Jump to content
  • 0

Influência de Liquidez da ação


Rafael Fontes

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
1 hora atrás, Rafael Fontes disse:

Gostaria de saber da opinião dos mais experientes o quanto a liquidez de uma ação é relevante na hora de decidir colocá-la na carteira.
 

Tenho essa dúvida mais pra saber se é um critério definitivo ou não e o motivo.

Desde já agradeço!

Boa noite, Rafael!

Na minha opinião, uma baixa liquidez afeta mais que faz aportes mais gordos pois pode ser mais difícil entrar no papel bem como fazer sua saída que talvez seja necessária daqui uns anos quando se for viver de renda e se fazer necessário a troca de, por exemplo, uma ação de crescimento para uma ação pagadora de dividendos ou FIIs visando os rendimentos mensais.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1

Bom dia @Rafael Fontes. UM papel com pouca liquidez, ate mesmo na entrada, dependendo do valor do seu aporte voce pode aumentar o preço do papel. O mesmo ira acontecer com qualquer outra movimentação de compra e venda que for realizada, não somente por voce mas por outros investidores, ou seja, a volatilidade do ativo é muito maior.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
33 minutes ago, Rafael Fontes disse:

Gostaria de saber da opinião dos mais experientes o quanto a liquidez de uma ação é relevante na hora de decidir colocá-la na carteira.
 

Tenho essa dúvida mais pra saber se é um critério definitivo ou não e o motivo.

Desde já agradeço!

Pra mim não é tão relevante levando em consideração que não pretendo vender nunca.

Contanto que a empresa passou na minha avaliação, eu uso a liquidez apenas como critério de desempate entre as classes de ação que são oferecidas.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, Rafael!

Na minha opinião, uma baixa liquidez afeta mais que faz aportes mais gordos pois pode ser mais difícil entrar no papel bem como fazer sua saída que talvez seja necessária daqui uns anos quando se for viver de renda e se fazer necessário a troca de, por exemplo, uma ação de crescimento para uma ação pagadora de dividendos ou FIIs visando os rendimentos mensais.

De fato afeta isso. Mas daqui 20 ou 30 anos, se vc precisar vender logo, vai poder perder um pouco do valor corrente da ação, que ainda assim terá sido uma valorização significativa. Claro que o ideal é que vc esteja vendendo apenas por trocar seus tipos de empresa (de repente partir para dividendos), dessa forma você venderia com calma.

Além de que, se a empresa for boa, até lá ela deve ter uma boa liquidez.

Ações com alta liquidez são mais fáceis de comprar e vender, mas como você disse, só faz uma real diferença para valores que são muito altos para investidores como a gente.

Ações líquidas tendem a refletir mais precisamente o valor de mercado da ação.

Para investidores que priorizam a flexibilidade e a capacidade de responder rapidamente às mudanças do mercado (trader), a liquidez é um critério crucial. Já para investidores com uma abordagem de longo prazo, que não pretendem vender suas ações no curto prazo, a liquidez pode ser menos relevante.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...