Jump to content
  • 0

Tesouro IPCA+


Ilidio Tavares

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite @Ilidio Tavares . A taxa oferecida é influenciada pela selic, mas tambem pela percepção de risco e expectativas do mercado frente a economia do pais. Por mais que o tesouro seja o investimento de renda fixa mais seguro, todo investimento possui um risco atrelado que pode ser mensurado por exemplo pelo risco pais. A expectativa do mercado tambem influencia na taxa oferecida, baseado na lei da oferta e da procura. Um periodo de captação maior, pela lei da oferta e da procura, influencia no premio a ser pago. Voce ja deve ter ouvido o Raul comentando que no momento, com inflação baixa, o investidor não fica com medo do IPCA e o titulo começa a oferecer taxas melhores para aumentar a captação.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Ilidio Tavares . A taxa oferecida é influenciada pela selic, mas tambem pela percepção de risco e expectativas do mercado frente a economia do pais. Por mais que o tesouro seja o investimento de renda fixa mais seguro, todo investimento possui um risco atrelado que pode ser mensurado por exemplo pelo risco pais. A expectativa do mercado tambem influencia na taxa oferecida, baseado na lei da oferta e da procura. Um periodo de captação maior, pela lei da oferta e da procura, influencia no premio a ser pago. Voce ja deve ter ouvido o Raul comentando que no momento, com inflação baixa, o investidor não fica com medo do IPCA e o titulo começa a oferecer taxas melhores para aumentar a captação.

Bom dia, Adriano

Então com a quase certa diminuição da SELIC em 2024 e consequentemente um provável aumento da inflação, os titulos IPCA em 2024 tendem a ganhar valor em relação aos que estão sendo comercializados agora, ja que as taxas tendem a diminuir, e consequentemente o valor do titulo aumentar, ou entendi errado? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Ilidio Tavares disse:

Bom dia, Adriano

Então com a quase certa diminuição da SELIC em 2024 e consequentemente um provável aumento da inflação, os titulos IPCA em 2024 tendem a ganhar valor em relação aos que estão sendo comercializados agora, ja que as taxas tendem a diminuir, e consequentemente o valor do titulo aumentar, ou entendi errado? 

Sim, com a queda da selic existe uma tendencia a diminuir a taxa oferecida pelos titulos e consequentemente um aumento do preço do mesmo.

Contudo, veja no grafico abaixo que o mercado precifica muito destes movimentos. A taxa oferecida nos titulos IPCA 2035 vem caindo desde março deste ano, mesmo sem a queda da selic ter acontecido.

Procure escolher os titulos pelo contrafluxo. A marcação a mercado sera um plus que podera acontecer escolhendo o tipo de titulo no momento certo.

 

Captura de Tela 2023-11-06 às 11.43.26.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Sim, com a queda da selic existe uma tendencia a diminuir a taxa oferecida pelos titulos e consequentemente um aumento do preço do mesmo.

Contudo, veja no grafico abaixo que o mercado precifica muito destes movimentos. A taxa oferecida nos titulos IPCA 2035 vem caindo desde março deste ano, mesmo sem a queda da selic ter acontecido.

Procure escolher os titulos pelo contrafluxo. A marcação a mercado sera um plus que podera acontecer escolhendo o tipo de titulo no momento certo.

 

Captura de Tela 2023-11-06 às 11.43.26.png

Entendi, obrigado pela atenção.

Eu não achei as aulas tão aprofundadas para entender qual o melhor momento para comprar esse titulo, você sabe onde e como eu posso estudar melhor esse mercado, ou se em alguma aula o Raul aprofunda nesse assunto e eu passei despercebido. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 minutes ago, Ilidio Tavares disse:

Entendi, obrigado pela atenção.

Eu não achei as aulas tão aprofundadas para entender qual o melhor momento para comprar esse titulo, você sabe onde e como eu posso estudar melhor esse mercado, ou se em alguma aula o Raul aprofunda nesse assunto e eu passei despercebido. 

 

Pelo contrafluxo o melhor momento para se comprar os titulos indexados ao IPCA é quando a inflação esta baixa com tendencia de alta. Lembre que voce compra os titulos para aproveitar a tendencia futura e não o que esta com maior rentabilidade hoje.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Ilidio Tavares disse:

Entendi, obrigado pela atenção.

Eu não achei as aulas tão aprofundadas para entender qual o melhor momento para comprar esse titulo, você sabe onde e como eu posso estudar melhor esse mercado, ou se em alguma aula o Raul aprofunda nesse assunto e eu passei despercebido. 

 

Boa tarde, Ilídio!

Apenas como um complemento ao citado pelo @Adriano Umemura, o contrafluxo visa o seguinte:

- Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI;

- Taxa de juros alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente;

- Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA.

 

Reforçando que o contrafluxo visa aproveitar oportunidades futuras onde serão adquiridos títulos que ninguém está querendo no momento e poderão render futuramente!

 

Espero que ajude!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Adriano Umemura porque o Tesouro IPCA + 2035 está oferendo uma taxa menor do que o Tesouro IPCA + 2029? Não devia ser o contrário? 

image.png.70387a761720d8d9277f2c227829a4c2.png

2) Aproveitando o contrafluxo, então seria um momento bom para pegar um Tesouro IPCA +, correto?

Pois observando a taxa dos pre-fixados (em torno de 11,20%), se a inflação subir, somando-se o "prêmio" de +5,70% do IPCA +2029, muito provavelmente o título vai ultrapassar o "prêmio" do pre-fixado. É certo esse raciocínio?

Fiquei em dúvida ao olhar o gráfico que você postou. Olhando a flutuação das taxas, a maior taxa observada foi por volta de Março (6,48%), isso quer dizer o melhor momento para comprar esse título já passou? Mesmo assim ainda vale a pena a pegar o IPCA+2029 pois a tendência é que com o aumento da inflação, mais gente procure o Tesouro IPCA +, o preço do título vai subir e o valor da taxa vai cair, certo?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 minutes ago, Maila Silva disse:

@Adriano Umemura porque o Tesouro IPCA + 2035 está oferendo uma taxa menor do que o Tesouro IPCA + 2029? Não devia ser o contrário? 

 

Podem ser 2 variaveis. A primeira uma expectativa de que a taxa de juros continue a cair para os proximos 10 anos mas que esta queda não se sustente para o periodo entre 10 e 20 anos.

Ou a segunda de que a inflação tenda a se manter nos proximos 10 anos mas que aumente entre 10 e 20 anos. 

Ou o conjunto das 2

30 minutes ago, Maila Silva disse:

Pois observando a taxa dos pre-fixados (em torno de 11,20%), se a inflação subir, somando-se o "prêmio" de +5,70% do IPCA +2029, muito provavelmente o título vai ultrapassar o "prêmio" do pre-fixado. É certo esse raciocínio?

A taxa real deste prefixado hoje com a inflação a 4,82% é de 6,08%. Cada vez que a inflação sobe a taxa real do seu prefixado diminui e do IPCA se mantem

Eu particularmente estou aportando em prefixados e indexados ao IPCA

36 minutes ago, Maila Silva disse:

Fiquei em dúvida ao olhar o gráfico que você postou. Olhando a flutuação das taxas, a maior taxa observada foi por volta de Março (6,48%), isso quer dizer o melhor momento para comprar esse título já passou?

A maior taxa foi em março deste ano. Por volta de abril e maio na AUVP investimentos tinha titulos bancarios oferecendo IPCA+9%

Mas veja que a taxa atual vem de um aumento desde agosto, não é uma taxa ruim. Na AUVP tem titulos bancarios pagando IPCA+7,74%

39 minutes ago, Maila Silva disse:

Mesmo assim ainda vale a pena a pegar o IPCA+2029 pois a tendência é que com o aumento da inflação, mais gente procure o Tesouro IPCA +, o preço do título vai subir e o valor da taxa vai cair, certo?

Sim, exatamente. Com a inflação aumentando seu capital esta protegido e sua taxa esta travada em taxas possivelmente superiores a oferecidas futuramente

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Convidado
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Criar novo...