Jump to content
  • 0

Analise de ações


Gustavo Zanotti Souza

Pergunta

Bom dia, gente! Estou inseguro quanto a minha análise. Alguém poderia me ajudar vendo se dei muito valor a algo que nao merecia ou se deixei passar algo importante?

Nessa análise procuro uma opção de empresa do Setor Financeiro.

  1. Abro o investidor 10 e filtro por Setor;
  2. Por setor Financeiro, tenho a lista completa e não consigo filtrar só pelos indicadores que ele dispõe no filtro, preciso abrir um por um e analisar tudo;
  3. Como tenho muitas opções, preciso de parametros excludentes para já matar algumas opções, sendo eles: Lucros consistentes há 10 anos, Divida liquida / Patrimonio menor que 3 (bancos não tem essa informação, o que dificulta), Possuir Tag Along;
  4. Considerar valor de mercado para saber onde se enquadra a empresa e talvez desempatar;
  5. Volume médio negociado, procuro alta liquidez;
  6. Tag along de 80% é aceitavel, 100% conta mais em um desempate;
  7. Margem Líquida é um critério qualitativo e de desempate, buscando o ideal de 8% para industria e 20% para serviços, considero média do setor e procuro uma boa margem;
  8. EBIT mais para comparação e desempate;
  9. ROE (ou ROIC dependendo do caso), procuro um ROE alto dentro do setor;
  10. O lucro cresceu nos ultimos 5 anos? Acredito que Lucro é a Margem Líquida, e nos bancos que vi tem caído. Mas ok, é só um ponto a menos no diagrama;
  11. Considerar CAPEX como comparativo ou desempate;
  12. Olhar P/L, ver se o crescimento é condizente com o número e comparar com outras, se estiver alto e o crescimento baixo, é um ponto a menos na escolha;
  13. P/VP, não acho bom por um limite quando se trata de um bancao, ou uma grande empresa, apesar de sentir aquele receio de comprar na alta, mas isso se corrige no preco medio;
  14. D.Y,  minimo 4 já e consideravel, não procuro d.ys altos;
  15. Pay-out gosto de baixos, nao defini qual um numero muito alto, mas acho que 50% é o limite, não sei;
  16. Sobre as perguntas de Philip, para o banco eu consideraria três: Potencial de mercado? Pesquisa, desenvolvimento e inovação? Tem algo que a sobressaia dentre outras?

As perguntas do diagrama eu tiraria desses pontos. Me questiono se ele não ficaria falho.


 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
8 minutes ago, Gustavo Zanotti Souza disse:

Divida liquida / Patrimonio menor que 3

Bom dia @Gustavo Zanotti Souza. Seria divida liquida/ebitda menor do que 3

9 minutes ago, Gustavo Zanotti Souza disse:

Considerar valor de mercado para saber onde se enquadra a empresa e talvez desempatar;

Não entendi esta colocação

9 minutes ago, Gustavo Zanotti Souza disse:

Tag along de 80% é aceitavel, 100% conta mais em um desempate;

Ese é um criterio pessoal. Alguns não aceitam menos de 100% de tag along

10 minutes ago, Gustavo Zanotti Souza disse:

Margem Líquida é um critério qualitativo e de desempate, buscando o ideal de 8% para industria e 20% para serviços, considero média do setor e procuro uma boa margem;

Este valor é uma media. Mas seria importante avaliar o setor como um todo. Em certas situações uma margem baixa é sinal de barreira de entrada para novos peers no setor.

Voce pode tambem verificar como esta a evolução da margem nos ultimos anos. Eu particularmente avalio a margem liquida mas dou um peso um pouco maior na margem operacional

12 minutes ago, Gustavo Zanotti Souza disse:

EBIT mais para comparação e desempate

Eu considero mais importante do que o lucro liquido. Poder avaliar tambem como esta a evolução do lucro operacional nos ultimos anos é interessante tambem

18 minutes ago, Gustavo Zanotti Souza disse:

Considerar CAPEX como comparativo ou desempate

O capex vai representar os investimentos da empresa em imobilizado, intangivel e aquisições. Voce pode avaliar como anda a evolução destes investimentos nos ultimos anos

20 minutes ago, Gustavo Zanotti Souza disse:

Olhar P/L, ver se o crescimento é condizente com o número e comparar com outras, se estiver alto e o crescimento baixo, é um ponto a menos na escolha;

Como voce avaliaria se o crescimento esta condizente com o P/L?

21 minutes ago, Gustavo Zanotti Souza disse:

Pay-out gosto de baixos, nao defini qual um numero muito alto, mas acho que 50% é o limite, não sei;

Nem sempre um payout alto é bom, ou um baixo é ruim. Tem que verificar a operação da empresa se o payout faz sentido

22 minutes ago, Gustavo Zanotti Souza disse:

As perguntas do diagrama eu tiraria desses pontos. Me questiono se ele não ficaria falho.

As perguntas do diagrama não serão direcionadas para voce escolher a empresa, mas sim para gestão de risco. Veja que se voce escolhe as empresas baseado nas perguntas do diagrama, voce tera nota maxima em todas as empresas.

EStabeleça criterios de escolha e criterios de risco.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Não entendi esta colocação

Quis dizer que, com valor de mercado, posso saber o tamanho dela, comparar grandes com grandes, talvez grandes com risco menor menos rentaveis, pequenas com mais rentaveis e maior risco.

 

2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Ese é um criterio pessoal. Alguns não aceitam menos de 100% de tag along

3 horas atrás, Gustavo Zanotti Souza disse:

Entendo. Talvez seja melhor mesmo, é que o melhor dos bancoes é o itau, mas tem esse detalhe de 80% de tag along fazendo com que eu abrisse uma exceção pra ele, o que é um mau sinal

 

2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Voce pode tambem verificar como esta a evolução da margem nos ultimos anos. Eu particularmente avalio a margem liquida mas dou um peso um pouco maior na margem operacional

Muito bem colodado, não havia considerado isso

 

2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Eu considero mais importante do que o lucro liquido. Poder avaliar tambem como esta a evolução do lucro operacional nos ultimos anos é interessante tambem

Anotado. 

 

2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Como voce avaliaria se o crescimento esta condizente com o P/L?

As vezes um crescimento estimado de receita/lucro justificaria um P/L alto, imagino

 

2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Nem sempre um payout alto é bom, ou um baixo é ruim. Tem que verificar a operação da empresa se o payout faz sentido

Entendido.

 

2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

As perguntas do diagrama não serão direcionadas para voce escolher a empresa, mas sim para gestão de risco. Veja que se voce escolhe as empresas baseado nas perguntas do diagrama, voce tera nota maxima em todas as empresas.

Entendido. Todos esses pontos que coloquei são referentes a analise qualitativa de uma empresa. Então eu escolheria as melhores e compraria, e dentre as escolhidas, eu poria no diagrama essas perguntas para ver as mais arriscadas

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...