Jump to content
  • 0

Div. Líquida/EBITDA


Antonio Neiva

Pergunta

Olá pessoal

ALgumas ações que estou analisando no investidor10, como por Ex BBAS3, não encontro a informação do EBITDA. Que inclusive faz parte de uma das perguntas sugeridas na plataforma. Até encontrei de outras empresas em outros sites mas somente o valor atual e sem histórico. Nesses casos eu precisaria sempre procurar no RI da empresa? e lá constará o histórico ou somente o atual também? Caso eu esteja confundindo algo peça desculpas pois estou bem no início do contato com investimentos.

Editado por Antonio Neiva
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Bom dia @Antonio Neiva. Quando voce não encontrar alguma informação na AUVP analítica ou  em sites de coleta de dados, o ideal seria buscar no RI.

Em central de resultados, procure o DRE (Demonstrativo de resultado do exercicio). Na minha opinião, voce pode se utilizar dos resultados anuais para fazer sua análise. O resultado anual disponivel seria o de 2022, sendo o de 2023 provavelmente disponibilizado por volta de fevereiro. No DRE procure o EBIT ou resultado operacional. Contudo, é necessário adicionar ao EBIT o valor da depreciação e amortização. Este valor consta no Demonstrativo de fluxo de caixa

BBAS3 teve em 2022 lucro operacional de R$39.454.072.000 e depreciação e amortização de R$2.768.743.000 resultando em um EBITDA de R$42.222.815.000

Contudo, bancos não possuem dívidas, pelo menos nos moldes que costumamos avaliar nas demais empresas. As dividas fazem parte da operação dos bancos. Sendo assim não consideramos na avaliação o indicador divida liquida/ebitda. Caso queira algo mais ou menos similar, voce pode se utilizar do indice de basileia e do indice de imobilização, ja que são indicadores que estabelecem a relação entre o capital próprio da instituição e o que é captado para a carteira de crédito e tambem a agilidade com que a instituição consegue levantar recursos para cumprir com suas obrigações

https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/5760dff3-15e1-4962-9e81-322a0b3d0bbd/e1467c7f-b28a-578e-1fc1-8162158ab358?origin=1

https://bancodata.com.br/relatorio/bb/

Captura de Tela 2024-01-13 às 08.55.04.png

Captura de Tela 2024-01-13 às 08.55.42.png

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
50 minutes ago, Felipe Braz Sant'anna disse:

No investidor10 Vc pode pegar os valores de P/EBITDA e/ou EV/EBITDA e como tem o Preço e/ou Valor Patrimonial fazer o calculo para chegar no EBITDA

Boa tarde @Felipe Braz Sant'anna. Somente uma correção. O indicador EV/EBITDA se utiliza do Enterprise Value que é o valor da empresa. Este valor é calculado pela soma do valor de mercado +- divida liquida da empresa. É diferente do valor patrimonial.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/01/2024 at 09:10, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Antonio Neiva. Quando voce não encontrar alguma informação na AUVP analítica ou  em sites de coleta de dados, o ideal seria buscar no RI.

Em central de resultados, procure o DRE (Demonstrativo de resultado do exercicio). Na minha opinião, voce pode se utilizar dos resultados anuais para fazer sua análise. O resultado anual disponivel seria o de 2022, sendo o de 2023 provavelmente disponibilizado por volta de fevereiro. No DRE procure o EBIT ou resultado operacional. Contudo, é necessário adicionar ao EBIT o valor da depreciação e amortização. Este valor consta no Demonstrativo de fluxo de caixa

BBAS3 teve em 2022 lucro operacional de R$39.454.072.000 e depreciação e amortização de R$2.768.743.000 resultando em um EBITDA de R$42.222.815.000

Contudo, bancos não possuem dívidas, pelo menos nos moldes que costumamos avaliar nas demais empresas. As dividas fazem parte da operação dos bancos. Sendo assim não consideramos na avaliação o indicador divida liquida/ebitda. Caso queira algo mais ou menos similar, voce pode se utilizar do indice de basileia e do indice de imobilização, ja que são indicadores que estabelecem a relação entre o capital próprio da instituição e o que é captado para a carteira de crédito e tambem a agilidade com que a instituição consegue levantar recursos para cumprir com suas obrigações

https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/5760dff3-15e1-4962-9e81-322a0b3d0bbd/e1467c7f-b28a-578e-1fc1-8162158ab358?origin=1

https://bancodata.com.br/relatorio/bb/

Captura de Tela 2024-01-13 às 08.55.04.png

Captura de Tela 2024-01-13 às 08.55.42.png

Muito obrigado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...