Jump to content
  • 0

Bolsa não aposenta?


JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA

Pergunta

Boa tarde. Desculpe o texto enorme.

Galera me ajudem a entender..

Antes não sabia nada de investimentos, agora parece que sei menos ainda, kkk na verdade aparecem muitas dúvidas e fico mais perdido..

Se a bolsa tem seus ciclos ou períodos de subida e decida e anos em que dá prejuízo e outros lucros, pelo menos que ENTENDI.

Para empresas perenes e pagadoras de dividendos. Então vem a dúvida.. Estamos num período de subida da bolsa  devido a Selic se é que entendi, então comprei agora, mesmo que subindo mas dentro do preço teto, então a exemplo BB comprei a 48, agora está 51 e assim vai, daqui 10 ou 15 anos que pretendo retirar essa grana para colocar em fii ou renda fixa para me gerar uma renda mensal se  é que ENTENDI certo, chego num preço médio de 55, mas daí vai e cai para 46 quando pretendo retirar, então fiquei negativo certo, aí preciso esperar ela ultrapassar os 55 para dizer que tive lucro ou pior 55 para dizer que coloquei dinheiro no colchão e somente os ganhos reais foi de dividendos? Não clareia isso na minha cabeça, bolsa ser muito mais rentável que renda fixa, visto que a fixa  nunca estará menor do que o aplicado e juros composto ajudando.

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Boa tarde. Desculpe o texto enorme.

Galera me ajudem a entender..

Antes não sabia nada de investimentos, agora parece que sei menos ainda, kkk na verdade aparecem muitas dúvidas e fico mais perdido..

Se a bolsa tem seus ciclos ou períodos de subida e decida e anos em que dá prejuízo e outros lucros, pelo menos que ENTENDI.

Para empresas perenes e pagadoras de dividendos. Então vem a dúvida.. Estamos num período de subida da bolsa  devido a Selic se é que entendi, então comprei agora, mesmo que subindo mas dentro do preço teto, então a exemplo BB comprei a 48, agora está 51 e assim vai, daqui 10 ou 15 anos que pretendo retirar essa grana para colocar em fii ou renda fixa para me gerar uma renda mensal se  é que ENTENDI certo, chego num preço médio de 55, mas daí vai e cai para 46 quando pretendo retirar, então fiquei negativo certo, aí preciso esperar ela ultrapassar os 55 para dizer que tive lucro ou pior 55 para dizer que coloquei dinheiro no colchão e somente os ganhos reais foi de dividendos? Não clareia isso na minha cabeça, bolsa ser muito mais rentável que renda fixa, visto que a fixa  nunca estará menor do que o aplicado e juros composto ajudando.

 

Acho q esse pensamento de comprar ações ja pensando q la na frente vc Ira vendelas pra por tudo em FIIS e renda fixa nao seria uma boa idea pq assim vc nao teria diversificação entao sendo assim é melhor manter uma empresa percent e pagadora de dividendo na sua carteira.

Com isso vc pode se programar com empresas q pagam dividendo nos meses diferentes umas das outras.

Pelo menos isso é o q eu penso ja q a meta é nao vender ações

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Boa tarde. Desculpe o texto enorme.

Galera me ajudem a entender..

Antes não sabia nada de investimentos, agora parece que sei menos ainda, kkk na verdade aparecem muitas dúvidas e fico mais perdido..

Se a bolsa tem seus ciclos ou períodos de subida e decida e anos em que dá prejuízo e outros lucros, pelo menos que ENTENDI.

Para empresas perenes e pagadoras de dividendos. Então vem a dúvida.. Estamos num período de subida da bolsa  devido a Selic se é que entendi, então comprei agora, mesmo que subindo mas dentro do preço teto, então a exemplo BB comprei a 48, agora está 51 e assim vai, daqui 10 ou 15 anos que pretendo retirar essa grana para colocar em fii ou renda fixa para me gerar uma renda mensal se  é que ENTENDI certo, chego num preço médio de 55, mas daí vai e cai para 46 quando pretendo retirar, então fiquei negativo certo, aí preciso esperar ela ultrapassar os 55 para dizer que tive lucro ou pior 55 para dizer que coloquei dinheiro no colchão e somente os ganhos reais foi de dividendos? Não clareia isso na minha cabeça, bolsa ser muito mais rentável que renda fixa, visto que a fixa  nunca estará menor do que o aplicado e juros composto ajudando.

 

Boa tarde, Jonathas!

Apenas alguns complementos as ótimas colocações dos nosso amigos:

- lembre-se que preço é diferente de valor. Uma empresa que está com seu preço baixo não significa que ela tenha perdido seu valor. Por isso nossa ênfase no cvrso de estudar e escolher bem os ativos;

- lembre-se também que a bolsa sobe caindo. Parece meio doida essa afirmação mas é uma verdade. Como você mesmo bem pontuou, existem ciclos. Com uma boa estratégia e uma carteira diversificada e de qualidade conseguimos nos aproveitar desses ciclos o que melhoraria nosso preço médio e lá na frente estaríamos acima deste preço médio com empresas que possuem real valor (lucros consistentes, receitas, bons indicadores, boas estratégias) por mais que o mercado em dados momentos as precifica de forma digamos imprecisa;

- não existem mal nenhum em ter um a carteira 100% em renda fixa. Mas na minha opinião essa conta não fecha. Hoje estamos com uma Selic bacaninha ainda apesar da expectativa de queda. Mas pense que há poucos anos estávamos com uma Selic em 2%. Como nos beneficiariamos ao máximo disso de forma constante? Aprendemos que por estratégias de contrafluxo podemos pegar oportunidades agora para rentabilizar lá na frente. Mas isso dentro da tenda fixa. Porque não diversificar uma carteira e aproveitar diversos momentos e classes de ativos diferentes para termos mais ao certo a rentabilidade que o Raul sempre comenta de 8% acima da inflação?

Mas novamente, essa é minha visão e compreendo que mesmo assim opte por foco na renda fixa.

 

Espero que ajude a refletir!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Jhonatas José Vieira Da Costa calma, é comum bater dúvidas e até insegurança , mas vamos por partes !

diversificação - somos doutrinados a diversificar em uma carteira, seja com as classes de ativos e inclusive ativos dentro de uma classe (logo você terá um conjunto de boas empresas na classe de ações )

longo prazo - você fará aportes mensais ao longo de anos , em empresas que você estudou , analisou pontuou e inseriu no diagrama , logo a tendência é seu preço médio se manter abaixo do valor destes ativos (e isso considerando a classe como um todo - alguns ativos podem até ficar abaixo por um motivo específico , mas não o todo )

lucro x prejuízo - você só terá se realizar o ativo , e sendo este a longo prazo e com esta seleção / escolha prévia, e com diversificação (você terá mais margem pra acertar do que errar, e sim , você pode errar mas seu risco fica minimizado)

Agora vou falar da forma que entendi (ou que tento por na minha cabeça ), juros da renda fixa (selic) não pode ser maior que o lucro ao longo dos anos, de empresas que se financiam a juros (até menores ou iguais a selic ), e ainda temos os produtos e serviços destas empresas que sempre estarão acompanhando a correção inflacionária (ipca ), e se o resultado de uma boa empresa implica em ter lucros , logo boas empresas com ótimos produtos / serviços e bem geridas (administradas ) não poderiam no longo prazo simplesmente perder para o juros da renda fixa !

voce pode ter uma carteira apenas  com renda fixa , só pra ver o número apenas crescendo (sem oscilar pra baixa )? Pode mas não seria o mais inteligente , mas também não seria um crime caso seja sua decisão 

você pode ter uma carteira 100% em renda variável ? Se for extremamente experiente e saber o que esta fazendo e ou se for bem doido , pode mas sabendo que está com risco de oscilações (muitas )

e uma carteira diversificada , com ativos descorrelacionados , ativos selecionados , com notas indicando o risco X resiliência de cada ativo dentro da sua classe e com metas de % por classe , ou seja ter uma estratégia ? Sim este é justamente o objetivo que buscamos aqui na AUVP (usar um método burro que funciona e não nos deixa pirar pensando em futurologia)

 

 

Um pouco mais a frente já estarei melhor nisso, e terei uma resposta dentro de mim mesmo.. mas agora tiro essas dúvidas com vocês.. se todos puderem replicar essa minha dúvida..

Entendi, tudo isso estou colocando na prática, diversificação, longo prazo 15 anos a 20 pra mexer nisso, pois não sei se mesmo recebendo dividendos todo mês daria uma aposentadoria, a intenção é investir 1500 a 2 mil por mês, inclusive essa minha duvida foi até de um vídeo do Raul dizendo que ação não aposentava se é que entendi certo, e poderia ao fim desse tempo vender as ações e aplicar em rendas fixas ou Fii para não sofrer com as oscilações. 

Hoje estou, 30% ação, 30%fixa,20 fii, pretensão 20 exterior.

Então salientei a questão e dúvida, hipoteticamente daqui 20 anos haja uma queda na bolsa e essas empresas supostamente bem escolhida, poça ela ou não sofrer com a crise a um exemplo de 2020, e bem nessa época eu quisesse ter minha aposentadoria.. imagino que nesse período os dividendos não chegaria ao valor idealizado, será? A exemplo de quem tem 1M investido, sei lá, essas informações faz minhas biela bater..

Supostamente a 1500 por mês eu acumularia 360 mil aplicado fora valorização e reaplicado dividendos, aí essa matemática minha cabeça fundiu..

Então todo esse valor acumulado... Viveria eu de dividendos, daria uns 6mil por mês? 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Segurar o coração, estudar e investir em bons ativos, considerando a diversificação, é o que vai ajudar a garantir a rentabilidade que a gente precisa para a sua meta de aposentadoria. Não de uma empresa específica, mas considerando da carteira como um todo. Se daqui 15 anos BB tiver se lascado (por exemplo), terão outros ativos para compensar o prejuízo e por ai vai. Como já mencionado, a fase de construção de patrimônio funciona assim... quando chegar o momento de viver de renda, será possível mudar as estratégias... que poderão ser em torno de renda fixa, fiis, ações de dividentos e etc... Um passo de cada vez e nos encontraremos lá (na liberdade financeira) :) 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Flavio Prado disse:

@JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA complementando os colegas. Vou diretamente na seu parágrafo final. Aportar R$1.500/mês por 20 anos teria aportado R$360mil que com um ganho real de 8%aa você teria uma carteira de aproximadamente de R$850mil e que estaria rendendo mensalmente R$5.400. Este valor de renda mensal tem poder de compra próximo ao valor de compra de R$5.400 hoje.

Para alcançar estes R$850mil você irá ao longo dos 20 anos aportar os R$1.500 mais os dividendos recebidos das ações/FIIs e quando vence o título da renda fixa, você reinveste o valor recebido (principal mais rentabilidade).

Quando você chegar daqui 20 anos, você coloca o que fazer se estivermos em um momento como foi em março/2020 onde a bolsa derreteu. Você vai esperar ela retomar, não tem o que ser feito. Planejamentos sofrem mudanças. Não tem o que ser feito. E quando a Bolsa se recuperar, você retoma o plano de aposentadoria. Simples assim.

Não tem porque sofrer agora com algo que está muito longo. Fazendo o trabalho bem feito agora, estudando as empresas, diversificando nas classes de ativos, lá no futuro, daqui 20 anos para você (para mim são 10 anos, onde terei 65 anos) você vai estar com uma carteira bem estruturada, e se não houver uma pandemia, a maior parte das suas empresas estarão muito bem e eventualmente você poderá vender aos poucos, realocando em outras classes  de ativos que paguem mensal, ou pode usar o dinheiro, ou você pode simplesmente chegar a conclusão que a carteira estará rendendo mensalmente um valor suficiente para você e você nem precisará vender nada.

Espero ter ajudado.

Agora sim. Obviamente grato a todos!!

Era isso que eu queria confirmar,  esperar ela retomar. 

Em cima disso vou ter minhas decisões até lá. Muito grato Flávio 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Então todo esse valor acumulado... Viveria eu de dividendos, daria uns 6mil por mês?

entendi melhor sua duvida ma so Flavião ja matou a pau ali em cima, mas olhando pro periodo de "viver de renda"  entendo que vamos sempre provisionar nossa renda em renda fixa, e nao necessariamente mensal, posso provisionar por exemplo 3 a 4 meses de custo de vida, em um titulo de renda fixa, sacar e trazer pra um conta corrente (cdb liquidez diaria), isso nao quer dizer que vamos ficar vendendo ações, FIIs, etc adoidado, mas sim nesta fase temos que ter uma programação de retirada, onde espero que eu nem precise usar nem 50% dos rendimentos kkkk ai a bola de neve deve continuar ate a eternidade ou ate um herdeiro torrar tudo

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...