Jump to content
  • 0

Por que eu deveria investir em Tesouro Selic, sendo que o tesouro IPCA+ me protege da inflação?


Áleks Ryan Crisóstomo Machado

Pergunta

Se houver uma comparação entre o tesouro IPCA+ e o Tesouro Selic (ou até mesmo um Tesouro pré-fixado favorável), o IPCA+ sempre terá um lucro mais assertivo, uma vez que leva em consideração a questão da inflação. Pensando nisso, não compensaria estrategicamente falando, investir somente nele e em alguns outros títulos pré-fixados, para que se obtenha, além da proteção da inflação, um maior lucro com marcação a mercado? Por que eu deveria investir em Tesouro Selic, pensando nisso? Ou quando que seria vantajoso?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
22 minutes ago, Áleks Ryan Crisóstomo Machado disse:

Se houver uma comparação entre o tesouro IPCA+ e o Tesouro Selic (ou até mesmo um Tesouro pré-fixado favorável), o IPCA+ sempre terá um lucro mais assertivo, uma vez que leva em consideração a questão da inflação. Pensando nisso, não compensaria estrategicamente falando, investir somente nele e em alguns outros títulos pré-fixados, para que se obtenha, além da proteção da inflação, um maior lucro com marcação a mercado? Por que eu deveria investir em Tesouro Selic, pensando nisso? Ou quando que seria vantajoso?

Boa tarde. Áleks!

Tenho a opinião que depende do seu objetivo.

É correto afirmar sim que um tesouro IPCA+ lhe protegerá da inflação. Mas não o vejo como um tipo de investimento para um prazo mais curto, por exemplo.

Levando o fator tempo em consideração, o tesouro Selic praticamente não sofre de marcação a mercado e pode ser utilizado como um investimento para prazos com data definida pois a não marcação a mercado permite que você saque o valor sem correr o risco de perder com a marcação em si.

Já o Tesouro IPCA sofre da marcação a mercado então se gera um risco de se fazer a venda antecipada do título e perdendo rentabilidade por eventualmente estar em momento o qual o preço real dele está abaixo do teórico.

 

Na minha opinião, não tem um título melhor que o outro neste caso. Vai depender do objetivo.

 

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
48 minutes ago, Áleks Ryan Crisóstomo Machado disse:

Se houver uma comparação entre o tesouro IPCA+ e o Tesouro Selic (ou até mesmo um Tesouro pré-fixado favorável), o IPCA+ sempre terá um lucro mais assertivo, uma vez que leva em consideração a questão da inflação. Pensando nisso, não compensaria estrategicamente falando, investir somente nele e em alguns outros títulos pré-fixados, para que se obtenha, além da proteção da inflação, um maior lucro com marcação a mercado? Por que eu deveria investir em Tesouro Selic, pensando nisso? Ou quando que seria vantajoso?

o tesouro IPCA te protege da inflação e paga um "bonus" a mais.

O que no final pode ser um rendimento maior ou menor que um prefixado ou tesouro selic comprado na hora certa, cada um deles vai depender de você comprar na hora certa

o Tesouro selic nao vai te proteger da inflação "por definição", mas acaba te protegendo se o rendimento dele for maior que o IPCA + bonus.

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Áleks Ryan Crisóstomo Machado disse:

Se houver uma comparação entre o tesouro IPCA+ e o Tesouro Selic (ou até mesmo um Tesouro pré-fixado favorável), o IPCA+ sempre terá um lucro mais assertivo, uma vez que leva em consideração a questão da inflação. Pensando nisso, não compensaria estrategicamente falando, investir somente nele e em alguns outros títulos pré-fixados, para que se obtenha, além da proteção da inflação, um maior lucro com marcação a mercado? Por que eu deveria investir em Tesouro Selic, pensando nisso? Ou quando que seria vantajoso?

@Áleks Ryan Crisóstomo Machado como disseram os colegas, tudo vai depender do objetivo e do momento. A comparação seria como comparar maçã com laranja. São frutas, mas com "objetivos" diferentes rsrsrs 

Se você tem um perfil mais conservador realmente o Tesouro IPCA+ vai te proteger da inflação ao longo do tempo, no entanto você poderia estar perdendo a oportunidade de pegar um Tesouro Prefixado de longo prazo pagando uma taxa alta e que poderá render um ganho com a marcação a mercado ou simplesmente deixando ir até o vencimento. Por outro lado, se você estiver no momento certo de pegar um Tesouro IPCA+ pagando a parte fixa com um percentual alto, você também poderá ter um ganho com a marcação a mercado ou simplesmente deixando ir até o vencimento. 

São estas questões que nos mostram que não tem certo ou errado. Tem o momento certo e tem o longo prazo, onde a sua carteira de Renda Fixa terá títulos de vários tipos, que vão se compensando e maximizando cada oportunidade que encontramos nos aportes que fazendo ao longo do tempo.

Espero ter ajudado.

PS: como estamos no início da formação da carteira acabamos não vendo, ou mesmo não tendo a noção, de como a carteria conterá vários "momentos" diferentes. Com uns 3-4 anos (ou mais) aportando e "pegando" momentos diferentes de juros vamos conseguir "ver" melhor.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Áleks Ryan Crisóstomo Machado disse:

Se houver uma comparação entre o tesouro IPCA+ e o Tesouro Selic (ou até mesmo um Tesouro pré-fixado favorável), o IPCA+ sempre terá um lucro mais assertivo, uma vez que leva em consideração a questão da inflação. Pensando nisso, não compensaria estrategicamente falando, investir somente nele e em alguns outros títulos pré-fixados, para que se obtenha, além da proteção da inflação, um maior lucro com marcação a mercado? Por que eu deveria investir em Tesouro Selic, pensando nisso? Ou quando que seria vantajoso?

Você não investe reserva de emergencia e caixa em uma aplicação que não tenha liquidez. Do que adianta render mais, se quando você precisar, estiver perdendo dinheiro com marcação a mercado? Para investimento em renda fixa, que o foco é o médio/longo prazo, concordo com você. Agora para dinheiro que precisa de liquidez você não pode deixar ele em IPCA+

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...