Jump to content
  • 0

A escolha entre ON, PN ou UNIT?


David Castello Branco Assunção

Pergunta

Pessoal, bom dia!

Ainda estou com dúvidas na escolha das ações ON, PN e UNIT. Vamos pegar como exemplo a Taesa.

Sei que todas as ações se referem a mesma empresa e que a diferença entre os tickers seria DY, liquidez diária, tag along e o preço.

 

TAEE3

Cotação: R$11,24

DY: 10,03%

Tag Along: 100%

Liquidez Média Diária: 1,54 milhões

 

TAEE4

Cotação: R$11,35

DY: 9,97%

Tag Along: 100%

Liquidez Média Diária: 4,20 milhões

 

TAEE11 -> 1 ON e 2 PN

Cotação: 33,81

DY: 9,98%

Tag Along: 100% 

Liquidez Média Diária: 8,56 bilhões 

1 TAEE3 (R$11,24) + 2 TAEE4 (R$11,35) = R$33,94. 

TAEE11 é 13 centavos mais barata. 0,38% mais descontada. 

 

Nesse exemplo acima, entendo que se meu critério for preço, devo escolher a TAEE11 e se meu critério for DY, a melhor escolha seria a TAEE3. Lembrando que o direito a voto não é importante pra mim pois sempre serei um investidor minoritário. 

A minha dúvida é se faz sentido ficar comprando diferentes tickers da mesma empresa em momentos diferentes. Pois pode ser que em algum momento a TAEE4 esteja mais vantajosa. 

Lançar vários tickers da mesma empresa no diagrama do cerrado iria atrapalhar a distribuição dos aportes nos ativos? Acham que ficaria confuso? 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 minutes ago, David Castello Branco Assunção disse:

Pessoal, bom dia!

Ainda estou com dúvidas na escolha das ações ON, PN e UNIT. Vamos pegar como exemplo a Taesa.

Sei que todas as ações se referem a mesma empresa e que a diferença entre os tickers seria DY, liquidez diária, tag along e o preço.

 

TAEE3

Cotação: R$11,24

DY: 10,03%

Tag Along: 100%

Liquidez Média Diária: 1,54 milhões

 

TAEE4

Cotação: R$11,35

DY: 9,97%

Tag Along: 100%

Liquidez Média Diária: 4,20 milhões

 

TAEE11 -> 1 ON e 2 PN

Cotação: 33,81

DY: 9,98%

Tag Along: 100% 

Liquidez Média Diária: 8,56 bilhões 

1 TAEE3 (R$11,24) + 2 TAEE4 (R$11,35) = R$33,94. 

TAEE11 é 13 centavos mais barata. 0,38% mais descontada. 

 

Nesse exemplo acima, entendo que se meu critério for preço, devo escolher a TAEE11 e se meu critério for DY, a melhor escolha seria a TAEE3. Lembrando que o direito a voto não é importante pra mim pois sempre serei um investidor minoritário. 

A minha dúvida é se faz sentido ficar comprando diferentes tickers da mesma empresa em momentos diferentes. Pois pode ser que em algum momento a TAEE4 esteja mais vantajosa. 

Lançar vários tickers da mesma empresa no diagrama do cerrado iria atrapalhar a distribuição dos aportes nos ativos? Acham que ficaria confuso? 

 

Bom dia, David!

Acho interessante escolher apenas um tipo de papel da empresa e seguir com ele.

Facilita no controle e também irá facilitar na declaração do IR.

 

Observado estes números, eu iria para TAEE11 por estar mais descontado em relação aos demais e o DY não fica longe dos outros também.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
39 minutes ago, David Castello Branco Assunção disse:

A minha dúvida é se faz sentido ficar comprando diferentes tickers da mesma empresa em momentos diferentes.

Bom dia @David Castello Branco Assunção. Após determinar em qual aportar mantenha o aporte nos meses subsequente. Não compensa ficar mudando

Na dúvida entre qual escolher opte pela ordinária.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @David Castello Branco Assunção. Após determinar em qual aportar mantenha o aporte nos meses subsequente. Não compensa ficar mudando

Na dúvida entre qual escolher opte pela ordinária.

Valeu Adriano. Aproveitando o gancho, a TAEE3 possui liquidez diária média de 1,54MM. O investidor 10 coloca como acima 2MM uma boa liquidez. Para o investidor minoritário, que nunca vai chegar a negociar enormes quantidades, qual seria um mínimo aceitável de liquidez? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, David Castello Branco Assunção disse:

Valeu Adriano. Aproveitando o gancho, a TAEE3 possui liquidez diária média de 1,54MM. O investidor 10 coloca como acima 2MM uma boa liquidez. Para o investidor minoritário, que nunca vai chegar a negociar enormes quantidades, qual seria um mínimo aceitável de liquidez? 

Tudo depende do valor do seu patrimonio e de quanto voce ira alocar na empresa. Na minha opinião o valor de R$1,5mm diario não é um valor baixo. Mas para o Barsi deve ser 😅

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...