Jump to content
  • 0

Tesouro pré-fixado marcação a mercado


Ana Claudia Derio

Pergunta

Boa tarde, eu estava assistindo a aula 7 do módulo 3 de Renda Fixa onde o Raul fala sobre Marcação a Mercado, e me surgiu uma dúvida:

Ele fala que quando fazemos a Marcação a Mercado e vamos vender o título, não podemos escolher que título vender, que o Tesouro sempre escolhe o título mais antigo, com isso fiquei com dúvidas nessa questão, pois se eu tiver vários tipos de Tesouro, mas o meu Tesouro mais antigo for um Tesouro Selic, ele será vendido? Gostaria de saber por que o Tesouro Selic é um título pós-fixado ele não entra na Marcação a Mercado.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde @Ana Claudia Derio.

4 minutes ago, Ana Claudia Derio disse:

Ele fala que quando fazemos a Marcação a Mercado e vamos vender o título, não podemos escolher que título vender, que o Tesouro sempre escolhe o título mais antigo, com isso fiquei com dúvidas nessa questão, pois se eu tiver vários tipos de Tesouro, mas o meu Tesouro mais antigo for um Tesouro Selic, ele será vendido?

Existe uma regra no tesouro chamada de pepsi (primeiro a entrar, primeiro a sair). Esta regra é para beneficiar o investidor resgatando o titulo com a aliquota menor de IR. Contudo ela ira acontecer no mesmo tipo de titulo com o mesmo vencimento.

Por exemplo, voce efetua as seguintes compras:

janeiro - tesouro prefixado 2026
fevereiro - tesouro ipca 2029
março - tesouro selic 2026
abril - tesouro prefixado 2026
maio - tesouro ipca 2029
junho tesouro selic 2026

Caso voce queira resgatar do tesouro selic 2026 ele ira dar preferencia para o que voce comprou em março

9 minutes ago, Ana Claudia Derio disse:

Gostaria de saber por que o Tesouro Selic é um título pós-fixado ele não entra na Marcação a Mercado.

O fator que sofre a marcação a mercado é a taxa prefixada. Sendo assim:

- um titulo prefixado tera influencia total da variação da taxa oferecida, ja que trata-se somente de uma taxa unica

- um titulo indexado ao IPCA possui uma variavel pós fixada que é o IPCA + uma taxa prefixada. A taxa pós fixada que é o IPCA não sofrera influencia da marcação ja que o valor final do titulo sera reajustado pela inflação tambem. Ja a taxa prefixada adicional sofre influencia da mesma forma que os titulos prefixados

- um titulo indexado a selic pode ser negociado com desagio na compra. Veja que no tesouro selic existe uma pequena taxa adicional junto ao indexador. Por exemplo, o tesouro selic 2026 esta oferecendo a taxa de SELIC + 0,0424%. Da mesma forma que os titulos indexados ao ipca, uma variação na taxa selic não ira ter influencia na marcação, ja que o valor final sera reajustado pela selic tambem. O que sofrera dos efeitos da marcação seria a pequena taxa adicional. Contudo, como o valor é muito pequeno a variação no valor do titulo é praticamente insignificante.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...