Jump to content

Inflação declarada vs real


Recommended Posts

13 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Rodrigo Amorim Ruiz cada pessoa tem a sua inflação. Os Governos criam critérios para medir uma média da inflação, e eles podem mudar critérios de medição. O método de mediação em 1980 levava em consideração a realidade daquela época e que para hoje provavelmente estaria descolada da realidade que vivemos.

Para mim este recalcula da inflação usando uma metodologia de uma época de 40 anos atrás é basicamente comparar a folha de pagamento de uma fazendo hoje com a folha de pagamento de uma fazendo na época da escravidão. Poderíamos dizer que os custos com empregados pioraram demais, devemos voltar ao modelo anterior hahahaha

É um bom ponto, algumas características do consumo mudaram, mas tenho a impressão que não foi por isso que mudaram a forma de calcular a inflação e sim para mascarar a inflação real.

Por exemplo, preço de aluguel ou compra de imóvel, é algo que existe desde bem antes de 1980 e que representa uma parcela considerável do consumo de quase todo mundo. O percentual da "cesta" em relação a isso não deveria mudar muito.

O ideal é o que você falou mesmo, calcular a sua própria inflação, o problema é que não consigo imaginar como fazer isso, dado que não tenho, por exemplo, o histórico do preço do frando, ou dos imóveis de SP, produtos de limpeza, etc.
O máximo que consigo pensar como solução seria anotar meus gastos mensais (o que já não dá pra fazer muito pra trás, só daqui pra frente) e usar essa variação como inflação. Claro que nisso também vai estar embutido coisas como mudança de padrão de vida, mas é a única coisa próxima que consigo pensar.

Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

É um bom ponto, algumas características do consumo mudaram, mas tenho a impressão que não foi por isso que mudaram a forma de calcular a inflação e sim para mascarar a inflação real.

Por exemplo, preço de aluguel ou compra de imóvel, é algo que existe desde bem antes de 1980 e que representa uma parcela considerável do consumo de quase todo mundo. O percentual da "cesta" em relação a isso não deveria mudar muito.

O ideal é o que você falou mesmo, calcular a sua própria inflação, o problema é que não consigo imaginar como fazer isso, dado que não tenho, por exemplo, o histórico do preço do frando, ou dos imóveis de SP, produtos de limpeza, etc.
O máximo que consigo pensar como solução seria anotar meus gastos mensais (o que já não dá pra fazer muito pra trás, só daqui pra frente) e usar essa variação como inflação. Claro que nisso também vai estar embutido coisas como mudança de padrão de vida, mas é a única coisa próxima que consigo pensar.

Bom dia, Rodrigo!

O único caminho que vejo para se ter uma ideia de cálculo da inflação pessoal é escolher um ponto de partida o qual você possui seus gastos registrados: notas de supermercado, farmácia, aluguel, combustível, etc.

Dado isso, entendo que seja necessário se ter período para avaliação como, por exemplo, meses para serem comprados.

Após isso conseguiríamos calcular da seguinte forma:

((gasto mês atual - gasto mês anterior) / mês anterior) x 100

Acredito que daria um valor bem próximo a realidade.

 

Agora dando um opinião bem pessoal, não sei valeria a pena calcular a inflação pessoal para cravar no centavo de um cálculo "correto". Penso que dá uma trabalho miserável pois são tantas as coisas a se controlar, tantas variáveis, tantos itens de mercado, tantos gastos e etc que tomaria um tempo tremendo o qual poderíamos estar dedicando para outros tarefas que ao meu ver seriam mais produtivas e benéficas.

Editado por Edison Paulini
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

57 minutes ago, Edison Paulini disse:

Bom dia, Rodrigo!

O único caminho que vejo para se ter uma ideia de cálculo da inflação pessoal é escolher um ponto de partida o qual você possui seus gastos registrados: notas de supermercado, farmácia, aluguel, combustível, etc.

Dado isso, entendo que seja necessário se ter período para avaliação como, por exemplo, meses para serem comprados.

Após isso conseguiríamos calcular da seguinte forma:

1 - (gastos do mês atual / gastos mês anterior)

Acredito que daria um valor bem próximo a realidade.

 

Agora dando um opinião bem pessoal, não sei valeria a pena calcular a inflação pessoal para cravar no centavo de um cálculo "correto". Penso que dá uma trabalho miserável pois são tantas as coisas a se controlar, tantas variáveis, tantos itens de mercado, tantos gastos e etc que tomaria um tempo tremendo o qual poderíamos estar dedicando para outros tarefas que ao meu ver seriam mais produtivas e benéficas.

Pegando o ponto da opinião pessoal do Eddy, fiquei me perguntando que diabos de diferença fara na vida você saber a sua inflação pessoal?

Quero dizer: ok, vc saberá os produtos que mais consome e ao que está mais sujeito a variações de preços, mas isso não mudará em nada os indexadores dos ativos disponíveis para investimentos no mercado, talvez você possa até criar algum tipo de estratégia de investimento baseado nos seus custos, porém a simples gestão do seu orçamento doméstico mensal seria mais simples e na minha visão muito mais proveitoso.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutes ago, Fabiano disse:

Pegando o ponto da opinião pessoal do Eddy, fiquei me perguntando que diabos de diferença fara na vida você saber a sua inflação pessoal?

Quero dizer: ok, vc saberá os produtos que mais consome e ao que está mais sujeito a variações de preços, mas isso não mudará em nada os indexadores dos ativos disponíveis para investimentos no mercado, talvez você possa até criar algum tipo de estratégia de investimento baseado nos seus custos, porém a simples gestão do seu orçamento doméstico mensal seria mais simples e na minha visão muito mais proveitoso.

Penso o mesmo. Um feijão com arroz bem feito (orçamento formativo bem organizado no caso) acredito já ser o suficiente para saber onde o dinheiro está indo e inclusivo da pra saber onde estão os gargalos.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Por exemplo, preço de aluguel ou compra de imóvel, é algo que existe desde bem antes de 1980 e que representa uma parcela considerável do consumo de quase todo mundo. O percentual da "cesta" em relação a isso não deveria mudar muito.

@Rodrigo Amorim Ruiz especificamente este item (imóvel aluguel ou compra) tem uma variação absurda pelo Brasil e tem variáveis que podem fazer com que uma área se valorize absurdamente ou que se desvalorize absurdamente, e como contemplar isto de maneira real? Praticamente impossível, ou arriscaria mesmo de dizer que é impossível.

De qualquer maneira, como o @Fabiano disse, para os investimentos não muda nada se a sua inflação pessoal será maior ou menor que a inflação oficial (IPCA), pois os investimentos que são oferecidos são corrigidos pelos índices oficiais, e não pelos nossos índices pessoais. Realmente é um gasto de energia e tempo que não faz muito sentido. Melhor seria colocar esta energia e tempo em gerar mais renda e poder investir mais.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/01/2024 at 01:38, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Se calculassemos a inflação igual 1980 nos EUA, a mesma estaria em 18% (2023).
Fonte: https://www.shadowstats.com/alternate_data/inflation-charts

O que acham disso?

Estou falando muita 💩?

Meu amigo, não fique chateado comigo, mas vc está aqui para se tornar uma pessoa rica e não vai pegar bem o uso incorreto e MUITO COMUM da palavrinha "mesmo(a)". 

Mesmo é um pronome demonstrativo, e do jeito que foi usada na frase, está como pronome pessoal, substituindo "ela" (a inflação).

 

A famigerada frase "Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra no andar." Está errada e é a culpada pela propagação desse erro. 

 

 

 

Editado por Danilo Nogueira Costa
  • Brabo 2
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 11/01/2024 at 09:44, Fabiano disse:

Pegando o ponto da opinião pessoal do Eddy, fiquei me perguntando que diabos de diferença fara na vida você saber a sua inflação pessoal?

Minha idéia era não investir (guardar na SELIC) até aparecer investimentos que estejam pelo menos acima da minha inflação.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 11/01/2024 at 14:23, Danilo Nogueira Costa disse:

A famigerada frase "Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra no andar." Está errada e é a culpada pela propagação desse erro. 

Qual seria a frase correta?
"Antes de entrar no elevador, verifique se o mesma se encontra no andar."?

Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Minha idéia era não investir (guardar na SELIC) até aparecer investimentos que estejam pelo menos acima da minha inflação.

Acho que sua dúvida sobre esse tema foi esclarecido na live de ontem, a propósito ótima dúvida ontem, eu tbm estou a espera de algum título de Renda Fixa que seja bom porém como dito, a janela dos pré-fixados ja fechou e estamos aguardando a janela mágica dos CDI + X% \o/

Link para compartilhar
Share on other sites

17 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Qual seria a frase correta?
"Antes de entrar no elevador, verifique se o mesma se encontra no andar."?

Ele quis dizer que "o mesmo" não se usa para substituir "ele".

"Mesmo é um pronome demonstrativo, e do jeito que foi usada na frase, está como pronome pessoal, substituindo "ela" (a inflação)."

Parece ser algo "chique" mas na verdade está errado.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...