Jump to content
  • 0

Equação de comparação


Alessandro Milan

Pergunta

Ola pessoal, tudo bem?

Um dos itens observados na comparação entre LCI/LCA - CBD é a isenção de IR das LCIs/LCAs. Em algum momento me deparei com a equação Tcdb = taxa LCA/LCI X 100                                                                                                                                                                (1 - IRcdb)

onde Tcdb é a taxa (% do CDI) mínima do CDB para ter a mesma rentabilidade da LCA/LCI, e IRcdb é a taxa de IR do período. Por exemplo, uma LCA de 90% do CDI com vencimento em 180 dias teria um

 

Tcdb=      0,9        X 100% ->    0,9    X 100% -> 116,12% , ou seja, teria que ter                                                                           (1 - 0,225)                    0,775                                                                         

 

um CDB que pague no mínimo 116% do CDI. Essa equação está correta? Se sim, seria possível aplicá-la caso ambos os títulos fossem atrelados a índices diferentes ou ambos serem atrelados ao IPCA?

 

Muito obrigado pela ajuda pessoal.

Editado por Alessandro
correção da data de vencimento do exemplo.
  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 minutes ago, Adriano Umemura disse:

A formatação da formula acabou deixando um pouco confuso

Boa tarde Adriano, 

Eu percebi depois de postar (fiquei 10 minutos só pra tentar deixar bonitinho haha), mas já arrumei ali.

4 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Com indices diferentes o melhor seria converter para uma taxa levando em conta os indicadores do momento.

Por exemplo, titulo com 100% do CDI e outro com IPCA+5%. O com 100% do CDI hoje estara pagando uma taxa de 11,65% e o indexado ao IPCA 9,91%

Entendi, faz sentido usar uma taxa como base.

3 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Somente um adendo, para o prazo de 1 ano o IR é de 17,5%

Corrigi ali também haha. Muito obrigado mesmo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...