Jump to content
  • 0

Como otimizo um investimento inicial?


Pedro Simões Andrade

Pergunta

Boa tarde, Pessoal! Tudo bem?

 

Estou com uma oportunidade de investimento em um negócio próprio, porém estou com dúvida em como otimizar o desembolso do dinheiro.

De forma resumida, me ofereceram a compra de uma % de uma franquia aqui da cidade por 9k, sendo que esse pagamento pode ser feito em 12x.

9.000/12 = 750 por mês que terei que desembolsar.

Já tenho o dinheiro em mãos que pingou esse mês do bônus da empresa.

Qual a melhor opção de deixar o dinheiro rendendo um cadin e mensalmente ir tirando o necessário pra pagar a parcela?

Tesou Selic mesmo? Ou é tão irrisório que basta deixar na conta corrente mesmo e segue o baile?

 

Desde já agradeço a atenção de sempre!

Obrigado!

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 07/11/2023 at 17:33, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Pedro Simões Andrade. Para resgate em menos de 1 ano e mensalmente, o melhor seria o tesouro selic ou um cdb de liquidez diaria. Se quiser segurança va de tesouro mesmo.

Que mal lhe pergunte, qual sera o seu retorno deste investimento na franquia?

Grato pela resposta, Adriano! Vc sempre ajuda muito.

Sobre o retorno do investimento, não tem mal nenhum perguntar não ahhaha acho até bom que me desenvolve mais.

Fiz uma projeção de fluxo de caixa pra 24m com as receitas e despesas. To quebrando a cabeça aqui com umas contas e estudando os indicadores. Surgiram algumas dúvidas:

  •  Podemos calcular o retorno sobre investimento utilizando a fórmula da rentabilidade, que indica realmente o percentual de retorno sobre investimento. O cálculo, então, fica: Rentabilidade = lucro líquido / investimento total x 100.

Dúvida 1) pra pegar o lucro líquido devo usar uma média do resultado dos 24m, desde m0 (que considera o investimento inicial e etc)?

Dúvida 2) Nesse investimento total devo considerar o investimento inicial + capital de giro, até que as receitas comecem a pagar a operação, né?

  • De forma matemática, o ROI seria a receita menos os custos envolvidos no negócio. Então, o resultado dessa subtração é dividido pelo custo e multiplicado por 100. 

Dúvida 3: Posso de novo pegar a média do lucro líquido dos 24m, subtrair do investimento total (inv. inicial + capital de giro) e depois dividir pelo menos inv. total?

 

Foda que o payback não tá batendo com o prazo na projeção do fluxo de caixa. Na projeção no 12º mês o investimento é 100% pago.

 

Pretendo comparar o investimento tb com uma tma. Mas ainda vou estudar pra ver se faz sentido mesmo e como é que é.

To dando uma lida num material so sebrae tb pra aperfeiçoar os cálculos. Se tiver qualquer material que seja útil tb serei muito grato.

Valeu!

 

fonte:http://casadopaodequeijo.com.br/franquias/estender-500-entenda-o-retorno-sobre-investimento-de-uma-franquia/

 

image.png.0f44d793b6540c8ac19ed52aeb01c3c1.png

 

Editado por Pedro Simões Andrade
Faltou informação
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Pedro Simões Andrade disse:

Dúvida 1) pra pegar o lucro líquido devo usar uma média do resultado dos 24m, desde m0 (que considera o investimento inicial e etc)?

 

Trata-se de uma franquia que ja esta em atividade e voce comprou uma parte dela?

Caso seja voce pode pegar o intervalo de tempo a qual voce acredita que tenha dados mais confiaveis para tirar a media. Levando em conta possiveis sazonalidades inerentes ao modelo de negocio

3 horas atrás, Pedro Simões Andrade disse:

Dúvida 2) Nesse investimento total devo considerar o investimento inicial + capital de giro, até que as receitas comecem a pagar a operação, né?

  •  

O investimento inicial, seria todo o valor que voce investiu no negocio inicialmente.

Voce citou acima que o valor para aquisição de parte da franquia seria de R$9 mil. Haveria algum outro vaor que voce teria que investir inicialmente?

3 horas atrás, Pedro Simões Andrade disse:
  • De forma matemática, o ROI seria a receita menos os custos envolvidos no negócio. Então, o resultado dessa subtração é dividido pelo custo e multiplicado por 100. 

 

Não. O resultado voce divide pelo valor que voce investiu e multiplica por 100.

Por exemplo. Voce investiu em uma franquia o valor de R$100mil e esta tendo de lucro liquido mensal o valor de R$5mil. Seu ROI é de 5% ou seja, seu investimento esta te rendendo 5%am

Veja que, caso voce trabalhe na franquia, o lucro não inclui o seu salario. E é saudavel, não resgatar todo o lucro, mas deixar uma parte provisionado para investimentos ou reserva de emergencia. Manter na empresa cerca de 25% do lucro seria o ideal.

3 horas atrás, Pedro Simões Andrade disse:

Dúvida 3: Posso de novo pegar a média do lucro líquido dos 24m, subtrair do investimento total (inv. inicial + capital de giro) e depois dividir pelo menos inv. total?

 

Não entendi. Qual seria o objetivo?

3 horas atrás, Pedro Simões Andrade disse:

Pretendo comparar o investimento tb com uma tma. Mas ainda vou estudar pra ver se faz sentido mesmo e como é que é.

 

A TMA é a rentabilidade minima que um investimento precisa oferecer para que valha a pena. Representa a expectativa do investidor. Normalmente toma-se como base o ativo livre de risco da economia, no contexto brasileiro é a selic. Ou seja, quanto voce acredita que seu investimento na franquia deveria pagar acima da selic?

Por exemplo. Hoje estamos com uma selic a 12,25%aa ou 0,97%am. Se voce investe R$100mil em uma franquia e ela esta gerando 1% de ROI ao mes, sera que vale a pena? Pq se voce pegar o montante e deixar no tesouro selic, sem fazer nada e sem risco voce teria aproximadamente o mesmo valor.

Sendo assim, ate quanto de rentabilidade a mais do que os 0,97%am valeria a pena investir nessa franquia. Levando em conta o trabalho a ser feito e o risco do empreendimento

 

Pelos dados que voce forneceu no seu post

ROI: 1420,82/11658,93 = 12,18%am

O valor de R$1420,82 seria o lucro lquido? Ou seja, o valor livre que voce recolheria como lucro, ja descontado o seu salario caso voce tambem trabalhe na franquia?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...