Jump to content
  • 0

Tesouro Educa +


Ronaldo Cesar Rosa

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Muitíssimo obrigado @Adriano Umemura

Veja se entendi:

1 - Caso a pessoa começe a juntar para a Educação dos filhos em prazo menor de 10 anos, e não tem muito conhecimento e/ou não tem ajuda de alguém que entende, pode investir no Educa+. Onde terá IPCA + FIXO ----  tributação tabela de I.R 22,5% - 20% - 17,5% - 15% ---- e neste período de acumulação cada data aporte terá sua taxa, onde esta remuneração seguirá até o início do recebimento proporcional a cada aporte.
No caso hipotético de ser janeiro de 2034, comecará a render o IPCA+ (a taxa fixa) desta data remunerando o saldo que estará sendo consumido durante os próximos 5 anos.
Neste caso, deve-se calcular +- quando custará a desejada faculdade para o filho, reajustar por algum índice para ter um proxi do valor necessário na data hipotética Janeiro de 2034?

1.1 - Se este valor for a ÚNICA RENDA DO FILHO durante este período de 5 anos, a tabela de I.R que tem as isenções por faixa de renda, tem interferência ou só os 15% da Renda fixa mesmo?

(confesso que buguei aqui, desculpa aí galera)
_______________________________________________________________________
2 - Se o prazo for >10 melhor ir de Previdência Privada e lá na frente escolher o regime de tributação se progressivo ou Regressivo.

2.1 Agora e no tocante a modalidade PG ou VG, o que tem impacto mesmo de escolha é saber em qual modalidade os pais se encontra no começo dos aportes certo?

_____________________________________________________________

Foi mal se viajei, estou tentando aprender sobre essas decições
 

 

Editado por Ronaldo Cesar Rosa
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/01/2024 at 19:27, Adriano Umemura disse:

Então vamos la 😄

Caso voce escolha o Educa+ 2032. Cada mês que voce realizar um aporte podera ser em uma taxa diferente. O titulo hoje esta oferecendo a taxa de IPCA+5,53%. Sendo assim, cada aporte tera o rendimento contratado até o ano de 2032, ano que irão iniciar os pagamentos mensais. Estes pagamentos serão resgatados dos aportes mais antigos para os mais novos, sendo que o capital restante continuara tendo a rentabilidade contratada. A aliquota de IR sera referente ao tempo a qual cada aporte resgatado foi mantido investido, obedecendo a tabela regressiva de IR para renda fixa

Para se ter uma ideia do montante a ser aportado baseado no pagamento mensal que voce deseja, voce pode fazer uma simulação na calculadora do tesouro renda+. Lembrando que esta simulação é para voce ter uma base, ja que envolvera diversas variaveis que não temos como prever, que seria a inflação no periodo e as taxas oferecidas.

https://www.tesourodireto.com.br/titulos/precos-e-taxas.htm

Veja que é diferente de uma previdencia que voce optou pela tabela progressiva. Voce não é tributado no rendimento

Voce é tributado como um investimento de renda fixa obedecendo a tabela regressiva de IR

O que teria de diferente na tributação é uma taxa adicional da B3 sobre os rendimentos. No Educa+ o investidor não paga nenhuma taxa sobre a renda até o limite de quatro salários mínimos.A partir dessa faixa salarial é cobrada uma taxa de 0,10% ao ano sobre o excedente.

Como comentei acima. Na minha opinião a vantagem da previdencia é o beneficio fiscal. Se voce faz declaração completa de IR pode deduzir até 12% da sua renda bruta tributavel, podendo deixar de pagar um IR hoje de 27,5% para pagar um IR de até 10% no futuro

Em termos de rentabilidade de carteira não vejo muita vantagem nos resultados das previdencias.

Não sei se consegui explicar de forma clara. Se tiver mais algum questionamento fique a vontade para postar.

Oi, eu gostaria de aproveitar a dúvida do colega.

Ficou um pouco nebulosa para mim a questão dos pagamentos desse título do tesouro. Supondo que a pessoa faça apenas um aporte, pois encontrou outros títulos melhores. Daí aquele único aporte será pago para ela em 2032 ou será fracionado ao longo de cinco anos? Quando fui ler sobre o título no site do tesouro, havia a informação de que os rendimentos seriam pagos ao longo de cinco anos. Porém, isso seria no caso de quem fizesse aportes mensais apenas?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Larissa França Santos disse:

Oi, eu gostaria de aproveitar a dúvida do colega.

Ficou um pouco nebulosa para mim a questão dos pagamentos desse título do tesouro. Supondo que a pessoa faça apenas um aporte, pois encontrou outros títulos melhores. Daí aquele único aporte será pago para ela em 2032 ou será fracionado ao longo de cinco anos? Quando fui ler sobre o título no site do tesouro, havia a informação de que os rendimentos seriam pagos ao longo de cinco anos. Porém, isso seria no caso de quem fizesse aportes mensais apenas?

Boa tarde @Larissa França Santos. Se voce realizar um unico aporte no tesouro educa+ 2032, a partir de 2032 o valor aportado + juros do periodo passam a ser pagos mensalmente durante os 5 anos de forma fracionada

Por exemplo, hoje o tesouro educa + 2032 esta pagando IPCA+5,73%. Para facilitar o calculo, suponhamos que o ipca fique constante em 4% , que o tempo seria exatamente de 8 anos e que voce tenha realizado um unico aporte de R$10mil. Desta forma, em 2032 voce tera aproximadamente o montante bruto de R$21018,56 que seria pago durante os 5 anos restantes, descontando o IR. A cada parcela paga o remanescente continua a render a taxa contratada

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Larissa França Santos. Se voce realizar um unico aporte no tesouro educa+ 2032, a partir de 2032 o valor aportado + juros do periodo passam a ser pagos mensalmente durante os 5 anos de forma fracionada

Por exemplo, hoje o tesouro educa + 2032 esta pagando IPCA+5,73%. Para facilitar o calculo, suponhamos que o ipca fique constante em 4% , que o tempo seria exatamente de 8 anos e que voce tenha realizado um unico aporte de R$10mil. Desta forma, em 2032 voce tera aproximadamente o montante bruto de R$21018,56 que seria pago durante os 5 anos restantes, descontando o IR. A cada parcela paga o remanescente continua a render a taxa contratada

Obrigada!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/03/2024 at 14:38, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Larissa França Santos. Se voce realizar um unico aporte no tesouro educa+ 2032, a partir de 2032 o valor aportado + juros do periodo passam a ser pagos mensalmente durante os 5 anos de forma fracionada

Por exemplo, hoje o tesouro educa + 2032 esta pagando IPCA+5,73%. Para facilitar o calculo, suponhamos que o ipca fique constante em 4% , que o tempo seria exatamente de 8 anos e que voce tenha realizado um unico aporte de R$10mil. Desta forma, em 2032 voce tera aproximadamente o montante bruto de R$21018,56 que seria pago durante os 5 anos restantes, descontando o IR. A cada parcela paga o remanescente continua a render a taxa contratada

Muito boa a explicação 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...