Jump to content
  • 0

4T23 x Relatório anual


André Mesquita Albuquerque

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
32 minutes ago, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse:

Bom dia queridos Sardinhas.

Desculpem a ignorância mas os relatórios do 4T23 são a mesma coisa que o relatório anual? Se não, quando saem os relatórios anuais?

Forte abraço.

Não, o relatório do 4T (quarto trimestre) e o relatório anual de uma empresa listada na bolsa de valores são documentos distintos, embora relacionados.

Sinceramente, não sei quando sai.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Raí Nunes disse:

Sinceramente, não sei quando sai.

Achei aqui essa informação:

Relatório do 4T (Quarto Trimestre):

As companhias abertas brasileiras geralmente devem divulgar os resultados do quarto trimestre até 60 dias após o término do último trimestre do ano fiscal. No entanto, este prazo pode variar dependendo de alterações regulatórias ou de disposições específicas aplicáveis a determinados segmentos de mercado na B3.

 

Relatório Anual (DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas):

O relatório anual, conhecido no Brasil como DFP (Demonstrações Financeiras Padronizadas), deve ser apresentado até o final de março do ano seguinte ao ano fiscal a que se referem as informações. Isso significa que as empresas têm até aproximadamente 90 dias após o término do ano fiscal para divulgar suas demonstrações financeiras anuais completas.

Além do DFP, as empresas também devem enviar o Formulário de Referência, que inclui uma ampla gama de informações sobre a empresa, até o final de abril do ano seguinte ao ano fiscal.

 

Estes prazos estão sujeitos a mudanças e podem ser diferentes para certas categorias de emissores ou em circunstâncias especiais. É sempre recomendável verificar as regras atualizadas da CVM e os comunicados específicos da empresa para obter as informações mais precisas e atuais. As empresas listadas na B3 também devem cumprir com a divulgação de resultados trimestrais (ITR - Informações Trimestrais) no decorrer do ano, que também seguem prazos regulatórios específicos para sua divulgação.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE e @Raí Nunes. O relatorio do ultimo trimestre é chamado de DFP e ja vem o resultado do trimestre bem como o acumulado anual.

Cada empresa divulga no seu RI a data de divulgação. Algumas ja apresentaram agora no fim de janeiro, mas a maioria apresenta em fevereiro.

Então são a mesma coisa....

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Já entendi aqui...

Ainda que façam o DFP junto, precisa ter o 4T separadamente (obviamente).

Porém a empresa em teoria pode entregar o 4T em até 60 dias, enquanto o DFP em até 90 dias.

Na prática, acabam entregando antes do prazo, ou "atrasando" e entregando apenas o DFP.

 

Resumindo: os resultados do quarto trimestre são incorporados diretamente no DFP, que é o relatório anual.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Raí Nunes disse:

Mas é opcional assim ou é sempre assim?

Porque não compactua com as informações que encontrei 🤔

Acredito que seja sempre assim, ja que as empresa não divulgam 2 relatorios. Na verdade todo ITR apresenta o resultado do trimestre mas a medida que o ano vai se desenvolvendo o DRE vai acumulando o resultado anual da operação.

Sendo assim no ultimo relatorio eles ja fazem o comentario do trimestre mas tambem do DRE acumulado, por ser uma variavel fluxo.

No DFC e no Balanço patrimonial, como são variaveis estoque, ele sempre sera a foto do ultimo registro, que no caso do ultimo trimestre representa o anual.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...