Jump to content
  • 0

Quantos FII e Reits (ou ETF de Reits) devo ter na carteira?


Carlos Dos Santos Latge

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
16 minutes ago, Carlos Dos Santos Latge disse:

Boa tarde a todos!

Quantos fundos imobiliários e ETFs de reits devo ter na minha carteira? Cinco de cada? 10?

Desde já agradeço a atenção!

Boa tarde, Carlos!

Tudo depende da sua estratégia. Não existe um número certo.

Você já concluiu o cvrso e realizou o PIAR para se ter uma ideia dos percentuais indicados?

 

Além do PIAR ser um ótimo indicador tente pensar no que cada categoria lhe oferece:

- FIIs de tijolo tendem a ser menos voláteis, é possível achar bons FIIs pagando em média 8% a.a. e trazem uma certa estabilidade na carteira;

- FIIs de papel são mais voláteis e possuem um risco maior em vista que investem em CRIs. Pagam mais dividendos por conta do risco e pode ser uma forma de diversificação em que você se expõem aos CRIs uma vez que para investiria diretamente em um CRI você não teria proteção do FGC;

- REITs são basicamente os FIIs americanos. Aqui como o investimento é em dólar vale entender seu objetivo. Investir em dólar para proteção patrimonial? Além disso, aqui se tem opções de ETFs voltados ao mercado dos REITs que pode ser uma forma mais tranquila de investimento do que estudar um REIT específico para entrar.

 

Perceba que cada categoria e cada tipo tem suas finalidades

 Por isso é importante ter uma estratégia pois ela mesma lhe dará um norte do que investir e quantos ativos você irá querer em cada classe.

Lembrando que falando FIIs, tenha em mente que o ideal assim como nas ações é ter um número de ativos que você consiga acompanhar e também que não é obrigatório ter em carteira todas as categorias de ativos (eu mesmo, por exemplo, não possuo REITs e sim um ETF apenas para me expor a categoria).

 

Espero que ajude a pensar!

Editado por Edison Paulini
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...