Sim, tanto o ROE como o ROIC eu considero como bons indicadores para se realizar comparações entre empresas do mesmo setor.

POr exemplo, uma empresa possui um NOPLAT de R$500 mil sobre um capital investido de R$5milhoes, tendo um ROIC de 10%. Outra empresa teve um NOPLAT de R$1 milhão mas sobre um capital investido de R$20 milhoes tendo um ROIC de 5%. Veja que apesar da segunda empresa ter tido um lucro maior ela foi menos eficiente em relação ao retorno proporcionado em cima do capital investido

Os 2 irão crescer a medida que o lucro da empresa cresce. Contudo, dependendo da fase em que a empresa se encontra os 2 poderão ter crescimentos diferentes. Veja que o ROIC trabalha sobre o capital investido e o ROE sobre o patrimonio da empresa. Mas ambos medem a eficiencia da mesma

Não necessariamente. Eu vejo os 2 indicadores como complementares na analise, e não para ser avaliado de forma comparativa.

Boa noite, Adriano

Aproveitando esse topico e sua explicacao:

 

1. Haveria um valor "ideal" para ROE e ROIC, tal qual o percentual ideal de margem liquida para industria (8%) e servicos (20%)? Isto eh, um percentual que deveriamos nos idealizar como norte de acordo como porte e/ou segmento de negocio? Ou somente deverei comparar avaliando a performance de empresas do mesmo segmento?

2. Ha exemplos em que o ROE e o ROIC sao dispares.  Ja que eles sao indicadores complementares e nao para serem comparados, qual eu deveria dar mais peso/importancia no caso de percentuais opostos (um negativo, e um positivo)? Essa importancia varia a depender do setor (industria, servico, comercio, agro)?

Pela pareceu para mim o ROIC ser mais importante em caso de disparidade, mas fiquei na duvida se essa importancia mudaria a depender de qual segmento de negocio. Fiquei a pensar que no setor servicos talvez o ROIC deve ser mais relevante do que industria que tem maquinario, ou fazendas de gado onde o patrimonio colocaria o ROE como motriz chave da sustentabilidade da empresa.

 

Obrigada desde ja.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Jéssica Mendonça Dias disse:

1. Haveria um valor "ideal" para ROE e ROIC, tal qual o percentual ideal de margem liquida para industria (8%) e servicos (20%)? Isto eh, um percentual que deveriamos nos idealizar como norte de acordo como porte e/ou segmento de negocio? Ou somente deverei comparar avaliando a performance de empresas do mesmo segmento?

 

Boa noite @Jéssica Mendonça Dias. Na minha opinião indicadores como ROE e ROIC são melhor utilizados no aspecto comparativo entre empresas do mesmo setor do que em valores absolutos.

1 hour ago, Jéssica Mendonça Dias disse:

2. Ha exemplos em que o ROE e o ROIC sao dispares.  Ja que eles sao indicadores complementares e nao para serem comparados, qual eu deveria dar mais peso/importancia no caso de percentuais opostos (um negativo, e um positivo)? Essa importancia varia a depender do setor (industria, servico, comercio, agro)?

Pela pareceu para mim o ROIC ser mais importante em caso de disparidade, mas fiquei na duvida se essa importancia mudaria a depender de qual segmento de negocio. Fiquei a pensar que no setor servicos talvez o ROIC deve ser mais relevante do que industria que tem maquinario, ou fazendas de gado onde o patrimonio colocaria o ROE como motriz chave da sustentabilidade da empresa.

 

A grosso modo, enquanto o ROE mede o quanto de rentabilidade o acionista do empreendimento pode esperar, o ROIC mede o quanto os acionistas mais os credores do empreendimento podem esperar.

Um outro aspecto seria que, pelo fato do ROIC se utilizar do lucro operacional, ele desconsidera o resultado financeiro da empresa. Se olhar a Sadia antes dos derivativos vai ver que nos ultimos anos ela manteve o mesmo ROE porém o ROIC foi caindo ano a ano ou seja o lucro não vinha da operação e sim do financeiro.

O ideal é avaliar o motivo da diferença na tentativa de interpretar o que esta acontecendo com a empresa.

Uma ultima observação. Empresas que possuem ROE ou ROIC negativos refletem empresas que estão tendo prejuizo. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Convidado
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Criar novo...