Jump to content
  • 0

Investi em carteiras prontas - Fiz muita M***?


Convidado Anônimo

Pergunta

Fala rapaziada! Espero que todos estejam bem!

Vou postar anonimamente por questões de vergonha, mas gostaria de ler seus conselhos sobre como seguir daqui pra frente. 

Estou finalizando o módulo 4 e não pretendo fazer nenhuma venda ou compra até chegar ao final do curso, pois entendo que posso estar perdendo informações valiosas e tomar decisões equivocadas, provocadas pela minha ansiedade de corrigir os meus erros.

Então vamos lá!

De uns 2 anos pra cá minha renda aumentou consideravelmente - de 15k para 52k/mês, aproximadamente - e preocupado com a construção do meu patrimônio, primeiro caí no papo de um assessor financeiro do BTG, que depois descobri que o cara tinha acabado de fazer uma transição de carreira e não tinha experiência nenhuma na área, muito menos bons conhecimentos (amizade é foda)... Resumo: Quando descobri a roubada, inventei uma boa história e saquei todo meu dinheiro de lá, decidido que faria por conta própria, mas faria "menos pior"... Só nessa brincadeira, levei um fumo de 15k, sendo que na época eu tinha 140k alocados lá...

Agora vem a parte principal da história. Com um pouco de preguiça e bom conhecedor do mercado digital, preferi esperar para encontrar alguém íntegro, que realmente não fosse um guru ou charlatão me vendendo um curso meia boca, que no final, trocaria seis por meia dúzia... Nisso encontrei o Raul e estou aqui!

Mas neste meio tempo, fiz assinatura daquela empresa que começa com Empiri e termina com CUS! (Moderador apague os nomes se precisar. Obrigado.) Assinei as carteiras de DOUBLE INCOME e VACAS LEITEIRAS e apenas peguei as empresas listadas, o percentual referente ao peso de cada uma delas e taquei pau!

O que vocês estão vendo nas imagens foi o que sobrou da carteira, pois como eu disse, preferi não mexer em ações ou FIIs antes de completar o curso, para não tomar nenhuma decisão equivocada.

Sobre renda fixa, tinha tesouro selic com juros semestrais, mas já vendi tudo. Só sobrou 240k no tesouro selic que é minha reserva de emergência e tenho 150k em um CDB do Banco Inter 100% CDI a espera da conclusão do curso e definição da carteira para distribuição correta de aportes daqui pra frente.

Agora que já contextualizei a todos, gostaria de uma opinião de vocês sobre esse meu "erro" de ter seguido essa carteira pronta, principalmente na parte de ações e FIIs, pois eu acho que eu "pulverizei" demais estes aportes de forma totalmente equivocada. Olhando hoje, não faz nenhum sentido distribuir em pesos iguais ou similares em tantos ativos assim.

Quero pegar a opinião da galera que já está mais a frente pra juntar com as minhas próprias conclusões ao final do curso. Principalmente sobre a questão de "remanejar" esta carteira aí. Efetuar as vendas do que não faz mais sentido e concentrar mais os meus aportes em menos ativos e com mais sentido pra mim.

Antes de mais nada, muito obrigado pela ajuda!

2023-11-28_19-52-45.png

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Fala rapaziada! Espero que todos estejam bem!

Vou postar anonimamente por questões de vergonha, mas gostaria de ler seus conselhos sobre como seguir daqui pra frente. 

Estou finalizando o módulo 4 e não pretendo fazer nenhuma venda ou compra até chegar ao final do curso, pois entendo que posso estar perdendo informações valiosas e tomar decisões equivocadas, provocadas pela minha ansiedade de corrigir os meus erros.

Então vamos lá!

De uns 2 anos pra cá minha renda aumentou consideravelmente - de 15k para 52k/mês, aproximadamente - e preocupado com a construção do meu patrimônio, primeiro caí no papo de um assessor financeiro do BTG, que depois descobri que o cara tinha acabado de fazer uma transição de carreira e não tinha experiência nenhuma na área, muito menos bons conhecimentos (amizade é foda)... Resumo: Quando descobri a roubada, inventei uma boa história e saquei todo meu dinheiro de lá, decidido que faria por conta própria, mas faria "menos pior"... Só nessa brincadeira, levei um fumo de 15k, sendo que na época eu tinha 140k alocados lá...

Agora vem a parte principal da história. Com um pouco de preguiça e bom conhecedor do mercado digital, preferi esperar para encontrar alguém íntegro, que realmente não fosse um guru ou charlatão me vendendo um curso meia boca, que no final, trocaria seis por meia dúzia... Nisso encontrei o Raul e estou aqui!

Mas neste meio tempo, fiz assinatura daquela empresa que começa com Empiri e termina com CUS! (Moderador apague os nomes se precisar. Obrigado.) Assinei as carteiras de DOUBLE INCOME e VACAS LEITEIRAS e apenas peguei as empresas listadas, o percentual referente ao peso de cada uma delas e taquei pau!

O que vocês estão vendo nas imagens foi o que sobrou da carteira, pois como eu disse, preferi não mexer em ações ou FIIs antes de completar o curso, para não tomar nenhuma decisão equivocada.

Sobre renda fixa, tinha tesouro selic com juros semestrais, mas já vendi tudo. Só sobrou 240k no tesouro selic que é minha reserva de emergência e tenho 150k em um CDB do Banco Inter 100% CDI a espera da conclusão do curso e definição da carteira para distribuição correta de aportes daqui pra frente.

Agora que já contextualizei a todos, gostaria de uma opinião de vocês sobre esse meu "erro" de ter seguido essa carteira pronta, principalmente na parte de ações e FIIs, pois eu acho que eu "pulverizei" demais estes aportes de forma totalmente equivocada. Olhando hoje, não faz nenhum sentido distribuir em pesos iguais ou similares em tantos ativos assim.

Quero pegar a opinião da galera que já está mais a frente pra juntar com as minhas próprias conclusões ao final do curso. Principalmente sobre a questão de "remanejar" esta carteira aí. Efetuar as vendas do que não faz mais sentido e concentrar mais os meus aportes em menos ativos e com mais sentido pra mim.

Antes de mais nada, muito obrigado pela ajuda!

2023-11-28_19-52-45.png

Boa noite, anônimo!

Primeiro de tudo, sabia decisão em não investir ou mexer em nada até o fim do cvrso. Se tiver dinheiro para aportar, mande no tesouro Selic para evitar qualquer besteira a mais.

Você aprendeu uma lição que dividir por igual o peso dos ativos é doideira.

Em segundo lugar, veja o que pode ser feito para se desvencilhar dessa carteira. Se existe, por exemplo, algum tipo automático de venda, compra, pare com isso para não aumentar mais o problema.

Assim, você congela sua carteira por enquanto.

No decorrer do cvrso você começará a analisar as empresas que você possui aí na carteira, afinal, já existe dinheiro seu nelas, e ver como elas irão se classificar no seu diagrama do cerrado e também com seus critérios. As vezes tem empresas aí que não possuem tag along, não batem com seus ideais, não tem lucros consistentes, etc.

Estude bastante com calma e tenha paciência na hora de ir consertando. Já tenha em mente que você não conseguirá corrigir uma cagada de anos em duas ou três semanas.

 

Espero que te ajude.

Vá e não peques mais.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Recomendo que termine o curso para ter decisões sobre as ações que comprou e elaborar sua própria estratégia. Como você seguiu uma carteira pronta ela segue uma proposta e uma estratégia, pela leve pesquisada "Double Income" e "Vacas Leiteiras" são focados em dividendos, porém "Double Income" é focado nas empresas que "darão" mais dividendos.

O certo a se fazer agora é não desesperar, terminar curso e analisar suas compras se condizem com a sua proposta e estratégia condiz com com essas carteiras.

Em questão a "pulverização", não precisa se preocupar... vou tentar explicar aqui

Pulverização é um calculo de risco e numero de empresa, então quanto mais empresas de setores diferentes você tem, o risco diminui consideravelmente. Mas não tem como chegar risco a 0%, vou explicar a ideia

Suponhamos que tenho 2 empresa do mesmo valor, então o meu risco seria de 50%, caso eu tenha 4 empresas seria de 25% e por assim em diante. (isso é um cenário fictício kkkk). Então chega um ponto dessa curva risco não vá fazer muita diferença. Essa seria a ideia da pulverização de uma forma bem básica. 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...