Jump to content
  • 0

Selic em queda e marcação a mercado (Pré-fixado)

Victor De Lima Galvão

Pergunta

Bom dia Meu povo! Todos bem? Espero que sim!

Vamos à dúvida... em setembro de 2023 eu comprei uns títulos pré-fixados, quando a taxa selic estava em 12,75%. Agora, com a queda para 11,25%, meus títulos valorizaram, correto?

Caso a previsão geral não fosse de queda da SELIC para os próximos meses e eu vendesse esses títulos hj, estaria fazendo marcação a mercado com lucro extra na operação? (Obs: não tenho intenção real de vender, é apenas um exercício mental para ver se estou no caminho correto...)

Outra dúvida, há a previsão de ainda mais queda na selic até o fim do ano de 2024, quais são os sinais de que a sequência de queda não se perpetuará e que é o momento correto para vender os títulos pré-fixados?

Obrigado a Tod@s!!

• Brabo 3
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
22 minutes ago, Ariel Evaldt Schmitt disse:

Bom dia,

se você vende um título com marcação a mercado, você não está tendo um lucro extra, você apenas antecipou um lucro futuro. No fim do período seu título vai valer R$1000,00 de qualquer maneira. Você deve vender com marcação a mercado apenas se você conseguir alocar esse capital em um título de maior rentabilidade (considerando também que o nível de risco do novo investimento seja o mesmo). Ou seja, se você comprou seu título a 13% ao ano e agora ele está pagando 11% ano, você antecipou um pouco do seu lucro por meio da marcação a mercado. A pergunta é, se eu vender esse meu título agora, eu consigo comprar um novo que vai me dar mais que 11%? Se você não tem um novo investimento para realocar este capital então é melhor levar até o vencimento mesmo.

Entendi o raciocínio! O lucro com o título é o mesmo, porém, adiantado, apenas não teria que esperar até o vencimento, o que de certo ponto de vista é vantajoso, dependendo de quanto mais o título valorizou com a queda da selic...

Como ainda há previsão de queda na selic não pretendo vender agora, vou aguardar mais um pouco e ver se a valorização dos meus títulos vai compensar a venda antes do vencimento...

Muito obrigado pela ajuda!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
16 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Victor De Lima Galvão não é bem assim, então vamos lá.

Qual título prefixado você comprou? Foi o Tesouro Pré ou foram os outros tipos de Renda Fixa Pré? Pergunto, pois a marcação a mercado tem um ganho melhor no caso do Tesouro Direto, pois o Governo garante a recompra imediata e sem taxas de intermediação. No caso dos demais títulos de Renda Fixa para você conseguir vender antes do vencimento você precisa ofertar o seu título no mercado secundário e a corretora vai cobrar taxas para intermediar e ainda não é garantia que vai vender, pois depende de ter outro investidor interessado no seu título para comprá-lo.

Com relação a Selic, ela não é o único fator. Não é porque ela caiu que os juros também cairão na mesma intensidade. Pode cair/subir mais ou menos que a oscilação da Selic. 

A marcação a mercado não acontece com um título que compramos agora. Os juros oscilam de forma gradativa, tanto para cima como para baixo, então leva alguns bons meses para que possa chegar a hora de vender e ganhar na marcação a mercado.

Espero ter ajudado.

Ajudou sim!!

Nesse caso estou falando de Tesouro Direto msm...

No caso de a SELIC continuar caindo, que é a previsão, e tendo a garantia de recompra por parte do governo é melhor aguardar e ver se vale a pena vender o título em algum momento mais pra frente...

Muito obrigado pelas dicas!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Victor De Lima Galvão disse:

Bom dia Meu povo! Todos bem? Espero que sim!

Vamos à dúvida... em setembro de 2023 eu comprei uns títulos pré-fixados, quando a taxa selic estava em 12,75%. Agora, com a queda para 11,25%, meus títulos valorizaram, correto?

Caso a previsão geral não fosse de queda da SELIC para os próximos meses e eu vendesse esses títulos hj, estaria fazendo marcação a mercado com lucro extra na operação? (Obs: não tenho intenção real de vender, é apenas um exercício mental para ver se estou no caminho correto...)

Outra dúvida, há a previsão de ainda mais queda na selic até o fim do ano de 2024, quais são os sinais de que a sequência de queda não se perpetuará e que é o momento correto para vender os títulos pré-fixados?

Obrigado a Tod@s!!

Quando você compra títulos pré-fixados, você trava a rentabilidade que receberá no vencimento desses títulos, independentemente das flutuações nas taxas de juros futuras. Se, após a compra, a taxa Selic cai (como no seu caso, de 12,75% para 11,25%), os novos títulos emitidos terão rentabilidades mais baixas que os seus. Isso torna seus títulos mais atrativos no mercado secundário, valorizando-os. Logo, se você vender esses títulos antes do vencimento, poderá sim obter um lucro extra devido a essa valorização.

1 hora atrás, Ariel Evaldt Schmitt disse:

você não está tendo um lucro extra, você apenas antecipou um lucro futuro

Até concordo que antecipa um lucro futuro. Mas daí essa grana fica disponível para ter novos lucros que você ainda não teria, então considero como lucro extra.

Editado por Raí Nunes
  • Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
Just now, Raí Nunes disse:

Até concordo que antecipa um lucro futuro. Mas daí essa grana fica disponíveis para ter novos lucros que você ainda não teria, então considero como lucro extra.

Isso se você vender com o ganho na marcação a mercado, agora se deixar o título lá por não ter local melhor para alocar então acaba sendo apenas uma antecipação. Mas concordo com você nesse sentido.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

A oscilação da Selic pode impactar diretamente títulos de Tesouro IPCA?

Boa tarde @Felipe Gabriel Ferraz Corrêa. Os titulos indexados ao IPCA são considerados titulos hibridos. Veja que na taxa oferecida é apresentado o valor IPCA + uma taxa prefixada. A alteração na taxa basica de juros (selic) impacta este componente prefixado tendo o mesmo efeito que em um titulo prefixado "puro", ou seja, se a selic influenciar o suficiente para as taxas oferecidas diminuirem, o preço do titulo aumenta e vice e versa.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Victor De Lima Galvão disse:

Entendi o raciocínio! O lucro com o título é o mesmo, porém, adiantado, apenas não teria que esperar até o vencimento, o que de certo ponto de vista é vantajoso, dependendo de quanto mais o título valorizou com a queda da selic...

Como ainda há previsão de queda na selic não pretendo vender agora, vou aguardar mais um pouco e ver se a valorização dos meus títulos vai compensar a venda antes do vencimento...

Muito obrigado pela ajuda!

@Victor De Lima Galvão na verdade não é o lucro do título é o mesmo que você teria no vencimento. O percentual da rentabilidade é maior que a rentabilidade contratada. Por exemplo, no Tesouro Pré 2029 você compra ele hoje por R$620,26 com uma rentabilidade travada em 10,28%aa. No vencimento, em 01/01/2029 você receberá exatos R$1mil. 

E como seria a marcação a mercado neste exemplo? Vamos dizer que daqui 8 meses o Tesouro Pré 2029 está sendo ofertado por uma taxa de 8,00%aa e o preço dele para quem quiser comprar é de R$720,00 (valores hipotéticos). Se você olhar a sua compra no Portal do Tesouro Direto lá você terá um gráfico mostrando o preço teórico e o preço real (que é o preço a mercado). No seu preço teórico vai aparecer que você teria R$689,00 pela taxa que você contratou de 10,28%aa no entanto o mercado está pagando pelo seu título o valor de R$720,00 ou seja, a sua rentabilidade real está maior que rentabilidade contratada.

Neste momento você vai analisar se caso você resgate o título se há algum outro investimento que até 01/01/2029 vai te render mais que R$1mil. Se houver poderia ser uma oportunidade de ganhar com a marcação a mercado, pois estaria conseguindo um valor maior lá em 01/01/2029, mas caso não tenho, então é melhor você ficar com o título para receber os R$1mil em 01/01/2029 ou aguardar uma nova oportunidade para vender antecipado.

Veja que não tem como o Tesouro Pré 2029 valer R$1mil ou mais antes do vencimento dele. Para isto ocorrer o Tesouro Direto teria que pagar uma taxa prefixada de 0,00%aa ou uma taxa negativa.

Espero ter ajudado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...