Jump to content
  • 0

Dúvida DARF


Gustavo Soares Assalin

Pergunta

Aloouu
Boa tarde pessoal, será que alguém poderia me ajudar?
Mês passado eu vendi meus FIIs e ao pegar as notas de negociações para emitir as DARFs não encontrei a de compra de uma específica, apenas a de venda.
PS.: Encontrei no meu e-mail informações sobre direito de subscrição.

Informações sobre o FII:
LVBI12
Direito de Subscrição (eu possuía LVBI11)
Período de Solicitação  11/09/2023 à 20/09/2023 16:00
Preço da Cota  R$ 116,77
Quantidade  23
Valor total  R$ 2.685,71
Data de Débito  21/09/2023

Nota de venda:
Quantidade 23
Preço da Cota R$ 0,22
Valor total  R$ 5,06

Print da nota de venda:
image.png.a0c299539cebbd1a730bdcab01c8cd07.png

Com isso tenho algumas dúvidas:
1- Alguém saberia me dizer o pq LVBI11 virou LVBI12?
2- Esta DARF não precisa, correto? Já que houve prejuízo.
3- Por vender mais de um FII, deve gerar uma única DARF para todos ou deve ser gerado uma para cada ativo?
4- Nos FIIs também tem a questão do prejuízo do mês ser usado para compensar uma venda em outro mês?

 

Agradeço desde já.

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Boa tarde @Gustavo Soares Assalin. No print mostra a venda de 2 cotas de fundo imobiliario e de 23 direitos de subscrição.

Direito de subscrição é o direito de preferência do cotista para adquirir novas cotas de um fundo em decorrência da proporção das cotas que possui quando há aumento das mesmas. Este ativo pode ser negociado no mercado secundário e tem um período de validade que, quando atingido, implica na extinção dos Direitos.

23 minutes ago, Gustavo Soares Assalin disse:

2- Esta DARF não precisa, correto? Já que houve prejuízo.

Como voce recebeu o direito e realizou a venda, o valor total é considerado como lucro

24 minutes ago, Gustavo Soares Assalin disse:

3- Por vender mais de um FII, deve gerar uma única DARF para todos ou deve ser gerado uma para cada ativo?

Pode ser gerado um unico darf

24 minutes ago, Gustavo Soares Assalin disse:

4- Nos FIIs também tem a questão do prejuízo do mês ser usado para compensar uma venda em outro mês?

Sim, voce pode contabilizar o prejuizo e utiliza-lo para abater lucros futuros da venda de fiis

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
39 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Gustavo Soares Assalin. No print mostra a venda de 2 cotas de fundo imobiliario e de 23 direitos de subscrição.

Direito de subscrição é o direito de preferência do cotista para adquirir novas cotas de um fundo em decorrência da proporção das cotas que possui quando há aumento das mesmas. Este ativo pode ser negociado no mercado secundário e tem um período de validade que, quando atingido, implica na extinção dos Direitos.

Como voce recebeu o direito e realizou a venda, o valor total é considerado como lucro

Pode ser gerado um unico darf

Sim, voce pode contabilizar o prejuizo e utiliza-lo para abater lucros futuros da venda de fiis

Olá Adriano, agradeço a ajuda, mas ainda não ficou claro uma coisa:

O direito de subscrição da LVBI11 virou LVBI12, deveria contabilizar essa compra para o preço médio da 11 ou seria um ativo totalmente novo?

Se for um novo ativo, beleza:
compra - venda = se der lucro, multiplica por 20% = valor DARF a ser emitida.
Mas como deu prejuízo no mês, não precisa de DARF e uso como "gordura" para outras vendas.

Se for o mesmo ativo (LVBI11), tiro o preço médio e repito o processo acima.

Está correto meu raciocínio?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2
11 minutes ago, Gustavo Soares Assalin disse:

O direito de subscrição da LVBI11 virou LVBI12, deveria contabilizar essa compra para o preço médio da 11 ou seria um ativo totalmente novo?

Então... para voce ter o direito de subscrição de 23 cotas, voce tinha em determinada data um numero de cotas que gerou este direito. Não é que as cotas se transformaram no direito de subscrição. O codigo 12 representa isso, direito de subscrição. Ele fica como se fosse um ativo. Caso voce exerça o direito este ativos com codigo 12 se transformam em codigo 13, ate a data para conversão em cotas com codigo 11.

O que voce negociou foram os direitos que recebeu devido a sua posição em determinada data descrita no processo de subscrição. Sendo assim, se voce recebeu com custo zero e foi vendido a R$0,22 obteve lucro. Se voce não vendesse ou exercesse iria virar pó.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Então... para voce ter o direito de subscrição de 23 cotas, voce tinha em determinada data um numero de cotas que gerou este direito. Não é que as cotas se transformaram no direito de subscrição. O codigo 12 representa isso, direito de subscrição. Ele fica como se fosse um ativo. Caso voce exerça o direito este ativos com codigo 12 se transformam em codigo 13, ate a data para conversão em cotas com codigo 11.

O que voce negociou foram os direitos que recebeu devido a sua posição em determinada data descrita no processo de subscrição. Sendo assim, se voce recebeu com custo zero e foi vendido a R$0,22 obteve lucro. Se voce não vendesse ou exercesse iria virar pó.

Ah, entendi agora.

Muito obrigado!!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...