Jump to content
  • 0

Vender para simplificar IRPF?


Erick F

Pergunta

Pessoal, tô com uma dúvida:

Eu to com umas ações na minha carteira do tempo que em que comecei a investir e tinha muito pouco, e elas não passam de 20 ações por empresa, é um valor insignificante na carteira, vocês acham melhor vender, só pra cortar linha do IRPF, já que representam tipo 0.1% ou 0.2% da carteira? 
Ou melhor seguir a risca a ideia de nunca vender? 

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 minutes ago, Erick Freitas disse:

Pessoal, tô com uma dúvida:

Eu to com umas ações na minha carteira do tempo que em que comecei a investir e tinha muito pouco, e elas não passam de 20 ações por empresa, é um valor insignificante na carteira, vocês acham melhor vender, só pra cortar linha do IRPF, já que representam tipo 0.1% ou 0.2% da carteira? 
Ou melhor seguir a risca a ideia de nunca vender? 

Cara, eu reavaliaria as empresas e tomaria a decisão com base nisso, uma coisa meio bizarra que eu faço, é comprar 1 ação da empresa que esta sobre analise, para eu conseguir avaliar o comportamento e não esquecer que ela existe, tenho varias acoes que a posição termina em 1 por isso. Claro que não tem lógica fazer isso, mas me ajuda a acompanhar a ação. 

 

O imposto de renda não da tanto trabalho assim se Você for assinante do investidor 10, vem um relatório bem bacaninha para lançar as ações. 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
13 minutes ago, Erick Freitas disse:

Pessoal, tô com uma dúvida:

Eu to com umas ações na minha carteira do tempo que em que comecei a investir e tinha muito pouco, e elas não passam de 20 ações por empresa, é um valor insignificante na carteira, vocês acham melhor vender, só pra cortar linha do IRPF, já que representam tipo 0.1% ou 0.2% da carteira? 
Ou melhor seguir a risca a ideia de nunca vender? 

@Erick Freitas não entendi bem a lógica da venda para simplificar o IRPF. Não ficou claro se você tem estas ações antes de 2022 e nunca declarou no IRPF ou se estão declaradas, ou ainda se são compras feitas em 2023.

De qualquer maneira não vejo sentido em vender. Pela sua turma imagino que já tenha finalizado todas as aulas. Se alguma empresa não fizer sentido na sua carteira, ou você não faz mais aportes ou você vende.

Com relação a declaração anual, até a declaração feita este ano, referente a 2022, eu usava o Gorila e o Investidor10 lançando a minha carteira, usava o Diagrama do Cerrado e tinha uma planilha Excel para controle do preço médio. Resolvi parar de usar o Gorila e Investidor10, e hoje uso somente o Diagrama do Cerrado e a planilha de Excel do preço médio. Estas duas "fontes" de informação (e controle) uso em conjunto com os informes de rendimentos fornecidos pelas gestoras/administradoras/bancos para fazer os lançamentos na declaração anual do IRPF.

Apesar da atualização de todas as plataformas ser bem rápida (não demorava nem 10 minutos quando fazia o aporte) vi que não havia necessidade de tantos controles. O Diagrama, a planilha e os informes são o suficientes.

PS: foi um trabalho que levou um tempo, mas não tenho mais interesse em ficar acompanhando rentabilidade da carteira nestes sites. Sei que estou fazendo o trabalho que precisa ser feito, e que no futuro irei colher a liberdade financeira.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/12/2023 at 10:25, Cézar Busato disse:

Cara, eu reavaliaria as empresas e tomaria a decisão com base nisso, uma coisa meio bizarra que eu faço, é comprar 1 ação da empresa que esta sobre analise, para eu conseguir avaliar o comportamento e não esquecer que ela existe, tenho varias acoes que a posição termina em 1 por isso. Claro que não tem lógica fazer isso, mas me ajuda a acompanhar a ação. 

 

O imposto de renda não da tanto trabalho assim se Você for assinante do investidor 10, vem um relatório bem bacaninha para lançar as ações. 

 

Só gasta um pouco mais de tempo quando vem bonificação, fora isso, acho de boa… mas vou com vocês, vou vender nada não, ainda que seja mt pouco da carteira. Valeu pessoal.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...