Jump to content
  • 0

Aplicação atrelada ao Igp-m vale a pena?


Marcos Fardo

Pergunta

Boa noite Sardinhas!

Desde 2018 tenho uma previdência no Bradesco, Multiplano Geração 2 e seu indexador é o Igp-m.

Pois bem, esse é um dinheiro que tenho previsão de resgate a longo prazo, 20 anos +

Após concluir o curso e analisar mais profundamente, vejo que ao longo do tempo (10, 15 anos) nenhum indicador de renda fixa acaba batendo o rendimento da taxa Selic.

Gostaria de uma opinião de vocês, para aplicações de longo prazo, qual vocês acham fazer mais sentido em renda fixa?

 

 

Editado por Marcos Fardo
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite @Marcos Fardo. Primeiramente, vamos reforçar alguns conceitos. 

O IGP-M é semelhante ao IPCA, mas calculado por uma instituição privada (a FGV). O IGP-M foi criado para abranger outros setores da economia que não o do consumidor, mas sim o de atacado e da construção civil

Este indicador é composto por outros 3 indicadores, conforme abaixo: 

⯀ 60% do Índice de Preços por Atacado (IPA); 

⯀ 30% do Índice de Preços ao Consumidor (IPC);

 ⯀ 10% do Índice Nacional de Custo de Construção (INCC). 

Por sua composição, esse indicador engloba diferentes etapas do processo produtivo, sendo bastante utilizado como indexador de contratos (por exemplo, de aluguel de imóveis) e muito influenciado pelo aumento nos preços dos produtos no atacado. 

Apesar de ser um indicador muito importante, o IGP-M não é considerado o indicador oficial de inflação do Brasil, mas amplamente aceito pelo mercado como um indicador fidedigno.

Historicamente o IGP-M superou o IPCA em varios momentos, mas atualmente se encontra em um cenario de deflação.

Contudo, fui dar uma olhada no regulamento da Multiplano Geração 2 do Bradesco, e salvo engano, não se trata de uma previdencia convencional, mas sim um seguro de vida resgatavel. Um seguro de vida resgatavel é aquele que possui uma cobertura nos mesmos moldes de um seguro tradicional e a partir de determinada data possibilita o resgate de parte do valor aportado.

Contudo, estes tipos de seguro acabam tendo valores superiores de pagamento mensais comparados aos outros tipos de seguro, e a rentabilidade oferecida do montante resgatavel não é dos melhores. Na minha opinião compensaria mais contratar um seguro de vida nos moldes tradicionais e investir a diferença na sua propria carteira de investimentos.

Caso queira realmente uma previdencia procure um PGBL se realiza declaração completa de IR para obter os beneficios fiscais. Caso não realize a declaração completa não faz muito sentido contratar uma previdencia.

Vou deixar um post abaixo a qual indicamos algumas previdencias com bons resultados e explicamos as caracteristicas relacionados ao PGBL

 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...