Jump to content
  • 0

Preços de ETFs e métricas


Alexandre Sales

Pergunta

Bom dia gente!!

 

Estava aqui pensando comigo mesmo...o que define o preço de um ETF é a variação dos ativos dentro dele? Ou é o preço a última negociação, exatamente como se fosse uma stock?

Porque imaginando que seja essa última opção, haveria uma possibilidade de um desconto, não (ou mesmo um ágio, em alguns casos)? E nesse caso, não haveria uma métrica para avaliar isso, como um P/VP? Não encontrei nada do tipo nos sites que costumo olhar para analisar ETFs.

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
19 minutes ago, Alexandre Sales disse:

Bom dia gente!!

 

Estava aqui pensando comigo mesmo...o que define o preço de um ETF é a variação dos ativos dentro dele? Ou é o preço a última negociação, exatamente como se fosse uma stock?

Porque imaginando que seja essa última opção, haveria uma possibilidade de um desconto, não (ou mesmo um ágio, em alguns casos)? E nesse caso, não haveria uma métrica para avaliar isso, como um P/VP? Não encontrei nada do tipo nos sites que costumo olhar para analisar ETFs.

@Alexandre Sales a "mecânica" da cotação do ETF na B3 é meio lúdica rsrsrsrs

O ETF efetivamente tem as ações em carteira e o patrimônio oscila com as negociações feitas na B3. Existem agentes que monitoram o valor teórico que o ETF deveria ter e a cotação na B3, e vão negociando as cotas do ETF ganhando esta micro-variação e isto faz com que a cotação na B3 não descole loucamente do índice que o ETF segue.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Alexandre Sales a "mecânica" da cotação do ETF na B3 é meio lúdica rsrsrsrs

O ETF efetivamente tem as ações em carteira e o patrimônio oscila com as negociações feitas na B3. Existem agentes que monitoram o valor teórico que o ETF deveria ter e a cotação na B3, e vão negociando as cotas do ETF ganhando esta micro-variação e isto faz com que a cotação na B3 não descole loucamente do índice que o ETF segue.

Espero ter ajudado.

Obrigado pela resposta, Flávio!!

Sabe me dizer se isso também é "a regra" na bolsa americana?

Falo aqui tanto de ETFs como IVV (que seguem índices mais famosinhos) como de outros ligados a setores específicos (p ex XLV no setor de saúde, VDC pra consumo, etc).

Sobre as métricas, eu cheguei a ver, no Yahoo Finance, chamado Price/Book, que parece ser algo meio equivalente a um P/VP, mas achei que todos estavam muito baixos, com um desconto bem grande, então me pareceu meio suspeito 😅

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Alexandre Sales disse:

Obrigado pela resposta, Flávio!!

Sabe me dizer se isso também é "a regra" na bolsa americana?

Falo aqui tanto de ETFs como IVV (que seguem índices mais famosinhos) como de outros ligados a setores específicos (p ex XLV no setor de saúde, VDC pra consumo, etc).

Sobre as métricas, eu cheguei a ver, no Yahoo Finance, chamado Price/Book, que parece ser algo meio equivalente a um P/VP, mas achei que todos estavam muito baixos, com um desconto bem grande, então me pareceu meio suspeito 😅

@Alexandre Sales eu não tenho investimentos fora, então não cheguei a olhar com mais detalhes certos ponto, no entanto a bolsa brasileira copia praticamente tudo da bolsa americana, então eu diria para você que a chance do mecanismo ser o mesmo beira os 99,999% que é igual.

Até onde sei o Price/Book não se aplica para ETFs. Ele é usado para Stocks. Você pode dar uma olhada no site ETFs (https://www.etf.com/) que é específico para ETFs.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
6 horas atrás, Alexandre Sales disse:

Obrigado pela resposta, Flávio!!

Sabe me dizer se isso também é "a regra" na bolsa americana?

Falo aqui tanto de ETFs como IVV (que seguem índices mais famosinhos) como de outros ligados a setores específicos (p ex XLV no setor de saúde, VDC pra consumo, etc).

Sobre as métricas, eu cheguei a ver, no Yahoo Finance, chamado Price/Book, que parece ser algo meio equivalente a um P/VP, mas achei que todos estavam muito baixos, com um desconto bem grande, então me pareceu meio suspeito 😅

 

NAV (Net Asset Value) Valor patrimonial líquido

Tanto os fundos mútuos quanto os ETFs calculam o valor patrimonial líquido (NAV) às 16h, horário do leste, em cada dia de negociação.

 O NAV é o valor de cada ação medido pelo valor de todas as participações subjacentes do fundo aos seus preços de fecho. No entanto, como o ETF é negociado ao longo do dia, há momentos em que o NAV e o preço real de mercado diferem, embora as diferenças tendam a ser minúsculas.

Portanto, para fins de cálculo, a medida mais disponível para uso é o NAV, mas se você precisar calcular um desempenho mais preciso, poderá usar o valor patrimonial líquido intradiário ou indicativo (iNAV) , se disponível. 

Um dos benefícios de investir num ETF é que este é frequentemente negociado ativamente, o que deve compensar a dispersão mínima entre os spreads de compra/venda reais e os spreads de compra/venda negociados que constituem a variação entre o valor de mercado e o NAV.  

Cálculo

A qualquer momento, o preço de mercado de um ETF depende da oferta (venda) e da procura (compra) no mercado. No entanto, o valor patrimonial líquido da carteira de ações que o ETF representa é importante, uma vez que se o preço de mercado subir ou descer significativamente em relação ao NAV, então os investidores institucionais irão envolver-se em criações e resgates que arbitram o preço de volta para mais perto do seu NAV .

Portanto, podemos supor que o preço de mercado de um ETF líquido será frequentemente muito próximo, se não igual, ao seu NAV.

Vamos considerar um exemplo de investimento em um ETF hipotético chamado simplesmente “A”. Digamos que o NAV do ETF A seja de US$ 100 e você compre 50 ações por um custo total de US$ 5.000 (US$ 100×50). Três meses depois, o NAV é de US$ 115. Suas 50 ações agora valem US$ 5.750 (US$ 115×50) com um lucro de US$ 750 (US$ 5.750 a US$ 5.000); e o retorno do período de manutenção é ($5.750-$5.000)/$5.000=15%.

Então, como é calculado o NAV diário de um ETF? Este valor é retirado dos preços de fecho mais recentes das participações do ETF (numa base ponderada) mais qualquer dinheiro que este retenha. Em seguida, deduza quaisquer passivos que o ETF possa ter em seu balanço e divida esse valor pelo número de ações do ETF em circulação.

NAV = (ativos - passivos)/ações de ETF em circulação

 

O desempenho real exibido em uma declaração de corretagem para um ETF mantido em sua carteira pode diferir ligeiramente do cálculo que você faz do NAV porque o valor de mercado pode ser ligeiramente diferente do NAV, conforme mencionado acima. No entanto, essas variações devem ser apenas leves e impactar minimamente o seu desempenho total.

 

O que é o NAV de um ETF?

Os ETFs mantêm uma carteira de ações. O valor desta carteira (mais quaisquer disponibilidades de caixa e menos quaisquer passivos) é o NAV. Por ação, você divide esse valor pelo número de ações do ETF em circulação.

 

Por que os preços dos ETFs permanecem próximos do seu NAV?

Como os ETFs passam por um processo de criação e resgate , os investidores institucionais e os traders sofisticados venderão (resgatarão) ETFs e comprarão a cesta de ações subjacentes quando o preço do ETF subir muito acima do NAV, e farão o oposto quando o preço de mercado cair. bem abaixo do NAV. Este mecanismo de arbitragem de ETF tende a manter o preço próximo do NAV.

 

O que é o iNAV de um ETF?

iNAV, conforme mencionado acima, significa NAV intradiário ou indicativo. É imputado por alguns corretores em nome de seus clientes para estimar o valor em tempo real da carteira de participações de um ETF, em vez de confiar no NAV de fechamento do final do dia.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...