Jump to content
  • 0

Marcação a mercado


Matias Munoz

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Just now, Matias Munoz disse:

Bom dia Comunidade, tudo bem? 
Estou com uma duvida, tenho um titulo IPCA+2035, no momento estou com uma rentabilidade de mais de 50%, gostaria de saber que acham se vendo o titulo e reinvisto em outro ativo, como por exemplo FIIs.

Desde já muito obrigado.  

Bom dia, Matias!

O que você precisa neste caso é avaliar quais seriam os valores descontados pelo IR se optasse por fazer o resgate. Após esse desconto, o valor real do título ainda estaria acima do valor teórico?

Passando no critério acima é necessário avaliar se você teria outros investimentos para aplicar com a data de vencimento mais próxima possível do tesouro em questão os quais a rentabilidade seja superior em comparação ao levar este título IPCA+ até o vencimento. Caso não tenha, em tese não valeria a pena resgatar o título em vista que ele estaria lhe pagando uma rentabilidade superior no próprio tesouro IPCA ao invés de aplicar em outros ativos.

Isso se aplicaria visando "trocar" um título de renda fixa (tesouro IPCA neste caso por outro título e renda fixa).

Agora caso queira reaplicar em ativos de renda variável, na minha opinião só faria um pouco mais sentido em caso de haver necessidade de equilibrar a carteira, mas eu não faria.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Edison, bom dia. 

Muito obrigado pela informação, ainda não fiz a comparação entre valor real e teórico. Muito valiosa sua colocação não tinha levantado essa tese. Vou analisar, mas vendo o mercado hoje de títulos IPCA+, acredito que a opção mais saudável é ficar com o titulo atual, e ver se mais para frente aparece uma oportunidade melhor.  

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde Matias,

Corroborando com o que o Edison disse, lembro de ver em algum post aqui (ou do Raul falando) que um bom momento de resgate é aquele você poderá direcionar esse recurso pra outro investimento, que você acredita que vá render mais, claro que considerando os descontos e tudo mais. No meu caso, estava com uma dúvida parecida, mas o título que tenho é Selic Pré-Fixado. Particularmente acho que os títulos de Selic são um pouco mais fáceis de saber quando resgatar do que os de IPCA. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
47 minutes ago, Alessandro Aparecido Milan disse:

Boa tarde Matias,

Corroborando com o que o Edison disse, lembro de ver em algum post aqui (ou do Raul falando) que um bom momento de resgate é aquele você poderá direcionar esse recurso pra outro investimento, que você acredita que vá render mais, claro que considerando os descontos e tudo mais. No meu caso, estava com uma dúvida parecida, mas o título que tenho é Selic Pré-Fixado. Particularmente acho que os títulos de Selic são um pouco mais fáceis de saber quando resgatar do que os de IPCA. 

Boa noite, Alessandro!

Os títulos do tesouro Selic praticamente não sofrem da marcação a mercado. Ele é mais utilizado para quando você precisa de um investimento seguro e com boa liquidez (o governo garante a compra dos seus títulos se optar por vendê-los) seja para uma parte da reserva de emergência ou para quando você tem uma data determinada para uso do valor.

 

Já o tesouro que você possui pelo que entendi que seria o tesouro pré-fixado, esse sim sofre da marcação a mercado e segue a lógica do tesouro IPCA como você mesmo explicou: vale o resgate quando o valor real está acima do teórico mesmo após os descontos do IR e quando se tem outro título para investir que lhe daria um rendimento superior em comparação ao levar o título do tesouro até seu vencimento. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa noite, Alessandro!

Os títulos do tesouro Selic praticamente não sofrem da marcação a mercado. Ele é mais utilizado para quando você precisa de um investimento seguro e com boa liquidez (o governo garante a compra dos seus títulos se optar por vendê-los) seja para uma parte da reserva de emergência ou para quando você tem uma data determinada para uso do valor.

De fato, o "Selic" ali saiu na emoção haha. É o 'Tesouro Pré-Fixado' que eu quis dizer haha

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Alessandro Aparecido Milan disse:

De fato, o "Selic" ali saiu na emoção haha. É o 'Tesouro Pré-Fixado' que eu quis dizer haha

Huhauha tranquilo, eu até imaginei

E é normal. Eu mesmo já defendi o uso de reserva de oportunidade quando na verdade era pra falar reserva de emergência  🙈😂

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Edison Paulini disse:

Bom dia, Matias!

O que você precisa neste caso é avaliar quais seriam os valores descontados pelo IR se optasse por fazer o resgate. Após esse desconto, o valor real do título ainda estaria acima do valor teórico?

Passando no critério acima é necessário avaliar se você teria outros investimentos para aplicar com a data de vencimento mais próxima possível do tesouro em questão os quais a rentabilidade seja superior em comparação ao levar este título IPCA+ até o vencimento. Caso não tenha, em tese não valeria a pena resgatar o título em vista que ele estaria lhe pagando uma rentabilidade superior no próprio tesouro IPCA ao invés de aplicar em outros ativos.

Isso se aplicaria visando "trocar" um título de renda fixa (tesouro IPCA neste caso por outro título e renda fixa).

Agora caso queira reaplicar em ativos de renda variável, na minha opinião só faria um pouco mais sentido em caso de haver necessidade de equilibrar a carteira, mas eu não faria.

 

Espero que ajude!

Boa noite no caso de resgate, existe no momento como saber o valor real ( tipo uma pré demonstração do valor) ou só sabe o valor real no momento do resgate…… ?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, José Víctor Sosa Manrique disse:

Boa noite no caso de resgate, existe no momento como saber o valor real ( tipo uma pré demonstração do valor) ou só sabe o valor real no momento do resgate…… ?

Boa noite, José Victor!

Você pode acompanhar o valor do seu título direto no site do tesouro.

Ao acessar o site, mais a esquerda tem um pequeno ícone verdinho como na imagem abaixo pra ajudar na visualização:

Screenshot_20231204-200619-950.png.1775eb54769a26ed75b9949fce4de405.png

Ao clicar nesse ícone, o próprio site te mostrar um gráfico com o valor teórico do título e o valor real.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, José Víctor Sosa Manrique disse:

Boa noite no caso de resgate, existe no momento como saber o valor real ( tipo uma pré demonstração do valor) ou só sabe o valor real no momento do resgate…… ?

Boa noite @José Víctor Sosa Manrique. Diariamente o seu titulo é marcado a mercado. Sendo assim, se voce acessar a area logada do tesouro tera acesso a todas estas informações.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...