Jump to content
  • 0

Duas ou mais empresas do mesmo setor


Fábio Rogério Coqueiro

Pergunta

Bom dia, pessoal! Tudo bem? 

 

Estou revendo a AUVP, mas com mais calma agora e anotando. Eu me deparei com a aula de comparação de empresas. Nela há o seguinte slide:

 

image.png.6cdb3f9d4d7add4470b71f21e69e864c.png

 

Considerando ele, quero perguntar: 

Nele, dá a entender que não seria prudente investir em duas ou mais empresas do mesmo setor. Seria isso mesmo?

Ex: se eu me deparar com dois bancos de que gosto muito, Itaú e Bradesco, não seria prudente investir nos dois?

 

Obrigado!

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 minutes ago, Fábio Rogério Coqueiro disse:

Bom dia, pessoal! Tudo bem? 

 

Estou revendo a AUVP, mas com mais calma agora e anotando. Eu me deparei com a aula de comparação de empresas. Nela há o seguinte slide:

 

image.png.6cdb3f9d4d7add4470b71f21e69e864c.png

 

Considerando ele, quero perguntar: 

Nele, dá a entender que não seria prudente investir em duas ou mais empresas do mesmo setor. Seria isso mesmo?

Ex: se eu me deparar com dois bancos de que gosto muito, Itaú e Bradesco, não seria prudente investir nos dois?

 

Obrigado!

 

 

Investir em ações de empresas concorrentes é um assunto polêmico! 
Pois o ideal seria identificar e investir na melhor opção, na prática é outros 500.

Com a consciência da minha própria incompetência, eu acabo comprando algumas empresas do mesmo setor e até mesmo concorrentes, tipo Itaú e Bradesco, eu não sei qual ganha a corrida, acho até que nem será um dos dois, mas são empresas boas, existem a muito tempo e tem uma capacidade admirável de fazer dinheiro na crise.

Nas elétricas eu compro 4 empresas, mais para ter opção de P/VP, da um trabalho lascado pra não entrar em fria, mas devagarzinho funciona bem.
 

O comentário sobre o Viés, é porque o investidor médio, iniciante ou não, tende a investir de maneira enviesada, baseado no “eu acredito”, o Diagrama do cerrado leva em consideração a oportunidade de preço, diluindo o risco em fracionamento do aporte em várias ações. O importante é ser muito eficiente na análise, pois ela é de nossa responsabilidade e vai ter um peso enorme no funcionamento do Diagrama.

lembrando que a ferramenta não é bola de cristal e que o funcionamento dele a longo prazo depende da qualidade da análise que balizam as respostas do diagrama.

Textão da bexiga. Me empolguei!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Cézar Busato disse:

Investir em ações de empresas concorrentes é um assunto polêmico! 
Pois o ideal seria identificar e investir na melhor opção, na prática é outros 500.

Com a consciência da minha própria incompetência, eu acabo comprando algumas empresas do mesmo setor e até mesmo concorrentes, tipo Itaú e Bradesco, eu não sei qual ganha a corrida, acho até que nem será um dos dois, mas são empresas boas, existem a muito tempo e tem uma capacidade admirável de fazer dinheiro na crise.

Nas elétricas eu compro 4 empresas, mais para ter opção de P/VP, da um trabalho lascado pra não entrar em fria, mas devagarzinho funciona bem.
 

O comentário sobre o Viés, é porque o investidor médio, iniciante ou não, tende a investir de maneira enviesada, baseado no “eu acredito”, o Diagrama do cerrado leva em consideração a oportunidade de preço, diluindo o risco em fracionamento do aporte em várias ações. O importante é ser muito eficiente na análise, pois ela é de nossa responsabilidade e vai ter um peso enorme no funcionamento do Diagrama.

lembrando que a ferramenta não é bola de cristal e que o funcionamento dele a longo prazo depende da qualidade da análise que balizam as respostas do diagrama.

Textão da bexiga. Me empolguei!

Penso da mesma maneira. 

Tenho consciencia da minha propria incompetência tambem...rsrs

Obrigado pela resposta.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, Fábio Rogério Coqueiro disse:

Bom dia, pessoal! Tudo bem? 

 

Estou revendo a AUVP, mas com mais calma agora e anotando. Eu me deparei com a aula de comparação de empresas. Nela há o seguinte slide:

 

image.png.6cdb3f9d4d7add4470b71f21e69e864c.png

 

Considerando ele, quero perguntar: 

Nele, dá a entender que não seria prudente investir em duas ou mais empresas do mesmo setor. Seria isso mesmo?

Ex: se eu me deparar com dois bancos de que gosto muito, Itaú e Bradesco, não seria prudente investir nos dois?

 

Obrigado!

 

 

@Fábio Rogério Coqueiro como disse o @Cézar Busato, teoria e prática. 

Quando estamos iniciando a carteira e/ou nossos aportes são menores para conseguirmos diversificar precisamos realmente escolher uma empresa por setor, no entanto conforme o tempo vai passando vamos acabar incluindo outra empresa de mesmo setor. O importante, além do cuidado do viés, do "eu acredito", do "eu acho", é tomar cuidado para não pesar em um setor, tentar ir "equilibrando". 

E sempre vale lembrar, o Diagrama do Cerrado é um avaliador de risco, e não um avaliador de empresas, então cuidar em escolher bem as empresas para colocar em carteira.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...