Jump to content
  • 0

Dúvida sobre os proventos dos fiis


Lucca Tonetto De Carvalho

Pergunta

Bom dia boa tarde boa noite cardume,

Sou novo nessa parte de investimentos em FII comprei meus primeiros esse mês de janeiro de 2024.

realizei a compra de um fundo de laje corporativa, um fiagro e um de shopping.

Realizei a compras dos 3 no dia 10/01

ja recebi os dividendos do xpml11 no dia 25/01

os do knri11 e do knca11 não recebi ainda, estranhei pois o pagamento do knri11 de acordo com o site da kinea cai no decimo dial util do mês, e do knca11 todo nono dia util do mês. Achei estranho, pois no site não mostra o pagamento desse mês janeiro e tambem não mostra nos relatórios postados, oque pode ter acontecido?

Ocorreu de eu ter comprado muito perto da data ex, por isso não fizeram o pagamento?

Desde já agradeço pelas respostas.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Olá Lucca, tudo bem?

 

Muito provavelmente você comprou após a "data com", ela não é igual para todos os fii e mesmo para um fii ela pode variar ao longo dos meses, como no caso do Knri11, que varia entre dia 28 e 31, pagando sempre dia 15.

A data de pagamento também varia entre os fii, consumando ser mais fixa para um mesmo fii ao longo do tempo.

Aconselho você ver seus fii no site do ClubFii e do Investidor 10, vai te ajudar muito na percepção destes detalhes.

 

 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Lucca Tonetto De Carvalho disse:

Bom dia boa tarde boa noite cardume,

Sou novo nessa parte de investimentos em FII comprei meus primeiros esse mês de janeiro de 2024.

realizei a compra de um fundo de laje corporativa, um fiagro e um de shopping.

Realizei a compras dos 3 no dia 10/01

ja recebi os dividendos do xpml11 no dia 25/01

os do knri11 e do knca11 não recebi ainda, estranhei pois o pagamento do knri11 de acordo com o site da kinea cai no decimo dial util do mês, e do knca11 todo nono dia util do mês. Achei estranho, pois no site não mostra o pagamento desse mês janeiro e tambem não mostra nos relatórios postados, oque pode ter acontecido?

Ocorreu de eu ter comprado muito perto da data ex, por isso não fizeram o pagamento?

Desde já agradeço pelas respostas.

Se você comprou suas cotas no dia 10/01/2024 e já recebeu os dividendos do XPML11, mas não recebeu os do KNRI11 e do KNCA11, uma explicação provável é, de fato, a questão da data "ex-dividendo".

A data "ex-dividendo" é um termo utilizado no mercado financeiro para indicar o primeiro dia em que a compra de um ativo (como ações ou cotas de FIIs) não garante o direito ao próximo pagamento de dividendos. Ou seja, se você comprar o ativo após essa data, não terá direito aos dividendos anunciados para o período. Essa data é definida porque os fundos precisam determinar quem são os cotistas elegíveis para receber os dividendos em uma data específica, conhecida como "data de corte" ou "data-com".

Se a data "ex-dividendo" do KNRI11 é no décimo dia útil do mês e a do KNCA11 é todo nono dia útil, e você realizou a compra no dia 10/01, é muito provável que você tenha adquirido as cotas após a data "ex-dividendo" para o pagamento de janeiro de 2024. Isso explicaria por que você não recebeu os dividendos desses dois fundos.

Normalmente, os fundos divulgam as informações sobre pagamentos de dividendos, incluindo as datas "ex-dividendo" e de pagamento, em seus comunicados e relatórios mensais. Se essas informações não estavam disponíveis ou claras no site ou nos relatórios da Kinea para o mês de janeiro, pode ter havido um atraso na atualização desses dados, o que às vezes ocorre.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Lucca Tonetto De Carvalho disse:

Bom dia boa tarde boa noite cardume,

Sou novo nessa parte de investimentos em FII comprei meus primeiros esse mês de janeiro de 2024.

realizei a compra de um fundo de laje corporativa, um fiagro e um de shopping.

Realizei a compras dos 3 no dia 10/01

ja recebi os dividendos do xpml11 no dia 25/01

os do knri11 e do knca11 não recebi ainda, estranhei pois o pagamento do knri11 de acordo com o site da kinea cai no decimo dial util do mês, e do knca11 todo nono dia util do mês. Achei estranho, pois no site não mostra o pagamento desse mês janeiro e tambem não mostra nos relatórios postados, oque pode ter acontecido?

Ocorreu de eu ter comprado muito perto da data ex, por isso não fizeram o pagamento?

Desde já agradeço pelas respostas.

Boa tarde, Lucca!

Apenas um complemento aos nossos amigos. Se você procurar em sites como status invest ou investidor10 que mostram com detalhes sobre os pagamentos você poderá ver uma base de datas que os FIIs seguem com a data com e a data de pagamento. Serve para se ter uma boa noção pois cada FII segue um certo padrão.

Mas como sempre, nada melhor do que consultar o RI e os regulamentos do FII para entender certinho a mecânica de pagamento que cada um oferece.

 

Espero que contribua!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 01/02/2024 at 12:05, Lucca Tonetto De Carvalho disse:

Bom dia boa tarde boa noite cardume,

Sou novo nessa parte de investimentos em FII comprei meus primeiros esse mês de janeiro de 2024.

realizei a compra de um fundo de laje corporativa, um fiagro e um de shopping.

Realizei a compras dos 3 no dia 10/01

ja recebi os dividendos do xpml11 no dia 25/01

os do knri11 e do knca11 não recebi ainda, estranhei pois o pagamento do knri11 de acordo com o site da kinea cai no decimo dial util do mês, e do knca11 todo nono dia util do mês. Achei estranho, pois no site não mostra o pagamento desse mês janeiro e tambem não mostra nos relatórios postados, oque pode ter acontecido?

Ocorreu de eu ter comprado muito perto da data ex, por isso não fizeram o pagamento?

Desde já agradeço pelas respostas.

@Lucca Tonetto De Carvalho complementando os colegas, recomendo você se inscrever em todos os RIs de todas as empresas que você tem em Renda Variável, assim você receberá por e-mail todos os comunicados, inclusive sobre os pagamentos de dividendos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...