Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde, Pessoal! Tudo bem?

Estou com uma oportunidade de investimento em um negócio próprio, porém estou com dúvida em como otimizar o desembolso do dinheiro.

De forma resumida, me ofereceram a compra de uma % de uma franquia aqui da cidade por 9k, sendo que esse pagamento pode ser feito em 12x.

9.000/12 = 750 por mês que terei que desembolsar.

Já tenho o dinheiro em mãos que pingou esse mês do bônus da empresa.

Qual a melhor opção de deixar o dinheiro rendendo um cadin e mensalmente ir tirando o necessário pra pagar a parcela?

Tesou Selic mesmo? Ou é tão irrisório que basta deixar na conta corrente mesmo e segue o baile?

Desde já agradeço a atenção de sempre!

Obrigado!

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
On 07/11/2023 at 17:33, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Pedro Simões Andrade. Para resgate em menos de 1 ano e mensalmente, o melhor seria o tesouro selic ou um cdb de liquidez diaria. Se quiser segurança va de tesouro mesmo.

Que mal lhe pergunte, qual sera o seu retorno deste investimento na franquia?

Grato pela resposta, Adriano! Vc sempre ajuda muito.

Sobre o retorno do investimento, não tem mal nenhum perguntar não ahhaha acho até bom que me desenvolve mais.

Fiz uma projeção de fluxo de caixa pra 24m com as receitas e despesas. To quebrando a cabeça aqui com umas contas e estudando os indicadores. Surgiram algumas dúvidas:

•  Podemos calcular o retorno sobre investimento utilizando a fórmula da rentabilidade, que indica realmente o percentual de retorno sobre investimento. O cálculo, então, fica: Rentabilidade = lucro líquido / investimento total x 100.

Dúvida 1) pra pegar o lucro líquido devo usar uma média do resultado dos 24m, desde m0 (que considera o investimento inicial e etc)?

Dúvida 2) Nesse investimento total devo considerar o investimento inicial + capital de giro, até que as receitas comecem a pagar a operação, né?

• De forma matemática, o ROI seria a receita menos os custos envolvidos no negócio. Então, o resultado dessa subtração é dividido pelo custo e multiplicado por 100. 

Dúvida 3: Posso de novo pegar a média do lucro líquido dos 24m, subtrair do investimento total (inv. inicial + capital de giro) e depois dividir pelo menos inv. total?

Foda que o payback não tá batendo com o prazo na projeção do fluxo de caixa. Na projeção no 12º mês o investimento é 100% pago.

Pretendo comparar o investimento tb com uma tma. Mas ainda vou estudar pra ver se faz sentido mesmo e como é que é.

To dando uma lida num material so sebrae tb pra aperfeiçoar os cálculos. Se tiver qualquer material que seja útil tb serei muito grato.

Valeu!

fonte:http://casadopaodequeijo.com.br/franquias/estender-500-entenda-o-retorno-sobre-investimento-de-uma-franquia/

image.png.0f44d793b6540c8ac19ed52aeb01c3c1.png

Editado por Pedro Simões Andrade
Faltou informação
  • 0
Postado
3 horas atrás, Pedro Simões Andrade disse:

Dúvida 1) pra pegar o lucro líquido devo usar uma média do resultado dos 24m, desde m0 (que considera o investimento inicial e etc)?

Trata-se de uma franquia que ja esta em atividade e voce comprou uma parte dela?

Caso seja voce pode pegar o intervalo de tempo a qual voce acredita que tenha dados mais confiaveis para tirar a media. Levando em conta possiveis sazonalidades inerentes ao modelo de negocio

Dúvida 2) Nesse investimento total devo considerar o investimento inicial + capital de giro, até que as receitas comecem a pagar a operação, né?

•  

O investimento inicial, seria todo o valor que voce investiu no negocio inicialmente.

Voce citou acima que o valor para aquisição de parte da franquia seria de R$9 mil. Haveria algum outro vaor que voce teria que investir inicialmente?

• De forma matemática, o ROI seria a receita menos os custos envolvidos no negócio. Então, o resultado dessa subtração é dividido pelo custo e multiplicado por 100. 

Não. O resultado voce divide pelo valor que voce investiu e multiplica por 100.

Por exemplo. Voce investiu em uma franquia o valor de R$100mil e esta tendo de lucro liquido mensal o valor de R$5mil. Seu ROI é de 5% ou seja, seu investimento esta te rendendo 5%am

Veja que, caso voce trabalhe na franquia, o lucro não inclui o seu salario. E é saudavel, não resgatar todo o lucro, mas deixar uma parte provisionado para investimentos ou reserva de emergencia. Manter na empresa cerca de 25% do lucro seria o ideal.

Dúvida 3: Posso de novo pegar a média do lucro líquido dos 24m, subtrair do investimento total (inv. inicial + capital de giro) e depois dividir pelo menos inv. total?

Não entendi. Qual seria o objetivo?

Pretendo comparar o investimento tb com uma tma. Mas ainda vou estudar pra ver se faz sentido mesmo e como é que é.

A TMA é a rentabilidade minima que um investimento precisa oferecer para que valha a pena. Representa a expectativa do investidor. Normalmente toma-se como base o ativo livre de risco da economia, no contexto brasileiro é a selic. Ou seja, quanto voce acredita que seu investimento na franquia deveria pagar acima da selic?

Por exemplo. Hoje estamos com uma selic a 12,25%aa ou 0,97%am. Se voce investe R$100mil em uma franquia e ela esta gerando 1% de ROI ao mes, sera que vale a pena? Pq se voce pegar o montante e deixar no tesouro selic, sem fazer nada e sem risco voce teria aproximadamente o mesmo valor.

Sendo assim, ate quanto de rentabilidade a mais do que os 0,97%am valeria a pena investir nessa franquia. Levando em conta o trabalho a ser feito e o risco do empreendimento

Pelos dados que voce forneceu no seu post

ROI: 1420,82/11658,93 = 12,18%am

O valor de R$1420,82 seria o lucro lquido? Ou seja, o valor livre que voce recolheria como lucro, ja descontado o seu salario caso voce tambem trabalhe na franquia?

• Brabo 1
  • Criar novo...