Jump to content
  • 0

Dúvida sobre qual porcentagem comprar de cada tipo de título do tesouro.


Carlos Dos Santos Latge

Pergunta

Boa tarde a todos!

Depois de bastante atraso, acabei de concluir todos os módulos e estou começando a montar minha carteira de investimentos.

Para montar uma carteira a prova de balas, sei que tenho que diversificar entre os títulos do tesouro que comprarei, mas não sei qual a proporção que devo comprar de cada um.

Será que consigo alguma ajuda?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
48 minutes ago, Carlos Dos Santos Latge disse:

Boa tarde a todos!

Depois de bastante atraso, acabei de concluir todos os módulos e estou começando a montar minha carteira de investimentos.

Para montar uma carteira a prova de balas, sei que tenho que diversificar entre os títulos do tesouro que comprarei, mas não sei qual a proporção que devo comprar de cada um.

Será que consigo alguma ajuda?

 

@Carlos Dos Santos Latge primeiro passo é definir a sua estratégia e com ela definir os percentuais em cada classe de ativos. A diversificação não é somente dos títulos do Tesouro Direto, ela é das classes de ativos, ou seja, renda variável nacional com ações, ETFs e FIIs, renda variável internacional com ETFs, REITs e Stocks (se for o seu caso), criptomoedas (se também for o seu caso), renda fixa com CDB, LCA, LCI, Debêntures, Tesouro etc (aqui você tem o contrafluxo para se atentar. Já viu a aula de contrafluxo?)

Então a diversificação passa por todos as classes e pelas percentuais definidos na estratégia.

O início da carteira é o mais difícil, pois como temos poucos ativos fica difícil a distribuição e se o aporte for um valor pequeno, ajuda a atrapalhar rsrsrs Mas conforme a carteira vai se formando, fica mais fácil.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Carlos Dos Santos Latge disse:

Boa tarde a todos!

Depois de bastante atraso, acabei de concluir todos os módulos e estou começando a montar minha carteira de investimentos.

Para montar uma carteira a prova de balas, sei que tenho que diversificar entre os títulos do tesouro que comprarei, mas não sei qual a proporção que devo comprar de cada um.

Será que consigo alguma ajuda?

 

Boa tarde @Carlos Dos Santos Latge. Somente complementando a resposta do @Flavio Prado. Voce ira escolher os titulos pelo contrafluxo, ou seja, pode ser que dependendo do momento a indicação seja de alocar 100% em um tipo de titulo somente. Daqui a 6 meses o ciclo de mercado pode ter se alterado, e ai a alocação sera em outro tipo.

Veja que mensalmente voce não precisa realizar aportes em todos os tipos de titulos, mas sim naquele que o contrafluxo esta indicando aportar.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu entendi e agradeço.

Mas já considerando o percentual de 25% que a renda fixa corresponderá na minha carteira, e que o tesouro será de 50% desse valor, portanto 12,5% do total, se eu fosse comprar agora, qual seria a proproção entre Tesouro Selic, Prefixado e IPCA?

Vou colocar minha reserva de emergência no Tesouro Selic, o que acha?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Carlos Dos Santos Latge disse:

Mas já considerando o percentual de 25% que a renda fixa corresponderá na minha carteira, e que o tesouro será de 50% desse valor, portanto 12,5% do total, se eu fosse comprar agora, qual seria a proproção entre Tesouro Selic, Prefixado e IPCA?

 

Foi como disse, voce teria que avaliar o contrafluxo e decidir qual titulo esta sendo indicado para compra no momento do aporte. Voce ja assistiu a aula de contrafluxo, aula 17 do modulo 3? Caso não tenha assistido, procure dar uma olhada que voce entendera. O OBjetivo não é comprar todos os tipos de titulos, mas sim, comprar aquele que ira se favorecer com o ciclo de mercado.

1 hour ago, Carlos Dos Santos Latge disse:

Vou colocar minha reserva de emergência no Tesouro Selic, o que acha?

 

Uma parte pode ser aportado no tesouro selic. Contudo, reserva de emergencia não é investimento. Sendo assim não fara parte do seu percentual destinado para sua carteira.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Complementado a resposta do @Adriano Umemura considerando, uma possível queda mais forte da taxa de juros do Brasil (a Selic) comprar prefixado irá travar a sua rentabilidade no longo prazo, o que faria você obter uma vantagem em relação à rentabilidade.

Exemplo:

- digamos que você compre um título prefixado com 12% de rentabilidade ao ano
- se a taxa Selic cair para 10% ao ano, seu título prefixado tenderá a se valorizar no curto prazo

Mas, foi como o Adriano comentou: você precisa analisar a sua estratégia para fazer essa alocação, olhando para o ciclo de mercado e ver o que faz sentido para você. 

Em relação à reserva de emergência na Selic, compartilho a minha visão: se você precisar desse dinheiro em um fim de semana ou feriado, para uma emergência (afinal de contas: emergência pode surgir a qualquer dia, certo?) você não conseguirá resgatar o valor. A liquidez do Tesouro Selic é diária (D+1) em dias úteis, portanto avalie isso em relação à reserva de emergência. No geral, embora seja ruim, vale mais a pena deixar o dinheiro de reserva de emergência em uma conta-corrente (se conseguir com rentabilidade no CDI, ótimo, desde que seja liquidez diária, de fato), pois como eu comentei acima: se você tiver uma emergência em feriado ou fim de semana você não vai poder contar com esse dinheiro.

Bons investimentos, amigo!

Editado por Fábio Almeida
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...