Jump to content

Recommended Posts

Vi que tem bastante engenheiro por aqui.

    Me matriculei  na faculdade de engenharia mecânica , provavelmente deve ser um curso bem “ chatinho “ de fazer…   é difícil conseguir emprego , estágio nessa área ?   
pfvr deem conselhos para o iniciante aqui …

Editado por Gabriel Duarte
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Gabriel Duarte disse:

Vi que tem bastante engenheiro por aqui.

    Me matriculei  na faculdade de engenharia mecânica , provavelmente deve ser um curso bem “ chatinho “ de fazer…   é difícil conseguir emprego , estágio nessa área ?   
pfvr deem conselhos para o iniciante aqui …

Eu não tive oportunidade $ de fazer faculdade assim que terminei o ensino médio, quando já era possível financeiramente falando me bateu um desânimo, agora passando dos 40 de idade só entro em faculdade se for no curso de economia.

Mas recomendo a engenharia (seja qualquer área) pra todos que me pedem sugestão sobre curso superior 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, Gabriel Duarte disse:

Vi que tem bastante engenheiro por aqui.

    Me matriculei  na faculdade de engenharia mecânica , provavelmente deve ser um curso bem “ chatinho “ de fazer…   é difícil conseguir emprego , estágio nessa área ?   
pfvr deem conselhos para o iniciante aqui …

Opa, boa tarde.
Tenho recomendações em relação aos estudos:

  • Parece óbvio, mas matemática básica é importe e muito usada. Principalmente quando começar a ver Limite, Derivada e Integral ('Normal', duplas e triplas) tem bastante uso de Funções trigonométricas, manipulação de equações, gráfico de funções, produtos notáveis, etc. Se perceber que tem alguma dificuldade não tenha "vergonha" de voltar a resolver alguns exercícios relacionados;
  • Faça as listas de exercícios e procure mais exercícios se possível. Cálculo, física e afins só se aprende com exercícios. As vezes na explicação você vai achar que entendeu o assunto e quando for resolver vai ter dificuldades (oq é normal);
  • Sim, você vai precisar de calculadora científica, principalmente para matérias que envolvem física e métodos numéricos. Mas não precisa ser a melhor e mais cara. Alguns cursos permitem alguns tipos de calculadoras, mas tem umas que desenham gráficos e isso não é muito aceito (até porque você precisa conhecer mais ou menos o gráfico da função pra resolver alguns problemas de Cálculo;
  • Aprenda qualquer linguagem de programação além da ensinada em seu curso. Vai ter uma linguagem específica da sua engenharia, mas é importante saber ao menos um Python ou R pra ter mais liberdade;
  • Ninguém faz engenharia sozinho! Essa frase ouvi no começo de minha graduação em Eng. Elétrica, e ela se confirmou a cada semestre. Você vai fazer amizades, vai responder as listas, vão comparar resultados e vão ver que os resultados estão diferentes. Depois conversando vocês vão o porque cada um chegou em seu resultado, e é aí que você aprende mais ainda.

Sou suspeito pra falar, mas o curso de engenharia é muito bom, principalmente pra quem gosta de saber de onde vieram as fórmulas matemáticas, teoremas e Leis da física, pra quem gosta de entender mais o mundo. As matérias comuns da engenharia desenvolve um raciocínio lógico extraordinário pra quem faz os exercícios.

Se precisar de alguma ajuda e eu puder ajudar, só falar

Editado por Alessandro
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não sei como esta atualmente...

Mas por muito tempo grandes instituições financeiras por exemplo, iam buscar profissionais nas faculdades de... adivinhe ??

Engenharia, e não de Administração ou mesmo de Economia... kkkkkk bizarro né ?

Estanho, mas os engenheiros são todos meio malucos mesmo !

Mas a pergunta que não quer calar @Gabriel Duarte porque escolheu esta faculdade ?

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Marcelo R disse:

Não sei como esta atualmente...

Mas por muito tempo grandes instituições financeiras por exemplo, iam buscar profissionais nas faculdades de... adivinhe ??

Engenharia, e não de Administração ou mesmo de Economia... kkkkkk bizarro né ?

Estanho, mas os engenheiros são todos meio malucos mesmo !

Mas a pergunta que não quer calar @Gabriel Duarte porque escolheu esta faculdade ?

 

Escolhi essa área pq sou “curioso “ ,  Tudo que envolve o ápice da engenharia eu me amarro (automobilismo , aeronaves , navios , máquinas industriais … )  

Editado por Gabriel Duarte
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutes ago, Marcelo R disse:

Não sei como esta atualmente...

Mas por muito tempo grandes instituições financeiras por exemplo, iam buscar profissionais nas faculdades de... adivinhe ??

Engenharia, e não de Administração ou mesmo de Economia... kkkkkk bizarro né ?

Estanho, mas os engenheiros são todos meio malucos mesmo !

Mas a pergunta que não quer calar @Gabriel Duarte porque escolheu esta faculdade ?

Isso eh fato, enquanto estive trabalhando no Itaú boa parte das pessoas que contratávamos vinham da ITA, FEI, Engenharia Mauá, etc...

Diria que era quase 50% / 50% pessoas de Engenharia e pessoas da área de formação.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 minutes ago, Gabriel Duarte disse:

Escolhi essa área pq sou “curioso “ ,  Tudo que envolve o ápice da engenharia eu me amarro ( alto mobilismo , aeronaves , navios , máquinas industriais … )  

Escolheu o curso certo, te dou a certeza haha. E posso te falar que, apesar de eu ter seguido a área de telecom, gostei demais da disciplina de Máquinas Elétricas. Nela vc vai ver pq um carro elétrico pode ir de 0 a 100 em 1,8 segundo.

 

3 minutes ago, Marcelo R disse:

kkkkk engenheiro é tudo maluco !

Gosto desde sempre de eletrônica e de dar vida a coisas que somente existem na minha cabeça doentia kkkkk

Concordo plenamente kkkk 

4 minutes ago, Marcelo R disse:

A minha jornada foi mais ou menos assim

 - SENAI Eletricista 
 - Colégio Técnico em Eletrônica
 - Faculdade de Engenharia Eletrônica
 - FGV Gestão Empresarial

Nem gosta de elétrica/eletrônica hahaha

Eu fiz:

- Técnico em eletrônica

- Engenharia Elétrica (eletrônica e telecom)

- Finalizando mestrado em Eng. Elétrica e Telecom

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

50 minutes ago, Marcelo R disse:

kkkkk engenheiro é tudo maluco !

Gosto desde sempre de eletrônica e de dar vida a coisas que somente existem na minha cabeça doentia kkkkk

A minha jornada foi mais ou menos assim

 - SENAI Eletricista 
 - Colégio Técnico em Eletrônica
 - Faculdade de Engenharia Eletrônica
 - FGV Gestão Empresarial

 

Verdade , nunca vi um engenheiro bater bem da cabeça kkkk , cada um mais doido que o outro 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Alessandro disse:

Escolheu o curso certo, te dou a certeza haha. E posso te falar que, apesar de eu ter seguido a área de telecom, gostei demais da disciplina de Máquinas Elétricas. Nela vc vai ver pq um carro elétrico pode ir de 0 a 100 em 1,8 segundo.

 

Concordo plenamente kkkk 

Nem gosta de elétrica/eletrônica hahaha

Eu fiz:

- Técnico em eletrônica

- Engenharia Elétrica (eletrônica e telecom)

- Finalizando mestrado em Eng. Elétrica e Telecom

Eu ainda gosto da combustão , gosto de ouvir o barulho ensurdecedor dos escapes direto hehehe

 

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...