Jump to content
  • 0

perguntas diagrama do cerrado


Ricardo Alexandre Jorge

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Ricardo Alexandre Jorge disse:

Boa noite, estou criando minhas perguntas para o diagrama do cerrado, e queria a opinião de vocês sobre.

tem muita pergunta, algumas pergunta desnecessárias ou faltando alguma importante ?? 

 

image.png.ab1038d2f7474e01d421fedcefad95b0.png

Boa noite, Ricardo!

Eu acho um número elevado de perguntas. 

Você possui duas perguntas sobre ROE o que eu não acho muito produtivo.

A pergunta 9 sobre prejuízo poderia ser de critério eliminatório e não de risco. O mesmo vale para a pergunta do tag along. Sem tag along dentro da nossa estratégia de buy and hold a empresa já nem entraria na carteira.

O nível de governança você considera um fator de risco por qual motivo? Por conta de tag along, liquidez, free float?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Então, @Edison Paulini 

- a pergunta sobre o roe, vou excluir roe acima de 10%

- O tag along no meu critério de eliminação, só passa empresa com tag along acima de 80%, por isso coloquei essa pergunta no diagrama, para diferenciar a empresa que tem TAG along 100%. 

Você acha assim um bom sistema, ou seria melhor eliminar todas com tag along menor de 100%?

- Sobre a empresa nunca deu prejuízo, se eu colocar como critério de eliminação, não posso está eliminado empresas boas que passou por 1 ano com prejuízo ?

- o nível de governança eu não sei te dizer se considero um fator de risco kkkk, mas eu só quis penalizar as empresas que não está no novo mercado, pois não coloquei como um critério eliminatório.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 minutes ago, Ricardo Alexandre Jorge disse:

- O tag along no meu critério de eliminação, só passa empresa com tag along acima de 80%, por isso coloquei essa pergunta no diagrama, para diferenciar a empresa que tem TAG along 100%. 

Eu não colocaria como pergunta a fins de enxugar o diagrama. Tenho uma única empresa na carteira que possui 80% de tag along e estou ciente do risco dela.

Mas lembrando que este pode ser um critério um pouco mais pessoal.  Apenas coloquei um ponto de vista para te ajudar a pensar!

27 minutes ago, Ricardo Alexandre Jorge disse:

- Sobre a empresa nunca deu prejuízo, se eu colocar como critério de eliminação, não posso está eliminado empresas boas que passou por 1 ano com prejuízo ?

Aqui eu acho válido avaliar a empresa para entender o que foi o prejuízo e como ela se portou neste exercício. E também vale firmar se de fato a empresa teve um prejuízo.

Um bom exemplo é o banco do Brasil. No investidor10 vemos nos gráficos que ela teve um ano de prejuízo. Mas se olhar os relatórios, ela não deu tal prejuízo como no site. Há uma divergência.

29 minutes ago, Ricardo Alexandre Jorge disse:

- o nível de governança eu não sei te dizer se considero um fator de risco kkkk, mas eu só quis penalizar as empresas que não está no novo mercado, pois não coloquei como um critério eliminatório.

Aqui novamente vou expor meu ponto de vista 😅

O que vejo com relação ao nível de governança se enquadra um pouco no eliminatório. O nível de governança pode auferir impacto no tag along pois alguns níveis não dão obrigações de tag along para o investidor minoritário o que seria um fator crucial de segurança.

A parte boa é que algumas empresas estendem os direitos para as ações PN o que na minha opinião demonstra uma.matiridade da empresa e que ela quer ter acionistas.

Logo, existem empresas que mesmo com níveis de governança menores estão dispostas a dispor dos direitos para todos os papéis. Quando isso não é feito, as chances de ela ser eliminada na análise inicial já se fazem.

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Ricardo Alexandre Jorge disse:

Boa noite, estou criando minhas perguntas para o diagrama do cerrado, e queria a opinião de vocês sobre.

tem muita pergunta, algumas pergunta desnecessárias ou faltando alguma importante ?? 

 

image.png.ab1038d2f7474e01d421fedcefad95b0.png

Um ponto importante de se entender é que uma resposta POSITIVA adiciona 1 ponto na nota e a negativa subtrai 1 ponto.

Quando tem perguntas redundantes, vc corre o risco de deixar uma empresa 4 pontos na frente da outra, por conta de basicamente uma pergunta com o mesmo objetivo, escrita de forma diferente 2 vezes. Isso é muito perigoso.

As perguntas precisam ser objetivas e focando em pontos essenciais. No começo a gente pega as perguntas padrões e com o tempo a gente aprimora conforme nossas experiências com os investimentos (boas ou ruins).

Lembrando que os comentários abaixo são conforme a minha opinião:

  • Me parece desnecessário as duas perguntas de eficiência, transformaria em apenas uma, com dados que vc consiga responder seus desejos nesse sentido, na mesma pergunta.
     
  • Na parte de rentabilidade, focaria no ROE e removeria a pergunta do ROIC.
     
  • Ainda em rentabilidade, o CAGR eu colocaria as duas perguntas na mesma também. Afinal, a empresa precisa crescer receita ou lucro, de acordo com a estratégia dela no momento.
     
  • Sobre a amortização, não consegui imaginar um cenário que gostaria dessa pergunta fazendo peso no meu diagrama. Se puder me dar um exemplo.
     
  • Na parte de eficiência, a pergunta do lucro pra mim é de certa forma redundante com a CAGR. Eu removeria.
     
  • Dividendos acima de 5% e ROE acima 10%, podemos identificar que vc é um tanto conservador. Nenhum problema quanto a isso, é perfil.
     
  • Na parte de eficiência ainda, acho desnecessário comparar a dívida em relação ao patrimônio, prefiro focar apenas na dívida líquida pelo EBITDA.
     
  • Qual relevância a ponto de afetar a nota vc enxerga na empresa ser "Novo Mercado"?
     
  • Tag Along é um caráter eliminatório. Mas no caso vc está valorizando empresas que são 100%. No caso, fica um tanto quanto redundante com a pergunta do Novo Mercado. Pensa que no caso de Novo Mercado vai ser muito comum vc dar 4 pontos para de distância para uma empresa que o Tag Along é de 80% e fora do Novo Mercado.

 

De diferente por aqui, eu avalio também o P/L da empresa, o histórico de governança, a fácil influencia do governo e a ciclicidade.

Editado por Raí Nunes
  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
43 minutes ago, Raí Nunes disse:

Um ponto importante de se entender é que uma resposta POSITIVA adiciona 1 ponto na nota e a negativa subtrai 2 pontos.

 

Bom dia @Raí Nunes. Na verdade funciona assim. Quando voce positiva uma pergunta é adicionado 1 ponto positivo e retirado 1 ponto negativo gerando 2 pontos positivos na nota. O inverso tambem acontece, quando voce negativa uma pergunta voce retira 1 ponto positivo e adiciona 1 ponto negativo tirando 2 pontos da nota

 

46 minutes ago, Raí Nunes disse:

Quando se tem perguntas redundantes, vc corre o risco de deixar uma empresa 4 pontos na frente da outra, por conta de basicamente uma mesma pergunta. Isso é muito perigoso.

 

O que acontece é que muitas perguntas ou perguntas redundantes acabam uma anulando a outra, não direcionando o risco para a direção correta.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Raí Nunes. Na verdade funciona assim. Quando voce positiva uma pergunta é adicionado 1 ponto positivo e retirado 1 ponto negativo gerando 2 pontos positivos na nota. O inverso tambem acontece, quando voce negativa uma pergunta voce retira 1 ponto positivo e adiciona 1 ponto negativo tirando 2 pontos da nota

Boa é isso mesmo. Deu nó na cabeça até, mas o que gera esses 2 pontos de distância é justamente o fato de ser 1 pra mais e 1 pra menos no caso de positivo e negativo respectivamente. Vou corrigir a escrita.

 

5 minutes ago, Adriano Umemura disse:

O que acontece é que muitas perguntas ou perguntas redundantes acabam uma anulando a outra, não direcionando o risco para a direção correta.

Ou então fazendo alguma empresa ficar com uma nota muito disparada por causa de alguma característica em particular, direcionando mais aportes do que deveria. Como vc disse, sem direcionar o risco para a direção correta.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...